Quais são as situações que impedem o início da terapia nutricional enteral?
Perguntado por: Rafaela Carlota de Santos | Última atualização: 29. März 2022Pontuação: 4.6/5 (59 avaliações)
As contra-indicações as mais frequentes são: disfunção do TGI ou condições que requerem repouso intestinal, obstrução mecânica do TGI, refluxo gastroesofágico intenso, íleo paralítico, hemorragia gastrintestinal severa, vômitos e diarreia severa, fístula do TGI de alto débito (>500 mL/dia), enterocolite severa, ...
Quando a nutrição enteral é contraindicada?
Entre as contraindicações, estão a obstrução intestinal, certas fístulas de alto débito, íleo paralítico e megacólon tóxico. A NE ainda pode ser usada em casos de doença fistulizante, quando o cateter de alimentação pode ser distalmente instalado em relação ao trato da fístula.
Quais são as principais contra-indicações relacionadas a nutrição enteral?
As contraindicações mais comuns são: obstrução do trato gastrointestinal; diarreia e vômitos refratários na terapia medicamentosa; síndrome do intestino curto com disabsorção grave; íleo paralítico grave; fístula intestinais de alto débito; sangramento maciço gastrointestinal; síndrome da má absorção grave; ...
Quais situações há contraindicação da terapia Nutricional parenteral?
- A nutrição parenteral não deve ser utilizada em nenhumas dessas situações: ...
- Pacientes hemodinamicamente instáveis;
- Fase aguda (“fase de refluxo”) durante as primeiras horas após o trauma, cirurgia ou o aparecimento de uma infecção grave;
Qual a principal complicação da nutrição enteral?
Entre as complicações gastrointestinais, mais frequentes no uso da NE, estão diarreia, vômitos, náuseas e constipações, que podem estar relacionadas ao excesso de gordura na dieta, infusão rápida ou intolerância a componentes da fórmula.
Terapia nutricional enteral (parte 1)
Qual a complicação mais grave da terapia nutricional enteral?
A principal complicação é a gastroenterocolite por contaminação microbiológica. Portanto, é importante que todas as recomendações de higiene sejam rigorosamente seguidas, tanto no preparo como administração da fórmula nutricional. Você pode verificar sobre esses cuidados no artigo sobre os acessórios da dieta enteral.
Quais são as possíveis complicações que podem ocorrer em pacientes submetidos a nutrição enteral em diferentes vias de acesso?
As complicações da terapia nutricional enteral (TNE) variam de acordo com o serviço hospitalar, mas as mais frequentes relacionadas na literatura científica podem ser divididas em quatro grupos: digestivas (como por exemplo diarreia, vômitos etc.), mecânicas (como a perda da sonda enteral), infecciosas (por ...
Quando a nutrição parenteral não é indicada?
A NP não deve, por exemplo, ser administrada em pacientes oncológicos terminais, quando não houver melhora de sobrevida ou de sofrimento (3).
São as indicações da terapia nutricional parenteral?
Alguns exemplos de situações clínicas que podem exigir terapia de nutrição parenteral (TNP) são os seguintes: algumas doenças cardíacas, pulmonares e renais; pancreatite aguda ou crônica em que a NE não possa ser administrada (3); síndrome do intestino curto; doença inflamatória intestinal (inclui doença de Crohn e ...
Quais são os principais fatores a se considerar na indicação e na contraindicação da terapia nutricional enteral?
As contra-indicações as mais frequentes são: disfunção do TGI ou condições que requerem repouso intestinal, obstrução mecânica do TGI, refluxo gastroesofágico intenso, íleo paralítico, hemorragia gastrintestinal severa, vômitos e diarreia severa, fístula do TGI de alto débito (>500 mL/dia), enterocolite severa, ...
Quais as principais complicações da Nutrição Enteral e parenteral?
As complicações relacionadas à Terapia Nutricional enteral são divididas em complicações gastrointestinais, mecânicas, metabólicas e infecciosas. Dentre as complicações gastrintestinais destacam-se: distensão abdominal, náuseas e vômitos, diarreia, constipação e isquemia intestinal.
Quais são as indicações da terapia nutricional?
Em geral, as indicações são as seguintes: incapacidade de utilização do trato gastrintestinal, obstrução intestinal completa, peritonite, vômito de difícil controle clínico, diarreia grave, íleo intestinal grave, fístula êntero-cutânea de alto débito, síndrome do intestino curto e/ou má absorção grave.
Quando é indicada a dieta parenteral?
Indicações da dieta parenteral
A dieta pode ser indicada a pacientes que estão com o trato gastrointestinal não funcionante, devido a uma obstrução ou inacessibilidade ao TGI, pressupondo que permanecerá nessa condição por um período superior a 7 dias ou com impossibilidade de manter a nutrição enteral.
Qual a indicação da terapia nutricional enteral e parenteral?
5.4 Indicação da Terapia Nutricional Enteral e Parenteral
A indicação de nutrição enteral (NE) deve estar associada ao funcionamento do trato gastrointestinal (TGI) + ingestão via oral (IVO) insuficiente + grau de desnutrição/ catabolismo/percentual de perda de peso e presença de disfagia.
Quais os tipos de complicações existem na nutrição parenteral?
- infecções decorrentes de contaminação do cateter ou da colocação dele;
- lesões não infecciosas relacionadas à introdução do cateter, como a laceração da veia ou da artéria, pneumotórax, flebotrombose, entre outras;
Quais as vantagens e desvantagens da terapia de nutrição parenteral?
Em geral, a NP melhora as condições nutricionais e se mostra benéfica em pacientes com desnutrição moderada a grave, e pacientes moderadamente desnutridos com cirurgia do trato gastrintestinal superior. No entanto, efeitos benéficos da NP não são demonstrados em pacientes nutridos ou levemente desnutridos (2,4).
O que é nutrição parenteral prolongada?
Apesar de ser um conceito controverso na literatura, em geral é considerado nutrição parenteral prolongada aquela que perdura por mais de 3 semanas e, nestes casos, ela estará associada a riscos adicionais aos recém-nascidos que devem ser minimizados, tais como: insuficiência intestinal pela impossibilidade do uso da ...
Quais as complicações existente quando o paciente com sonda?
Resumindo, as principais complicações encontradas na literatura e também baseadas na experiência clínica são: deslocamento da sonda internamente ou externamente e obstrução da via jejunal destinada à administração da nutrição enteral devido ao menor calibre da sonda.
Quais as possíveis complicações com a SNE?
A inserção da sonda é de responsabilidade do enfermeiro e o seu manuseio incorreto pode acarretar complicações, como infecções nas vias aéreas, náuseas, distensão abdominal, obstrução da sonda e perfurações do sistema digestivo.
Quais as principais complicações do uso de sondas Nasoenterais?
O erro pode resultar em complicações como pneumonia, pneumotórax e até morte do paciente. É possível ainda que ocorra a tunelização da sonda pela mucosa esofágica e consequentemente a perfuração, além de estenose do esôfago, facilitando o retorno do conteúdo gástrico para o esôfago.
O que constitui uma complicação da alimentação por sonda?
Alterações hidroeletrolíticas: a desidratação pode ser resultado de uma diarreia excessiva, de um excesso de proteínas ou de uma diurese osmótica. SÍNDROME DA NUTRIÇÃO POR SONDA: desidratação, hipernatremia, hipercloremia = ingestão excessiva de proteínas + introdução insuficiente de líquidos.
É uma complicação mecânica relacionada ao uso de nutrição parenteral?
É uma complicação mecânica relacionada ao uso de nutrição parenteral: estase gástrica.
Quais são os tipos de terapias nutricionais?
A terapia nutricional pode ser administrada de 4 modos diversos: por via oral (Terapia Nutricional Oral), por via de cateteres enterais (Terapia Nutricional Enteral), por via venosa ou parenteral (Terapia Nutricional Parenteral) e pela combinação destas estratégias, uma vez que não são necessariamente excludentes.
Qual a diferença entre Nutrição Enteral e parenteral?
Nutrição enteral: quando o paciente não consegue se alimentar por via oral (boca), a ingestão dos alimentos pode ser feita através de uma sonda (passagem naso/orogástrica) posicionada ou implantada no estômago, no jejuno ou no duodeno. ... Nutrição parenteral: é a alimentação administrada por via endovenosa.
Quais os cuidados devemos ter com a terapia nutricional enteral?
- Armazene de maneira correta. ...
- É importante cuidar a temperatura dos produtos na hora de administrá-los. ...
- Cuidados de higiene. ...
- O paciente deve estar posicionado corretamente para evitar riscos. ...
- Cuidado com medicamentos pela sonda. ...
- Higienização da sonda.
Quantos dias usar miconazol para candidíase?
Qual é a inclinação de uma rampa para cadeirante?