Quais são as receitas extraordinárias?

Perguntado por: Tatiana Vera Matias Macedo Marques  |  Última atualização: 17. März 2022
Pontuação: 4.8/5 (7 avaliações)

b) Receitas extraordinárias: são aquelas receitas públicas não permanentes/usuais que ocorrem, por exemplo, no caso de guerra e doações.

Quais são as receitas extraorçamentárias?

Termo: Receita Extraorçamentária

São exemplos: depósitos em caução, fianças, operações de crédito por ARO, emissão de moeda e outras entradas compensatórias no ativo e passivo financeiros.

Qual a diferença entre receitas públicas orçamentárias e extraorçamentárias?

Receitas Orçamentárias

(Receitas Públicas em sentido estrito) Representam entradas compensatórias. Representam disponibilidades de recursos. Ingressos extraorçamentários são recursos financeiros de caráter temporário, do qual o Estado é mero depositário. Constituem passivos exigíveis.

Quais são as despesas extraorçamentárias?

Termo: Despesa Extraorçamentária

Despesa que não precisa de autorização legislativa para ser realizada, ou seja, que não integra o orçamento público. São exemplos: devolução de caução, resgate de operações de crédito por antecipação de receita orçamentária e pagamento de restos a pagar.

Quais são os tipos de receitas públicas?

A receita pública se divide em dois grandes grupos: as receitas orçamentárias e as extraorçamentárias.
  • Receita orçamentária.
  • Receita extraorçamentária.
  • Estágio da realização da receita.

Diferenças entre RECEITAS ORDINARIAS e EXTRAORDINÁRIAS

17 questões relacionadas encontradas

Quais os tipos de despesas públicas?

101, de 04 de maio de 2000, conhecida como a Lei de responsabilidade Fiscal (LRF) classifica a despesa pública em duas categorias, as despesas obrigatórias de caráter continuado e as despesas com pessoal (as derivadas de contratos ou outras despesas com pessoal).

Como são classificadas as receitas públicas na Lei n 4320 64?

A Lei nº 4.320/64, em seu artigo 11, classifica a receita pública orçamentária em duas categorias econômicas: Receitas Correntes e Receitas de Capital.

Quais são as despesas orçamentárias?

Termo: Despesa Orçamentária

É o conjunto de dispêndios realizados pelos entes públicos, tais como despesas de pessoal, custeio, manutenção e ampliação dos serviços públicos prestados à sociedade.

São despesas extraorçamentárias os pagamentos de restos a pagar?

De acordo com a Lei no 4.320/64, art. 103, os Restos a Pagar do exercício serão computados na receita extraorçamentária para compensar sua inclusão na despesa orçamentária. Verdade. ... Os Restos a Pagar do exercício serão computados na receita extra-orçamentária para compensar sua inclusão na despesa orçamentária.

O que São Dispêndios Extraorçamentárias Cite 03 três exemplos?

As receitas (ou ingressos) extraorçamentários são recursos financeiros de caráter temporário e não integram a Lei Orçamentária Anual. ... Como exemplo de receitas extraorçamentária temos: valores consignados em folha de pagamento, INSS, depósitos judiciais e extrajudiciais, cauções, etc.

O que é receita pública orçamentária?

As receitas orçamentárias são entradas de recursos que o Estado utiliza para financiar os gastos públicos, isto é, são receitas que de fato pertencem ao orçamento público, sob denominações próprias, ainda que não previstas no orçamento – mas que dependem de autorização legislativa para serem incorporadas ao orçamento.

O que receita orçamentária?

Receita é a soma de ingressos orçamentários (impostos, taxas, contribuições, etc.) arrecadados para atender a necessária Prestação de Serviços Públicos, permitindo ao Estado cumprir com seus compromissos, objetivos e metas.

Qual é a diferença entre as duas formas de arrecadação de receitas públicas?

a) Receitas ordinárias: são aquelas receitas públicas recebidas com regularidade no movimento normal das atividades do ente federativo, como a arrecadação de tributos. b) Receitas extraordinárias: são aquelas receitas públicas não permanentes/usuais que ocorrem, por exemplo, no caso de guerra e doações. 3.

São consideradas receitas Extra-orçamentárias as provenientes de?

a receita proveniente de arrecadação de tributos, constitui ingresso de natureza extra-orçamentária. a receita proveniente de multas e juros de mora constitui receita orçamentária. os depósitos de terceiros em garantia e as taxas pela prestação de serviços são receitas orçamentárias.

São exemplos de ingressos Extraorçamentários?

III- São exemplos de ingressos extraorçamentários: os depósitos em caução, as fianças, as operações de crédito por antecipação de receita orçamentária e a emissão de moeda.

O que são fontes orçamentárias?

As fontes de recursos constituem-se de determinados agrupamentos de naturezas de receitas, atendendo a uma determinada regra de destinação legal, e servem para indicar como são financiadas as despesas orçamentárias.

O que são os restos a pagar?

Termo: Restos a Pagar

Despesas empenhadas mas não pagas até o dia 31 de dezembro distinguindo-se as processadas (despesas empenhadas e liquidadas) das não processadas (despesas apenas empenhadas e aguardando a liquidação).

O que é uma despesa avulsa?

As despesas avulsas são todas as despesas que não foram lançadas em um relatório. Por causa disso, elas não podem ser enviadas para aprovação.

O que são despesas de custeio?

Despesas de Custeio – Pessoal e Encargos Sociais. Classificam-se como Despesas de Custeio as dotações para manutenção de serviços anteriormente criados, inclusive as destinadas a atender a obras de conservação e adaptação de bens imóveis.

Quais são os princípios orçamentários?

Princípio Orçamentário da Universalidade. Princípio Orçamentário da Anualidade ou Periodicidade. ... Princípio Orçamentário da Especificação ou Especialização. Princípio Orçamentário da Não afetação (ou Não Vinculação) da Receita.

São classificadas como despesas orçamentárias efetivas?

Despesa orçamentária efetiva: corresponde àquela despesa que reduz a situação líquida patrimonial, e decorre em fato contábil modificativo diminutivo.

Quais são as classificações econômicas da receita?

A Lei Federal nº 4.320/64, em seu artigo 11, classifica a receita orçamentária em duas categorias econômicas: Receitas Correntes e Receitas de Capital. são instrumentos de financiamento dos programas e ações orçamentários, a fim de se atingirem as finalidades públicas.

Quais são os estágios da receita pública?

Os estágios da receita orçamentária pública são: o lançamento, a arrecadação e o recolhimento.

Como são classificadas as receitas de Capital?

No caso das receitas de capital, distinguem-se as provenientes de operações de crédito, da alienação de bens, da amortização de empréstimos, das transferências destinadas ao atendimento de despesas de capital, ou ainda, de outros ingressos de capital.

O que são despesas públicas e suas subdivisões?

Despesa pública é o conjunto de dispêndios realizados pelos entes públicos para custear os serviços públicos (despesas correntes) prestados à sociedade ou para a realização de investimentos (despesas de capital). ...

Artigo anterior
Qual o melhor horário para irrigar feijão?
Artigo seguinte
Quanto tempo para Blend fazer efeito?