Quem ou o que criou o Universo?

Perguntado por: Diana Abreu Pinheiro  |  Última atualização: 28. April 2022
Pontuação: 4.9/5 (60 avaliações)

O livro do Gênesis narra, também, que o universo teve um começo: "No princípio Deus criou os céus e a Terra. A Terra, porém, estava informe e vazia; as trevas cobriam o abismo e o Espírito de Deus pairava sobre as águas. Deus disse: 'Faça-se a luz'.

Quem é o criador do Universo?

Deus é um conceito de Ser Supremo presente em diversas religiões monoteístas, henoteístas ou politeístas, sendo geralmente definido como o espírito infinito e eterno, criador e preservador do Universo.

Quem controla o Universo?

Durante décadas, a comunidade científica reconheceu a existência de quatro forças fundamentais que controlam o Universo: eletromagnetismo, gravidade, força nuclear fraca e força nuclear forte.

Como o Universo surgiu do nada?

A ciência em geral aceita a teoria do Big Bang: o momento, há cerca de 13,8 bilhões de anos, no qual uma grande explosão de luz fez com que uma densa esfera da matéria se expandisse, tornando-se cada vez mais leve e diluída, gerando um Universo em expansão continua.

Por que o Universo existe?

De acordo com o modelo científico vigente, conhecido como Big Bang, o Universo surgiu de um único ponto ou singularidade onde toda a matéria e energia do universo observável encontrava-se concentrada numa fase densa e extremamente quente chamada Era de Planck.

QUEM CRIOU O UNIVERSO, DEUS OU O BIG BANG ? (RODRIGO SILVA) | Cortes Podcast

45 questões relacionadas encontradas

O que tem além do Universo?

Nesse caso, você nem precisa se preocupar com esse enigma: o universo, sendo tudo o que existe, é infinitamente grande e não tem borda, então não há fora para sequer falar. Sutter lembra que, com certeza, há uma parte externa ao nosso trecho observável do universo: "O cosmos é tão antigo, e a luz viaja tão rápido.

Por que existe o ser e não antes o nada?

Significa para Leibniz apenas que algo existe e, se existe, tem de existir a razão pela qual ele existe necessariamente, em virtude do grand principe, o supremo axioma representado pelo “princípio de razão suficiente” que afirma: nada existe sem que exista e possa, portanto, ser esta- belecida uma razão suficiente para ...

Como explicar o nada?

O nada é, pois, um não-lugar. Desde o século XX, o termo "nada" foi entendido como a ausência inacessível de qualquer ser, incluindo espaço e tempo. O hoje chamado modelo cosmológico padrão situa a criação de tudo que existe, incluindo o espaço-tempo, no Big Bang.

O que é o nada no Universo?

No espaço, o “nada” está lá e se chama “vácuo”. Segundo alguns estudos de astrofísicos, o universo é composto por 74% de vazio; 22% é apenas matéria escura (matéria que só interage com a gravidade) e os outros 4% são realmente “alguma coisa”. Ou seja, matéria tangível e mensurável.

Tem como algo ser criado do nada?

Nada se cria, tudo se transforma. Essa lei da física pode estar sendo ultrapassada por um grupo de pesquisadores da Universidade de Michigan, que diz ter descoberto um meio de gerar matéria a partir do vácuo – popularmente conhecido como “nada”.

O que era antes do Universo?

Um cenário sugere que, antes de inflação cósmica, o universo era frio e vazio, e o imenso calor e energia associada com as fases iniciais do Big Bang foi criada através da mudança de fase associada com o fim da inflação.

Por que o Universo é tão grande?

Mas este é, na verdade, nosso melhor palpite: ninguém sabe exatamente o quão grande o universo realmente é. Isso se deve ao fato de que só podemos ver a distância percorrida pela luz (ou, mais precisamente, a radiação de micro-ondas lançada a partir do Big Bang) desde sua origem.

Quando surgiu Deus?

As primeiras ideias de um deus moral surgem no antigo Egito, com a figura de Maat, a filha do deus Rá. Isso foi por volta de 2800 antes da era atual, vários séculos depois da unificação das primeiras cidades do vale do Nilo.

Quem é o Jesus Cristo?

Jesus é denominado pelos cristãos de “Cristo”, uma vez que acreditam que ele é o Messias esperado, profetizado na Bíblia Hebraica. Embora originalmente se tratasse de um título, ao longo dos séculos o termo “Cristo” foi sendo associado a um apelido – parte de “Jesus Cristo”.

O que é o nada para a filosofia?

O nada como problema na história da filosofia

Em outras palavras, o nada é a negação do conceito ser. Alguns filósofos acreditam que o nada como conceito não é mais do que uma simples palavra, portanto, isso não significa que o nada seja algo.

O que é o nada em Sartre?

Dessa maneira, em Sartre, o nada é que torna possível tanto a experiência da liberdade como também a da angústia, ou seja, ao sentir-se como nada de ser, totalmente ancorado na liberdade de escolha o Para-si experimenta a angústia.

O que é o nada para a física?

O nada, para a física, é bem mais que uma simples ausência. Ele compõe a maior parte do seu corpo, pode destruir buracos negros e é o começo e o fim do Universo. Mesmo assim, ele odeia ser o que é – e sempre tenta se tornar alguma coisa.

O que é o vazio do espaço?

Em astronomia, um vazio é o espaço entre os filamentos (as maiores estruturas do Universo), que contém pouquíssimas, ou nenhuma galáxia. Esses vazios foram descobertos em 1978 durante um estudo pioneiro de Stephen Gregory e Laird A. Thompson no Observatório Nacional de Kitt Peak.

Tem átomo no vácuo?

O vácuo ideal seria uma região do espaço sem qualquer presença de matéria, como moléculas, átomos, prótons, nêutrons ou elétrons. No entanto, não existe qualquer região no Universo que apresente vácuo perfeito, já que sempre haverá átomos e outras partículas ocupando o espaço.

Por que o átomo e vazio?

Em termos tradicionais de como a matéria funciona, um átomo é 99,9999% espaço vazio. Isso acontece porque as partículas de um átomo se movem a velocidades quânticas e se movem de um lugar para outro do átomo. Ou seja, em um dado momento, devido ao movimento, quase todos os espaços ficam vazios.

Por que há algo em vez de nada parece justo que a existência Seja o primeiro destes grandes enigmas?

Parece justo que a existência seja o primeiro destes grandes enigmas. Por que algo existe quando parece perfeitamente possível que nada fosse a norma? Que impulso secreto do universo físico foi decisivo para que o nada se convertesse em algo? 2.

Porque Existo desde el punto de vista filosofico?

De acordo com o pensamento do filósofo, ao duvidar de algo já estaria pensando e, por estar duvidando, logo pensando, estaria existindo. Descartes entendeu que ao duvidar, estava pensando, e por estar pensando, ele existia. Desta forma, a sua existência foi a primeira verdade irrefutável que ele encontrou.

O que faz algo existir?

Existir é a capacidade de afetar e ser afetado, é agir no mundo; essência é um grau de potência, conatus que se esforça para permanecer existindo; toda existência é, pela garantia das causas naturais, necessária, já que é expressão de um grau certo de potência divina.

O que está além do universo?

O universo observável contém aproximadamente de 3 a 7 × 1022 estrelas (30 a 70 bilhões de trilhões de estrelas) organizadas em mais de 80 bilhões de galáxias, que formam elas mesmas aglomerados e super-aglomerados de galáxias.

Artigo anterior
O que é o traço 1 2 3?
Artigo seguinte
Como tomar o colosso?