Quais são as regras de concordância nominal?

Perguntado por: Edgar Cardoso  |  Última atualização: 13. März 2022
Pontuação: 4.2/5 (71 avaliações)

A regra geral de Concordância Nominal diz que todos os determinantes (adjetivo, numeral, pronome adjetivo e artigo) devem harmonizar-se quanto ao gênero e ao número do substantivo. Portanto, substantivo no feminino singular, determinantes também, caso esteja no masculino plural, os determinantes o acompanham.

Quais são as 7 regras da concordância nominal?

Conheça as regras de concordância nominal
  • Um substantivo + um adjetivo.
  • Mais de um substantivo + um adjetivo.
  • Concordar com o substantivo mais próximo.
  • Concordar com todos os substantivos.
  • Inserir o artigo antes do último adjetivo.
  • Inserir o artigo concordando com o substantivo no plural.

O que é concordância nominal exemplos?

Concordância nominal é a relação entre palavras que garante que os substantivos concordem com artigos, adjetivos, pronomes e numerais. Exemplo: Estas três obras maravilhosas estavam esquecidas na biblioteca.

Quais os tipos de concordância nominal?

Concordância nominal
  • O adjetivo concorda em gênero e número quando se refere a um único substantivo. ...
  • Quando o adjetivo se refere a vários substantivos, a concordância pode variar. ...
  • Expressões formadas pelo verbo SER + adjetivo: ...
  • O adjetivo concorda em gênero e número com os pronomes pessoais a que se refere.

Para que serve os 4 tipos de porquês?

Por que = Usado no início das perguntas. Por quê? = Usado no fim das perguntas. Porque = Usado nas respostas.

CONCORDÂNCIA NOMINAL: REGRAS E DICAS - Profa. Pamba

37 questões relacionadas encontradas

Como saber se é concordância nominal?

Como se dá a concordância nominal? Em uma sentença, quando o substantivo é acompanhado por outros termos, é necessário que haja concordância entre eles, isto é, os termos que acompanham o substantivo devem estar de acordo com ele em gênero (masculino ou feminino) e em número (singular ou plural).

O que é concordância verbal e nominal de exemplos?

A concordância verbal garante que os verbos concordem com os sujeitos, enquanto a concordância nominal garante que os substantivos concordem com adjetivos, artigos, numerais e pronomes. Exemplo: Nós estudaremos regras e exemplos complicados juntos.

São homens o mais honestos _______________ possível?

4) Eram pessoas o mais honestas possíveis.
  • Correção da frase: O adjetivo possível concorda com o artigo que o precede.
  • Assim: “Eram pessoas o mais honesta possível.”/”Eram pessoas os mais honestas possíveis”.

Quais são os casos especiais de concordância nominal?

Casos especiais de concordância nominal
  • Palavras: mesmo, próprio, só, extra, junto, leso, quite, obrigado, anexo, apenso e incluso. ...
  • Expressões: é preciso, é necessário, é bom, é proibido, é permitido. ...
  • Substantivo com valor contextual de adjetivo. ...
  • Verbos no particípio. ...
  • Pronome indefinido neutro + preposição “de” + adjetivo.

Quando ocorre a concordância nominal?

Ocorre quando as classes de palavras (nomes) concordam entre si em gênero e número. Concordância nominal é a relação morfológica entre os vários nomes de uma oração.

Quando o assunto é ou são?

Se é a representação numérica de soma ou “dias”, então é plural. Assim também ocorre com as horas: São cinco horas da tarde. O verbo ser (são) concorda com o predicativo (cinco). Eram três da tarde.

É necessário muita paciência?

Não há elemento modificador do substantivo paciência, por isso o adjetivo necessário fica na forma masculina, singular. – É necessária muita paciência. Há o pronome indefinido feminino, singular, muita, modificando o substantivo paciência, por isso o adjetivo necessário concorda com ele: necessária.

Que podem ou pode?

O verbo “haver”, com o sentido de “existir” ou de “ocorrer”, é impessoal, ou seja, não tem sujeito. Assim, fica na terceira pessoa do singular. Quando acompanhado de um verbo auxiliar, este também se torna impessoal, assim sendo, deve permanecer no singular. Por isso, a forma correta é: “pode haver consequências”.

Como identificar uma concordância nominal e verbal?

O caso da concordância verbal diz respeito ao verbo em relação ao sujeito, o primeiro deve concordar em número (singular ou plural) e pessoa (1ª, 2ª, 3ª) com o segundo. Já a concordância nominal diz respeito ao substantivo e seus termos referentes: adjetivo, numeral, pronome, artigo.

Como identificar um erro de concordância?

Erro de concordância verbal

O erro de concordância verbal existe quando não há harmonia entre o sujeito gramatical e o verbo, em pessoa e número. Portanto, é correto dizer ou escrever “ele estuda”. Ao contrário, se torna um erro afirmar “Ele estudam” ou “Eles estuda”.

Como usar podem?

Ao usar a flexão “podem” , no presente do indicativo, nós exprimimos uma ação que consideramos certa de acontecer (realidade). Ex.: Podemos controlar a velocidade do carro. Usamos o verbo no modo subjuntivo quando existe uma dúvida em relação à realização da ação (possibilidade).

É correto escrever podem?

Então: "Podem ser coloridos". E "Podem ser crianças".

Que podem ser ou que podem serem?

A forma correta é [a ser]. A razão é que, quando temos dois ou mais verbos se referindo a um mesmo sujeito (locução verbal), só o primeiro deles deve flexionar-se para concordar com o sujeito, ou seja, só ele é conjugado. É por isso que se diz “Eles precisam ser mais humildes” e não “Eles precisam serem mais humildes”.

Faz necessário ou se faz necessário?

Quando há a presença de um artigo definido ou de outro elemento que determine o substantivo, é obrigatório que haja concordância em gênero e número entre esse substantivo e o adjetivo necessário. Podem assim ser usadas as expressões: é necessário, é necessária, são necessários e são necessárias.

É necessária ou é necessário?

Necessário ou Necessária

Exemplo: “É necessário paciência” ou “É necessário dormir cedo”. No entanto, caso haja a presença de um artigo ou pronome feminino na sentença, a palavra é alterada para necessária. Exemplo: “É necessária a amizade entre os povos” ou “É necessária a instalação de uma nova tomada”.

Qual o correto Faz-se necessário ou se faz necessário?

Fazem-se necessários os estudos e experimentações. Equivale a "... que se fazem necessários. Com VTD e VTDI, "se" é pronome apassivador, e o verbo deve concordar com o sujeito composto. Espero tê-lo ajudado.

É ou são exemplos?

A expressão é que permanece invariável, independentemente de um sujeito singular ou plural: Eu é que sou feliz! Nós é que somos felizes! Eles é que são felizes!

Que horas são ou é?

Vamos tirar essa dúvida! O verbo ser deve sempre concordar com as horas que você deseja anunciar. Se a hora é singular, use o singular. Se plural, use a forma são.

É ou é?

/Dúvidas /E, é, è, eh ou he? As formas – e, é e eh – existem na Língua Portuguesa; “è” está incorreto e “he” pode ser usado de forma informal. Ou seja, ambas os termos “e”, “é” e “eh” estão corretos, devendo, no entanto, ser usadas em diferentes situações.

Quando vamos ao cinema gostamos de comprar pipocas?

c) Quando vamos ao cinema, gostamos de comprar pipocas. d) A mulher e o homem pareciam assustados. e) Os alunos consideraram difícil o simulado e a redação.

Artigo anterior
Quais os principais medos?
Artigo seguinte
Quais são as fases do ciclo operacional?