Quais são as técnicas argumentativas?

Perguntado por: Micael Artur Brito  |  Última atualização: 1. Mai 2022
Pontuação: 4.1/5 (12 avaliações)

Tipos de técnicas de argumentação
  • Entenda o seu interlocutor. Essa deve ser a primeira técnica de argumentação. ...
  • Poupe seus argumentos. ...
  • Técnica de argumentação do espelho. ...
  • Argumentação por associação. ...
  • Argumentação por fatos. ...
  • Argumentação por exemplificação. ...
  • Argumento de autoridade. ...
  • Argumento por alusão histórica.

O que é argumentação técnica?

A partir desses princípios, pode-se dizer que, dependendo da argumentação predominante, tem-se discursos com uma retórica mais técnica, mais emotiva ou mais representacional. Enquanto a argumentação técnica racionaliza o discurso, a emotiva lhe confere sensibilização e a representacional, credibilidade.

Quais são os tipos de argumentos que existem?

A argumentação pode ser feita pelos seguintes tipos: argumento de autoridade, argumento histórico, argumento de exemplificação, argumento de comparação e argumento de raciocínio lógico.

Quais os tipos de argumentos jurídicos?

Tais argumentos jurídicos podem se qualificar como: pró-tese, autoridade, oposição, analogia e causa e efeito.

Qual o objetivo da utilização das técnicas de argumentação?

Sendo assim, toda argumentação tem como finalidade chegar a um fim, ser persuasivo, o que significa obter resultados. Para que esse objetivo seja atingido, são necessárias boas argumentações. E por mais que a argumentação seja racional, a persuasão, no fundo, acontece por motivos emocionais.

Técnicas argumentativas

28 questões relacionadas encontradas

Qual o objetivo da contra argumentação?

A contra argumentação na produção de textos ou o contra argumento é componente fundamental nos textos dissertativos argumentativos, porque expõe os pontos de vista opostos gerando debates sobre o tema proposto. Estabelece uma resposta contrária ao argumento.

Qual o objetivo da argumentação jurídica?

As diferentes teorias da argumentação jurídica têm por objetivo estruturar o raciocínio jurídico, de modo a que ele seja lógico e transparente, aumentando a racionalidade do processo de aplicação do Direito e permitindo um maior controle da justificação das decisões judiciais.

Quais são os elementos do argumento jurídico?

São elas as regras fundamentais, de razão, de carga da argumentação, de fundamentação, de transição, além de delinear as formas de argumento do discurso prático.

Quais são os dois pilares da argumentação jurídica?

Deste modo, as características essenciais da argumentação jurídica são as seguintes: a) a incorporação de outros campos de saber; b) o conhecimento do outro e das circunstâncias; c) evitar pré-julgamentos e realizar justificativas razoáveis; d) organização racional de ideias e; e) persuasão.

Como se faz uma argumentação jurídica?

7 dicas de argumentação jurídica
  1. Participe de debates informais, com amigos e familiares. ...
  2. Saiba onde quer chegar. ...
  3. Liste as possibilidades de defesa que poderão ser apresentadas pela outra parte e estude cada uma delas. ...
  4. Faça um mapa mental. ...
  5. Aposte na clareza para uma boa argumentação jurídica. ...
  6. Utilize metáforas.

Quais são os 5 tipos de argumentos?

5 tipos de argumento que você precisa conhecer
  • Argumento de autoridade. ...
  • Argumento histórico. ...
  • Argumento de exemplificação. ...
  • Argumento de provas concretas. ...
  • Argumento de comparação.

O que é argumentação exemplos?

Argumentação é um conjunto de afirmações, premissas ou suposições que defendem um ponto de vista e que tem por objetivo convencer o leitor sobre algo. Argumentar não é necessariamente atacar ou criticar alguém. Os argumentos também podem ser usados para apoiar os pontos de vista de outras pessoas.

O que é argumento de exemplo?

No estudo de lógica matemática, argumento é uma sequência de premissas que leva a uma conclusão. Antes de chegar à definição de argumento, vejamos um exemplo. Considere a seguinte afirmação: “A cidade de São Paulo pertence ao Brasil”.

São características da argumentação?

Texto argumentativo é aquele que tem como principais características defender uma ideia, hipótese, teoria ou opinião e o objetivo de convencer o leitor para que acredite nela. Tem uma estrutura bem definida: apresenta sua tese e depois utiliza justificativas e alegações com o propósito de persuadir a sua audiência.

Como se identifica um argumento?

Os argumentos devem ter um embasamento, nunca deve-se afirmar algo que não venha de estudos ou informações previamente adquiridas. Os exemplos dados devem ser coerentes com a realidade, ou seja, podem até ser fictícios, mas não podem ser inverossímeis.

Quais são os meios para se atingir os objetivos da argumentação jurídica?

Quanto aos argumentos, geralmente são necessários a introdução, argumentos de autoridade, argumentos de oposição e conclusão, cujos quais serão analisados mais adiante em capítulo próprio. Há quem defenda que uma boa petição inicial, em toda sua estrutura, para os casos simples, não demanda mais do que dez laudas.

O que são argumentos objetivos e subjetivos?

Quando julgamos observado apenas aquilo que pensamos ou achamos, estamos emitindo uma opinião. Já a impressão é o efeito que isso afeta nossos sentidos e sentimentos. A argumentação subjetiva tem caráter literário, utiliza linguagem conotativa e particulariza a ideia, já que tem como base as experiências do autor.

Qual a principal função da argumentação jurídica e qual a sua relevância para o profissional do direito?

A argumentação é tão imprescindível ao operador do Direito quanto o conhecimento jurídico. [...] Sem argumentação, o Direito é inerte e inoperante, pois fica paralisado nas letras da lei, no papel. [Isso porque] os argumentos são também a própria essência do raciocínio jurídico.

O que é Argumentar para o direito?

Argumentar, portanto, é expor ideias de maneira convincente. O advogado precisa dispor de uma adequada argumentação, pois o que se fala implica diretamente na vida de seu cliente, assim é importante ter a noção de que sua argumentação deve estar permeada pela consistência para ter sucesso nas causas defendidas.

O que é argumento e sua importância?

Argumentos são ideias lógicas relacionadas entre si e com o propósito de esclarecer e resolver determinada situação ou dúvida, por exemplo. Os argumentos são normalmente baseados em premissas que ajudam a construir uma conclusão.

O que é argumentação jurídica para Atienza?

Quanto às funções da Teoria argumentativa do Direito, Atienza[31] expõe: “Uma teoria da argumentação jurídica deveria cumprir, basicamente, três funções: a primeira é de caráter teórico ou cognoscitivo, a segunda tem uma natureza prática ou técnica e a terceira poderia ser qualificada de política ou moral”.

Quais são os Contra-argumentos?

Contra-argumentação é a contestação ou uma resposta contrária a um argumento. Assim, ao invés de apenas expor ideias sobre um determinado assunto, há a liberdade de se formar outras opiniões (argumentos) sobre ele.

O que é argumentação é contra argumentação?

Ao contrário da Argumentação, utilizada para expressar o ponto de vista do escritor e conferir maior propriedade nos textos, a contra argumentação apresenta ideais opostas a argumentação.

O que é refutar argumentos?

Significado de Refutação

substantivo feminino Contestação dos argumentos adversários, destruindo o que foi afirmado. Réplica; o que se utiliza para contestar ou refutar as alegações contrárias. [Retórica] Parte do discurso que se destina a contestação de argumentos. Ação ou efeito de refutar, de negar, de rejeitar.

Como dar um exemplo na redação?

Muito utilizados na redação para dar credibilidade aos seus argumentos, os exemplos podem ser inseridos em seu texto através de conectivos que apresentam essa ideia, como:
  1. exemplificando;
  2. por exemplo;
  3. isto é;
  4. tal como;
  5. em outras palavras.

Artigo anterior
Quem a si mesma se chamava mãe em Israel?
Artigo seguinte
Qual é o plural de banana maçã?