Quais são as substâncias orgânicas e inorgânicas?

Perguntado por: Vicente Henrique Macedo de Nunes  |  Última atualização: 13. März 2022
Pontuação: 4.5/5 (46 avaliações)

Tem mais depois da publicidade ;) Substâncias orgânicas: possuem moléculas cujo principal elemento químico é o carbono; Substâncias inorgânicas: não possuem o carbono como principal elemento de sua composição.

Quais são as substâncias inorgânicas?

Os seres vivos são constituídos de substâncias orgânicas e inorgânicas. Essas são a água e os minerais; e aquelas, os carboidratos, lipídios, proteínas, vitaminas e ácidos nucleicos.

Quais são as substâncias orgânicas?

As substâncias naturais orgânicas são aquelas produzidas pelos seres vivos (animais ou vegetais), tais como carboidratos, lipídios e proteínas. As substâncias orgânicas são aquelas que são formadas pelo elemento carbono.

Quais são os 5 grupos de substâncias orgânicas?

São elas: água, minerais, carboidratos, lipídios, proteínas e ácidos nucleicos.

Quais são as principais substâncias orgânicas que compõem a célula?

Dentre as substâncias orgânicas, destacam-se as proteínas, lipídios e carboidratos. As proteínas são formadas por aminoácidos — moléculas constituídas por átomos de carbono, hidrogênio, oxigênio e nitrogênio.

COMPOSTOS ORGÂNICOS E INORGÂNICOS - Diferenças - Bioquímica | Biologia com Samuel Cunha

19 questões relacionadas encontradas

O que são substâncias inorgânicas de exemplo?

Um composto inorgânico é uma substância química composta pela combinação de dois ou mais elementos. Alguns Compostos químicos são chamados de inorgânicos porque são provenientes de minerais e não de seres vivos ou matérias orgânicas.

O que é inorgânica exemplos?

A Química Inorgânica é um ramo da Química que estuda os compostos dos elementos químicos diferentes do carbono que são direta ou indiretamente de origem mineral. Denomina-se Química Inorgânica a área da Química que estuda os elementos diferentes do carbono e os compostos que eles formam.

Quais são as quatro funções inorgânicas?

Esses grupos são chamados de funções inorgânicas. Existem quatro funções inorgânicas: ácidos, bases, sais e óxidos. Cada função dessas é composta por substâncias que apresentam propriedades químicas semelhantes, isto é, que possuem o mesmo comportamento diante de determinados compostos químicos.

Quais são as 4 funções inorgânicas é por quem foram definidas?

As quatro principais funções inorgânicas são: ácidos, bases, sais e óxidos. Essas 4 funções principais foram definidas por Arrhenius, químico que identificou íons nos ácidos, nas bases e nos sais.

O que são funções inorgânicas bases?

Funções inorgânicas são os grupos de substâncias químicas que não apresentam como elemento químico central o carbono (já que as substâncias que o apresentam pertencem às funções orgânicas), ou seja, fazem parte da Química Inorgânica. ... Bases: substâncias que, em água, dissociam-se e liberam o ânion hidróxido (OH-).

Quais são as funções organicas?

As principais Funções orgânicas são: cetonas, aldeídos, ácidos carboxílicos, alcoóis, fenóis, ésteres, éteres, amidas, haletos.

Quais são as características das substâncias inorgânicas?

Compostos inorgânicos

Não possuem em sua estrutura átomos de carbono (há exceções) formando cadeias e ligados ao hidrogênio; Possuem metais ou hidrogênio combinado com um não-metal ou um grupo de não metais; Realizam ligações químicas iônicas, covalentes ou de coordenação; Grande parte apresenta estado físico sólido.

Qual é a diferença entre a química orgânica e inorgânica?

A Química Orgânica é o ramo que estuda as substâncias originadas nos seres vivos (vegetais e animais). A Química Inorgânica é o ramo que estuda as substâncias de origem mineral.

Qual a diferença entre orgânicos e inorgânicos?

A principal diferença entre os compostos orgânicos e inorgânicos está na presença do carbono. Compostos orgânicos, em geral, possuem carbono (C) em sua estrutura, enquanto os inorgânicos, não possuem este elemento. Algumas exceções comuns são: os gases monóxido de carbono (CO) de dióxido de carbono (CO2).

São exemplos de substâncias ácidas?

Química
  • Ácidos mais comuns na química do cotidiano.
  • Ácido clorídrico (HCl) Não pare agora... ...
  • Ácido sulfúrico (H2SO4) É o ácido mais importante na indústria e no laboratório. ...
  • Ácido nítrico (HNO3) ...
  • Ácido fosfórico (H3PO4) ...
  • Ácido acético (CH3 - COOH) ...
  • Ácido fluorídrico (HF) ...
  • Ácido carbônico (H2CO3)

Quais são as principais características dos ácidos?

Características dos ácidos

Os ácidos possuem sabor azedo. Por exemplo, o vinagre, o limão e o tamarindo são azedos porque contêm ácidos; Os ácidos conduzem eletricidade em meio aquoso, pelo fato de desdobrarem-se em íons; Os ácidos reagem com as bases formando sais e água.

Quantas funções orgânicas existem?

As principais funções orgânicas são: cetonas, aldeídos, ácidos carboxílicos, alcoóis, fenóis, ésteres, éteres, aminas, haletos e hidrocarbonetos.

Como determinar a função orgânica?

Para tal, é preciso estudar a estrutura de uma molécula na busca de um grupo funcional conhecido. A partir disso, analisando os átomos presentes e o tipo de ligação existente entre eles, é possível determinar o tipo de função orgânica da molécula em questão, além da nomenclatura correta dela.

Quais as funções orgânicas presentes na estrutura?

O que são funções orgânicas

As principais funções orgânicas são: cetonas, aldeídos, ácidos carboxílicos, alcoóis, fenóis, ésteres, éteres e amidas.

O que define uma base?

A principal característica de uma base é a sua capacidade de neutralizar um ácido por meio de uma reação conhecida como reação de neutralização. Outro ponto importante, como já destacado, é que as soluções básicas mantêm o valor da escala pH entre 7,0 e 14,0.

Qual é a função de uma base?

Função base é o grupo de compostos que em solução aquosa se dissociam em íons, sendo o íon negativo o radical OH (hidroxila ou hidróxido). As bases apresentam as propriedades relacionadas a seguir: Têm sabor adstringentes. conduzem bem a eletricidade, quando em solução.

São exemplos de bases?

Principais bases
  • NaOH: Hidróxido de sódio.
  • Ca(OH)2: Hidróxido de cálcio.
  • Mg(OH)2:Hidróxido de magnésio.
  • NH4OH: Hidróxido de amônio.
  • KOH: Hidróxido de potássio.
  • Ba(OH)2: Hidróxido de bário.
  • Al(OH)3: Hidróxido de alumínio.
  • Zn(OH)2: Hidróxido de zinco.

São bases?

As Bases são substâncias formadas pela união de um cátion e um ânion, que liberam íons hidroxila (ânions OH–) numa solução aquosa em processos chamados de “dissociações iônicas”. Por esse motivo, as solução alcalinas ou básicas são conhecidas como “aceitadoras de prótons”.

Qual o nome da base?

O nome das bases é formado pela palavra hidróxido seguida da preposição de e do nome do cátion: hidróxido de sódio (NaOH), hidróxido de potássio (KOH), hidróxido de alúminio [A1(OH)3] etc. Alguns metais podem apresentar mais de uma valência e, assim, formar mais de uma base.

Como identificar as bases?

Bases são substâncias que, em solução aquosa, sofrem dissociação liberando o ânion OH-.
...
Existem três aspectos que identificam uma base:
  1. Sofre dissociação iônica parcial na presença de água;
  2. Reage com ácido, originando água e sal; ...
  3. Tornam a fenolftaleína vermelha.

Artigo anterior
Qual é a diferença entre centro de distribuição e armazém?
Artigo seguinte
Qual o tamanho de um envelope pequeno?