O que é extinção do processo?

Perguntado por: Jaime Lopes  |  Última atualização: 4. Februar 2022
Pontuação: 5/5 (8 avaliações)

Significa que um juiz ou uma juíza determinou a extinção do processo, porque ele não possui alguns requisitos previstos em lei. Não significa que o autor tenha ganhado ou perdido a causa, mas, apenas, que o processo não poderá prosseguir.

Quando ocorre a extinção do processo?

Segundo o artigo 487, Novo CPC, são as hipóteses de extinção do processo com resolução de mérito: acolhimento ou rejeição dos pedidos da ação ou reconvenção; decadência ou prescrição, declaradas de ofício ou a requerimento das partes; ... renúncia à pretensão da ação ou da reconvenção.

O que significa a extinção do processo?

Um processo é extinto quando restar clara a negligência das partes, mesmo que seja só de uma delas, porém é preciso uma inércia advinda delas, ou seja, que não se manifestem, que não pratiquem os atos processuais devidos, permanecendo o processo parado por mais de 1 ano.

Quando o juiz julga extinto o processo?

EXTINÇÃO DO PROCESSO SEM RESOLUÇÃO DE MÉRITO. Dá-se quando é proferida a sentença chamada “terminativa” ou “extintiva”, aquela em que não há resolução de mérito pelo juiz. O artigo 485 do CPC traz diversas hipóteses em que o juiz irá extinguir o processo sem julgamento de mérito. Passemos a analisar cada uma delas.

O que significa extinto o processo com resolução de mérito?

A extinção do processo com resolução do mérito é aquela que decide todas as questões trazidas no processo através de uma sentença. Ex.: o reclamante pede horas extras e o juiz decide se ele tem direito ou não às horas pleiteadas.

Saiba tudo sobre a extinção do processo em menos de 20 minutos

33 questões relacionadas encontradas

Quando o processo é extinto pode recorrer?

Contra ato que extingue o processo, o recurso cabível é o de apelação em Jurisprudência.

O que é uma decisão terminativa?

Quando a sentença atinge apenas a relação processual, isto é, extingue o processo sem resolução do mérito, temos o que se denomina sentença terminativa. Terminativa porque não adentra o mérito do litígio, apenas inadmite a ação (art. 485, CPC/2015).

O que quer dizer julgo extinto o processo?

Significa que um juiz ou uma juíza encerrou o processo, porque a parte que devia já realizou os pagamentos determinados pela vara.

O que quer dizer tramitação prioritária em um processo?

Bom Dia, significa que a mesma tem prioridade sobre as demais, ou seja, em se tratando de doente terminal, idosos, etc, o andamento, via de regra deverá ser mais rápido.

O que fazer quando o processo é extinto?

Quando o processo é extinto com resolução do mérito ele não mais poderá ser reaberto, não sendo cabível falarmos em desarquivamentos dos autos, o que é permitido no caso de processo baixado ou arquivado.

O que quer dizer extingo o processo?

1. Apagar. 2. [Figurado] Fazer desaparecer; acabar de todo com.

Quem pode pedir a extinção do processo?

A partir do oferecimento da defesa, portanto, a extinção do processo sem resolução de mérito deverá ser requerida pelo réu. ... (11) A Súmula 240 do STJ, contudo, dispõe que: “a extinção do processo, por abandono da causa pelo autor, depende de requerimento do réu”.

Quando pode pedir suspensão do processo?

Suspende-se o processo:
  • pela morte ou pela perda da capacidade processual de qualquer das partes, de seu representante legal ou de seu procurador;
  • pela convenção das partes;
  • pela arguição de impedimento ou de suspeição;
  • pela admissão de incidente de resolução de demandas repetitivas;
  • quando a sentença de mérito:

Quando realizado o pedido de desistência já se opera a imediata extinção do processo?

Uma interpretação literal do dispositivo leva à conclusão de que, se o pedido de desistência for apresentado antes da resposta do réu, não há necessidade de consentimento desse último e o feito pode ser extinto sem resolução de mérito (artigo 485, VIII).

Quanto tempo demora um processo de tramitação prioritária?

Pela primeira vez, o Conselho Nacional de Justiça (CNJ) mapeou o tempo de tramitação dos processos em primeira instância nos tribunais de todo o país. São Paulo – Em média, a Justiça estadual do Brasil leva 4 anos e 4 meses para proferir a sentença de um processo em 1ª instância.

O que é tramitação na Justiça?

A tramitação de um projeto de lei (ou emenda) é o processo que vai desde a sua apresentação até sua discussão e aprovação, ou arquivamento. Em geral, um projeto de lei tramita pela Comissão de Legislação e Justiça e pelas comissões permanentes que se ocupam do assunto tratado pelo projeto.

Qual a fase final de um processo?

Sentença: a decisão final do juiz

É nesse ato que, depois de analisar todos os argumentos e provas, o juiz toma a sua decisão final.

São exemplos de sentenças terminativas?

487 extingue o processo, pois a relação processual pode continuar no caso de haver recurso, por exemplo. ... 485 é uma sentença terminativa, pois pode ser uma decisão interlocutória, ou seja, o processo não é extinto.

Qual a diferença entre as expressões sentença terminativa e sentença definitiva?

A sentença definitiva julga mérito e subdivide-se em duas: sentido estrito, aquela que absolve ou condena o acusado, e em sentido lato, aquela que declara extinta a punibilidade.... A sentença terminativa, por sua vez, não julga mérito.

O que é uma decisão definitiva?

Sentença definitiva é a que resolve o mérito. Por meio desse ato, denominado sentença, o juiz aplica o Direito objetivo, de caráter geral, ao caso concreto. Em outras palavras, o juiz cria norma especial para dirimir o litígio entre as partes, baseada no Direito objetivo.

Qual o recurso cabível da decisão do juiz que extinguiu o processo?

924, inciso III do CPC/2015), como a sentença pôs fim a uma fase processual, cabível o recurso de apelação, nos exatos termos do artigo 203, § 1º, parte final, do CPC.

Porque o juiz extingue o processo?

Já na hipótese de não haver resolução de mérito, a sentença é chamada terminativa, porque o juiz extingue o processo sem analisar o mérito. ... Ocorre, por exemplo, quando o juiz indefere a petição inicial, quando houver carência de ação, entre outras hipóteses previstas no artigo 267 do Código de Processe Civil.

Em quais hipóteses a lei determina prazo máximo de suspensão do processo?

A suspensão do processo somente ocorre nos casos de arguição de suspeição ou impedimento do juiz. Tratando-se de incidente relativo à suposta parcialidade do membro do Ministério Público ou dos auxiliares da justiça, o processo não se suspenderá (art. 148, §1º, CPC/2015).

Qual o prazo máximo de suspensão do processo civil?

A suspensão do processo não pode superar 1 (um) ano, ainda que determinada com base no art. 110 do CPC, de modo que, ultrapassado esse prazo, pode o juiz apreciar a questão prejudicial, não se revestindo, essa análise, da força da coisa julgada material, nos termos do art. 469, inciso III, do CPC.

O que quer dizer extinto o processo por abandono da causa pelo autor?

Significa que o processo foi extinto, porque o autor não realizou algum ato determinado por um juiz ou por uma juíza e abandonou a causa por um prazo superior a 30 (trinta) dias.

Artigo anterior
Quanto mede uma girafa?
Artigo seguinte
Como vejo minha avaliação no uber?