Pode se dividir entre circulante e não circulante?

Perguntado por: Pedro Alexandre Branco de Borges  |  Última atualização: 26. April 2022
Pontuação: 4.1/5 (41 avaliações)

Ativo circulante líquido
Assim como acontece com a categoria anterior, a modalidade pode ser dividida entre não circulante e circulante. O não circulante leva mais tempo para ser transformado em recursos, e é dedicado para contas a longo prazo, enquanto o ativo circulante líquido pode ser convertido mais rapidamente.

Como classificar circulante e não circulante?

Enquanto os ativos circulantes representam as contas que poderão ser convertidas em dinheiro a curto prazo, os ativos não circulantes se tratam de recursos capazes de serem transformados somente a longo prazo, mais precisamente, por mais de 12 meses.

Como é dividido o ativo circulante?

O ativo está dividido entre as contas do ativo circulante e do ativo não circulante. No ativo circulante são registrados os elementos com maior grau de liquidez, ou seja, aqueles que podem ser convertidos em dinheiro em um curto prazo.

Como é dividido o ativo não circulante da empresa?

O ativo não circulante é composto por quatro subgrupos de ativos, agrupando-os em tipos de bens, dentre eles estão: Realizável a longo prazo, investimentos, imobilizado e intangível.

O que difere o ativo circulante do ativo não circulante?

Desse modo, o ativo circulante é aquele com maior grau de liquidez, ou seja, pode ser convertido em dinheiro em menos tempo. Já o ativo não circulante é aquele com menor grau de liquidez, ou seja, variam de médio a longo prazo para se converterem em dinheiro.

ENTENDA A DIFERENÇA ENTRE O ATIVO CIRCULANTE E NÃO CIRCULANTE

27 questões relacionadas encontradas

O que é um Ativo Não Circulante?

O que é ativo não circulante? Ativos são os bens e direitos que uma empresa possui. Nesse sentido, o ativo não circulante é o conjunto de bens e direitos que possuem baixa liquidez. Em outras palavras, trata-se dos ativos que não podem ser liquidados no curto prazo.

Qual a diferença entre Ativo Não Circulante e ativo realizável a longo prazo?

Boa noite Herbert! Simplificando, são coisas diferentes. O Ativo Não Circulante é composto do Realizável a Longo Prazo, e também dos Investimentos, Imobilizado e Intangível. O Realizável a Longo Prazo é composto por contas as quais os valores esperam se realizar após o término do exercício.

Quais são os quatro subgrupos do ativo não circulante?

Os ativos não circulantes podem ser enquadrados em quatro categorias diferentes:
  1. Ativo Realizável a Longo Prazo. É o conjunto de bens e direitos que podem ser realizados apenas no próximo exercício contábil. ...
  2. Investimentos. ...
  3. Ativo Imobilizado. ...
  4. Ativo Intangível.

Quais são as contas do Passivo Não Circulante?

Passivo não circulante
  • Financiamento e empréstimos de instituições financeiras;
  • Debêntures à pagar;
  • Fornecedores de equipamentos de grande porte.
  • Empresas controladas;
  • Provisão para imposto de renda diferido;
  • Financiamentos (LP) a longo prazo;
  • Fornecedores (LP);
  • Provisão de contingência trabalhista;

Qual o valor do ativo não circulante?

Os ativos não circulantes são os investimentos de longo prazode uma empresa cujo valor total não será realizado no período de um ano. Normalmente têm uma baixa liquidez, o que significa que esses recursos não podem ser facilmente convertidos em dinheiro.

Quais são as principais características do ativo circulante?

O denominado "Ativo Circulante" constitui-se no grupo de contas contábil que registra as disponibilidades (caixa, bancos conta movimento e aplicações financeiras), os títulos negociáveis (como duplicatas a receber), os estoques e outros créditos de realização a curto prazo, como adiantamento a fornecedores e empregados ...

Quais são as contas do Passivo Circulante?

Podemos citar como contas da categoria passivo circulante as obrigações com funcionários (salários, 13º, férias e outros encargos trabalhistas), impostos (IPTU, IPVA, IRPJ), aluguel, pagamento de fornecedores, empréstimos, financiamentos e saldos devedores.

O que é classificado no passivo circulante?

Podem ser classificados como passivos circulantes os pagamentos referentes aos funcionários, como férias, salários e benefícios. Além disso, outras contas cíclicas da empresa como impostos a recolher, aluguel e até mesmo o pagamento de fornecedores também entra na categoria.

Quando a entidade deve classificar como circulante e não circulante os ativos e passivos?

A entidade deve classificar um ativo não circulante como mantido para venda se o seu valor contábil vai ser recuperado, principalmente, por meio de transação de venda em vez do uso contínuo.

Quando o passivo deve ser classificado como circulante?

O passivo deve ser classificado como circulante quando satisfizer qualquer dos seguintes critérios: espera-se que seja liquidado durante o ciclo operacional normal da entidade; está mantido essencialmente para a finalidade de ser negociado; deve ser liquidado no período de até 12 (doze) meses após a data do Balanço; ou.

Em que ordem são registradas as contas no passivo?

Todas as contas do Passivo encontram-se discriminadas no lado direito do Balanço Patrimonial e são classificadas segundo a ordem decrescente de exigibilidade.

O que é ativo não circulante no Balanço Patrimonial?

ATIVO NAO CIRCULANTE. No grupo de contas contábeis denominado Ativo Não Circulante são registrados todos os bens de permanência duradoura, destinados ao funcionamento normal da entidade e do seu empreendimento, assim como os direitos exercidos com essa finalidade.

Quais são os subgrupos do passivo?

No Passivo as contas serão classificadas nos seguintes grupos:
  • Passivo Circulante;
  • Passivo Não Circulante; e.
  • Patrimônio Líquido, dividido em: (i) Capital Social; (ii) Reservas de Capital; (iii) Ajustes de Avaliação Patrimonial; (iv) Reservas de Lucros; (v) Ações em Tesouraria e; (vi) Prejuízos Acumulados.

Quais são os grupos e subgrupos do ativo no balanço patrimonial?

6404/76. De acordo com essa lei, o ativo é classificado em dois grandes subgrupos de contas patrimoniais: ativo circulante e ativo não circulante. Os critérios de separação entre esses subgrupos, no caso do ativo, são o grau de liquidez e o ciclo operacional da entidade.

Quais os grupos e subgrupos do balanço patrimonial?

O Balanço Patrimonial é composto por três grandes grupos: Ativo, Passivo e Patrimônio Líquido (PL).

O que é ativo não circulante realizável a longo prazo?

O Ativo Não Circulante Realizável a Longo Prazo é classificado como todos os direitos que a organização receberá após o término do período balanço patrimonial, isto é, unidade monetária que a empresa receberá em um prazo acima de ano, ou ativos com prazo indefinido.

O que é ativo realizável a longo prazo?

O ativo realizável a longo prazo é composto por todos os bens e direitos referentes ao período de um ano a contar da data de publicação do balanço patrimonial atual. Ou seja são os valores que ainda entrarão em circulação dentro da sua empresa, mas que já estão previstos em orçamento e planejamento financeiro.

O que é a conta Realizavel a longo prazo?

De forma geral, são classificáveis no Realizável a Longo Prazo contas da mesma natureza das do Ativo Circulante que, todavia, tenham sua realização, certa ou provável, após o término do exercício seguinte, o que, normalmente, significa realização num prazo superior a um ano a partir do próprio Balanço.

Qual a diferença entre ativo e passivo circulante e não circulante?

O passivo circulante é aquele exigível a curto prazo. Já o passivo não circulante é aquele a ser liquidado depois do exercício social seguinte ou no caso do ciclo de operações ser maior do que um ano, ou seja, são aquelas obrigações que a empresa possui a longo prazo.

Pode ser considerado como uma conta contábil do ativo não circulante?

O que é ativo não circulante? Já no ativo não circulante se encontra o grupo das contas contábeis com os bens e direitos que podem ser convertidos em dinheiro, mas com um prazo maior de 12 meses de realização, como a intenção de venda de móveis, computadores, etc.

Artigo anterior
Qual a diferença entre privativamente e exclusivamente?
Artigo seguinte
Quais são hoje os desafios em relação ao meio ambiente?