Quais são as tendências citadas por Libâneo?
Perguntado por: Jaime Castro de Reis | Última atualização: 31. März 2022Pontuação: 4.5/5 (15 avaliações)
Segundo Libâneo, a pedagogia progressista designa as tendências que, partindo de uma análise crítica das realidades sociais, sustentam implicitamente as finalidades sociopolíticas da educação. As tendências progressistas libertadora e libertária têm, em comum, a defesa da autogestão pedagógica e o antiautoritarismo.
Quais os 4 tipos de tendências liberais?
- Tradicional. ...
- Liberal renovada progressivista. ...
- Liberal renovada não-diretiva. ...
- Tecnicista. ...
- Progressista libertadora. ...
- Progressista libertária. ...
- Progressista crítico social dos conteúdos ou histórico-crítica.
Quais são as principais tendências pedagógicas?
Elas são: Tendências Liberais e Tendências Progressistas. Os professores devem estudar e se apropriar dessas tendências, que servem de apoio para a sua prática pedagógica. Não se deve usar uma delas de forma isolada em toda a sua docência.
Quais são as tendências liberais?
As tendências liberais são aquelas que não vão questionar a sociedade vigente na lógica de sociedade capitalista. Daí vem a nomenclatura liberal, que é resultado da figura de um laço entre a sociedade capitalista e o movimento neoliberal econômico, na visão de Libâneo.
O que é a tendência progressista libertadora?
A pedagogia progressista libertária é uma pedagogia de liberdade no sistema escolar, o indivíduo é visto como produto social. Os conteúdos estão sempre a disposição dos alunos para que obtenham conhecimentos de um todo, das matérias em si, sendo assim eles descobrem as respostas de suas necessidades.
Tendências Pedagógicas - Uma Visão de José Carlos Libâneo
Qual o papel da escola na tendência progressista libertadora?
A escola progressista libertadora defende a ideia de uma educação horizontal, onde professor e aluno participem ativamente do processo educacional. Os alunos são estimulados se dividirem em grupos de discussões. ... Os educadores têm o papel de ensinarem os alunos passando experiências próprias e sua visão da realidade.
O que é uma educação libertadora?
A educação libertadora ou problematizadora estimula o aluno a participar ativamente na hora de aprender e principalmente a questionar a realidade. Na prática, o professor promove diálogo, debate e aproxima o mundo teórico do dia a dia dos alunos. É a chamada "educação ativa".
O que é tendência pedagógica liberal?
Segundo LIBÂNEO (1990), a pedagogia liberal sustenta a idéia de que a escola tem por função preparar os indivíduos para o desempenho de papéis sociais, de acordo com as aptidões individuais. ... De acordo com essa escola tradicional, o aluno é educado para atingir sua plena realização através de seu próprio esforço.
São exemplos da pedagogia liberal?
Outras modalidades da pedagogia liberal são a Escola Nova Diretiva e Não Diretiva. A primeira tem por objetivo a valorização de aspectos afetivos e atitudes –– por isso, se preocupa com participação do aluno e os conhecimentos que ele traz.
Porque as tendências liberais são tendências Acríticas?
6) Por que as tendências liberais são tendências acríticas? Porque critica o método e a ação da escola perante a sociedade. Porque ela é cética quanto às mudanças relacionadas à escola e a sociedade. Porque não visam a transformação da sociedade e sim a manutenção do status quo da sociedade.
Quais são as tendências pedagógicas na prática escolar?
As tendências pedagógicas no Brasil estão diretamente ligadas às questões sociais e políticas, enquanto um reflexo dos propósitos estabelecidos pela escola e pela sociedade. Existem duas vertentes principais no contexto das tendências pedagógicas: a liberal e a progressista. ...
Qual a melhor tendência pedagógica?
Pedagogia tradicional
É a linha pedagógica presente na maioria das escolas brasileiras, tanto públicas quanto privadas. Trata-se do modelo difundido a partir do movimento iluminista e da Revolução Francesa, ambos no século 18, cujo objetivo era universalizar o acesso à educação e padronizar os assuntos estudados.
Qual a tendência pedagógica que predomina nas escolas brasileiras?
Há uma visão geral das mais comuns e vigentes tendências pedagógicas mais atuais e seus paradigmas: a tendência liberal e a tendência progressista (libertadora, libertária e crítica- social) e Paulo Freire com meu principal precursor.
Quais as três tendências da pedagogia progressista?
A pedagogia progressista é contra a sociedade capitalista, e por isso foi considerada um instrumento de luta dos professores ao lado de outras práticas sociais. Esta pedagogia manifesta três tendências: a pedagogia de Paulo Freire, ou tendência libertadora; a libertária; e a crítico-social dos conteúdos.
Qual a principal característica da pedagogia liberal?
A pedagogia liberal acredita que a escola tem a função de preparar os indivíduos para desempenhar papéis sociais, baseadas nas aptidões individuais. Dessa forma, o indivíduo deve adaptar-se aos valores e normas da sociedade de classe, desenvolvendo sua cultura individual.
Qual é a origem da pedagogia liberal?
A doutrina liberal aparece como justificativa do sistema capitalista que, ao defender a predominância da liberdade e dos interesses individuais na sociedade, estabelece uma forma de organização social baseada na propriedade privada dos meios de produção, também denominada sociedade de classes. ...
Quais são os tipos de pedagogia que têm?
- Comportamentalista. A pedagogia comportamentalista tem como objetivo moldar o aluno conforme as necessidades sociais, fazendo com que ele adquira comportamentos desejados. ...
- Construtivista. ...
- Democrática. ...
- Freiriana. ...
- Montessoriana. ...
- Tradicional. ...
- Waldorf.
O que é pedagogia liberal e tecnicista?
A Tendência Liberal Tecnicista é modeladora do comportamento humano através de técnicas específicas. Os procedimentos e técnicas preparam para a transmissão e recepção de informações. A aprendizagem é baseada no desempenho (aprender-fazendo). O Professor é o técnico e responsável pela eficiência do ensino.
Qual é o papel da escola na tendência liberal tradicional?
O papel da escola na tendência liberal tradicional é o preparo cultural, intelectual e moral dos alunos para assumir seu papel na sociedade. ... Em suma, o compromisso da escola, nesta pedagogia, é com a cultura, pois entende que os problemas sociais pertencem à sociedade.
Quando surgiu a tendência liberal?
Fundamentada nas ideias iluministas, a Pedagogia Liberal Tradicional foi à base da educação escolar por mais de quatro séculos, mantendo sua influência até hoje. Essa tendência surge por volta do século XVI, como uma alternativa à escola medieval, de base religiosa.
O que diz a teoria libertadora?
Essa teoria da educação apontava para a necessidade de o ensino incorporar a dialética da vida dos alunos, levando-os a um processo de apropriação do conhecimento e, através dessa apropriação, a sua libertação, via tomada de consciência da sua condição sócio-política.
São princípios da educação libertadora?
O método de Paulo Freire, referência da Pedagogia Libertadora, tem por princípio a certeza de que a educação é um ato político, de construção do conhecimento e de criação de outra sociedade - mais ética, mais justa, mais humana, mais solidária. ... Paulo Freire é sem dúvida alguma: “Um educador humanista e militante.
Quais os ideais defendidos pela educação libertadora?
A educação libertadora tem, fundamentalmente, como objetivo desenvolver a consciência crítica capaz de perceber os fios que tecem a realidade social e superar a ideologia da opressão. Na educação como prática da liberdade, os homens e as mulheres são vistos como “corpos conscientes”.
Qual o papel da escola na pedagogia tradicional?
Elaborada no século XIX, é uma tendência liberal que considera o professor como o agente principal da transmissão do conhecimento. Nesse contexto, a memorização e as avaliações formam o processo educativo, funcionando como meios para medir o nível e a qualidade do saber aprendido na escola. ...
Qual o papel do professor na pedagogia libertadora?
5. PEDAGOGIA PROGRESSISTA LIBERTADORA O professor tem como principal objetivo, trabalhar a constante transformação de saberes, na conexão entre ensino-aprendizagem. A educação contribui para tornar o educando capaz de buscar sua emancipação econômica, política, social e cultural.
Onde se escondem as baratas?
Tem como depositar dinheiro na Nubank?