Quais são as principais vantagens e desvantagens da alvenaria estrutural?

Perguntado por: Álvaro Gaspar Cardoso Andrade Baptista  |  Última atualização: 13. März 2022
Pontuação: 4.2/5 (60 avaliações)

Resultados esteticamente modernos. Fácil coordenação e controle. Técnica executiva simplificada. Menor diversidade de materiais e mão de obra.
...
Desvantagens da alvenaria estrutural:
  • Restrições de possibilidades de mudanças não planejadas.
  • Dificuldade de improvisações.
  • Limitação de grandes vãos e balanços.

Qual é a vantagem da alvenaria estrutural?

Vantagens da alvenaria estrutural:

Flexibilidade e versatilidade da construção. Liberdade no layout. Resultados esteticamente modernos. Fácil coordenação e controle.

Quais as vantagens e desvantagens da alvenaria de vedação?

Vantagens da Alvenaria de Vedação
  • Grande disponibilidade de material.
  • Facilidade para encontrar mão de obra.
  • Oferece boa flexibilidade e mudanças durante a vida útil da obra.
  • Facilidade de execução.
  • Baixo custo do material.
  • Melhor aceitação no mercado.

Quais as principais características da alvenaria estrutural?

Características da Alvenaria Estrutural

É uma alvenaria com a função de sustentar o peso da estrutura. Portanto, não deve ser confundida com alvenaria de vedação. Os blocos de alvenaria estrutural podem ser de concreto ou cerâmica e são vazados na vertical, não possuindo fundo.

Qual vantagem do bloco estrutural?

O bloco de concreto estrutural é altamente resistente, principalmente, quando comparado ao cerâmico. Isso faz com que haja menos perda de material, além da diminuição do entulho. Inclusive, por conta da sua excelente resistência, essas peças oferecem isolação contra várias espécies de insetos.

Quais as Desvantagens da Alvenaria Estrutural? E como Resolver? #boraaprender | Rangel Lage

17 questões relacionadas encontradas

Quais as vantagens do uso do bloco de concreto?

Por ter dimensões mais precisas, o bloco de concreto oferece maior produtividade da mão de obra e economia no revestimento. Na alvenaria estrutural, vedação e estrutura funcionam como uma só. Cada bloco de cimento estrutural é organizado de forma a ser capaz de suportar todas as cargas da construção.

Qual a diferença entre bloco de concreto e bloco estrutural?

A alvenaria de vedação, normalmente usa blocos de concreto classe C e possui como principal característica o fato de que ela precisa suportar o próprio peso. Já a alvenaria estrutural normalmente usa blocos de concreto classes A ou B, além de suportar o próprio peso, ainda precisa suportar outras cargas e ações.

Quais as características da alvenaria não estrutural?

Na alvenaria de vedação são usados tijolos cerâmicos sem função estrutural, além de maior quantidade de aço e concreto — para a formação das vigas, dos pilares e das lajes.

Quais são os tipos de alvenaria estrutural?

Há dois tipos de alvenaria estrutural: não armada e armada. A primeira emprega como estrutura-suporte paredes de alvenaria sem armação. Os reforços metálicos são colocados apenas em cintas, vergas, contravergas, na amarração entre paredes e nas juntas horizontais com a finalidade de evitar fissuras localizadas.

São funções da alvenaria estrutural?

Além de suportar as cargas da construção, as paredes da alvenaria estrutural dividem os ambientes da casa, proporcionam o isolamento térmico e acústico e protegem os ambientes internos de chuvas e ventos. Elas podem ser feitas de blocos estruturais cerâmicos ou de concreto.

O que é alvenaria de vedação tradicional e quais suas desvantagens?

O grande problema da alvenaria de vedação é a falta de mão de obra especializada, podendo causar patologias sérias na construção, como paredes fora de prumo, nível e esquadro, ocasionando em retrabalhos e muitos resíduos.

Qual a principal função da alvenaria de vedação?

Alvenaria de vedação: tem a finalidade exclusiva de fechar o espaço compreendido entre vigas e pilares de uma estrutura de concreto armado; 2. Alvenaria estrutural: é originária da alvenaria autoportante. Sua função é substituir as vigas e os pilares de uma estrutura.

Quais as principais diferenças entre alvenaria de vedação e alvenaria estrutural?

A alvenaria de vedação é projetada para resistir basicamente a seu próprio peso. Já a alvenaria estrutural vai além, devendo resistir a outras cargas e ações. Os dois sistemas, no entanto, podem utilizar blocos de concreto ou cerâmicos.

Pode quebrar parede estrutural?

Uma parede estrutural pode ser quebrada, entretanto, insistimos na importância de se contar com bons profissionais na hora de derrubar paredes em prédios antigos.

Qual o preço do m2 da alvenaria estrutural?

Para execução de alvenaria estrutural (não armada) de blocos cerâmicos 14x19x39 o custo por m² é de R$40,00 /m². O preço do m2 de alvenaria em bloco estrutural sai entre 45 a 5o reais o m2.

Quais as desvantagens do concreto armado?

A resistência à tração do concreto armado é cerca de um decimo da sua resistência à compressão. Por ser muitas vezes produzido in loco, a resistência final pode ser afetada devido a erros durante os processos de mistura e cura. O 'armado' utiliza-se de formas de madeira ou metálicas, encarecendo o projeto.

Quais são os tipos de alvenaria que existe?

Os mais conhecidos e utilizados são:
  • Blocos de concreto estrutural.
  • Blocos de concreto de vedação.
  • Blocos de concreto celular autoclavados ou somente Bloco de concreto celular.
  • Tijolo cerâmico.
  • Tijolos de vidro.
  • Blocos de solo-cimento.
  • Blocos cerâmicos.
  • Blocos de Silício-Calcário.

Qual é o melhor tipo de alvenaria?

Maior rendimento: a alvenaria estrutural possui maior rendimento de mão de obra já que o profissional executa uma maior área por dia. Menor desperdício: esse método construtivo racionaliza o número de materiais necessários e permite um canteiro de obras mais limpo e organizado.

O que é alvenaria estrutural armada?

A alvenaria estrutural armada é o processo em que, por necessidade estrutural, os elementos resistentes (tijolos) possuem uma armadura de aço. Essas armaduras são colocadas nas cavidades dos blocos e, posteriormente, preenchidas com graute.

O que é alvenaria não estrutural?

Funciona como um “esqueleto” formado a partir da combinação de pilares, lajes e vigas. As paredes servem apenas como fechamento e separação de ambientes. Todo o peso é absorvido pelo sistema pilares, lajes e vigas, e por isto pode-se dizer que as paredes não possuem função estrutural.

Qual a diferença de alvenaria estrutural e não estrutural?

A alvenaria é dividida entre alvenaria estrutural e alvenaria de vedação (convencional). A principal diferença entre elas é que a alvenaria estrutural, como o nome mesmo diz, tem função estrutural, dispensando o uso de vigas e pilares. Já a alvenaria convencional tem somente a função de vedar os vãos das paredes.

O que é um sistema construtivo não convencional?

Concreto pré-moldado – As estruturas de concreto são pré-moldadas e montadas no local da construção seguindo o projeto, as partes de hidráulica e elétrica costumam ser embutidas, esse sistema é muito utilizado para obras de grande escala e prédios maiores.

Quando usar bloco estrutural?

O Bloco estrutural é um material usado como o alicerce de uma obra, dando forma e suporte e é muito usado na alvenaria estrutural – método de construção em que as paredes são as únicas responsáveis pela estrutura de edificação e não são usados pilares ou vigas.

Qual a diferença entre bloco de concreto e bloco de cimento?

O concreto e o cimento são diferentes pois, apenas a título de exemplo, o concreto depende do cimento e não existe sem ele. Pois, o cimento é um dos materiais que compõem o concreto. Já o cimento, pode existir sem o concreto e pode ser utilizado sem este. A matéria-prima do concreto é brita; pedra e areia.

Como saber se o bloco é estrutural?

A principal característica do bloco estrutural, utilizado na alvenaria estrutural é que em sua execução não é necessário usar vigas e pilares. Ele vai atuar no lugar delas, adquirindo a função estrutural da obra, ou seja, sendo a sustentação.

Artigo anterior
Que tamanho fica um pé de melissa?
Artigo seguinte
Quais são as principais causas das doenças cardiovasculares?