Quais são as principais rotas do tráfico de animais no Brasil?

Perguntado por: Isabela Daniela Monteiro Almeida  |  Última atualização: 5. April 2022
Pontuação: 4.7/5 (19 avaliações)

Embora muitos dos animais capturados dentro do território brasileiro sejam destinados a comercialização fora do país, o comércio interno é muito maior, sendo 95% dos animais silvestres capturados ilegalmente vendidos dentro do Brasil. As principais rotas são as regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste.

Quais são os principais rotas do tráfico de animais no Brasil?

Leia: Quais são as principais rotas do tráfico de animais no Brasil? A maioria dos animais silvestres é capturada nas regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste. Mas a principal rota de transporte desses animais está no sentido da região Nordeste para a Sudeste.

Quais são as principais vítimas do tráfico de animais?

Veja a seguir uma lista com as principais vítimas do tráfico de animais:
  • Arara-azul.
  • Arara-azul-de-lear.
  • Arara-vermelha.
  • Papagaio-da-cara-roxa.
  • Jaguatirica.
  • Mico-leão-dourado.
  • Tucano.
  • Cascavel.

Qual o grupo animal mais traficado no Brasil?

As espécies mais visadas são os psitacídeos (araras, papagaios e periquitos), passeriformes (passarinhos), dendrobatídeos (rãs venenosas e coloridas), primatas e lepidópteros (borboletas). Além disso, de cada 10 animais traficados, 9 morrem antes de chegar ao seu destino final.

Porque o Brasil é um dos principais alvos do tráfico de animais?

Um dos fatores que explica o Brasil ser uma das principais rotas do tráfico é a grande biodiversidade, o que o torna um alvo direto das quadrilhas e organizações criminosas.

MG É UMA DAS PRINCIPAIS ROTAS DO TRÁFICO DE ANIMAIS SILVESTRES - Jornal Minas

44 questões relacionadas encontradas

Por que ocorre o tráfico de animais?

De modo geral, as causas do tráfico de animais são frequentemente atribuídas às características socioeconômicas do país e de suas regiões, especialmente em nações com alta biodiversidade e desigualdade social.

Por que acontece o tráfico de animais?

;O tráfico de animais é altamente lucrativo, porque isso ocorre pelo baixo custo de aquisição. A captura, geralmente, é feita em locais de grande biodiversidade e pobres, do ponto de vista social e econômico, como em estados do Nordeste, do Norte e no Pantanal.

Quais os animais mais contrabandeados no Brasil?

As aves são o principal alvo do tráfico de animais silvestres no Brasil e correspondem a 80% das espécies contrabandeadas no “mercado negro”, que movimenta em torno R$ 3 bilhões, atrás apenas do tráfico de armas e de drogas, revelou o delegado da Polícia Federal especialista em combates a crimes ambientais, Franco ...

Qual animal é mais traficado?

Acredita-se que os pangolins sejam o mamífero mais traficado do mundo, principalmente devido às suas escamas. Não se sabe o número exato de pangolins mortos na Ásia e na África a cada ano.

Quais são os animais mais vendidos no Brasil?

Animais silvestres mais vendidos ilegalmente no Brasil
  • Arara Canindé ...
  • Arara-vermelha. ...
  • Tucano. ...
  • Mico-leão-dourado. ...
  • Macaco-prego. ...
  • Jaguatirica.

Quais crimes os traficantes de animais cometem?

Matar, perseguir, caçar, apanhar, utilizar espécimes da fauna silvestre, nativos ou em rota migratória, sem a devida permissão, licença ou autorização da autoridade competente, ou em desacordo com a obtida: Pena - detenção de seis meses a um ano, e multa.

Quem vende animais traficados?

Os animais são traficados para pet shops, colecionadores particulares (priorizam espécies raras e ameaçadas de extinção!) e para fins científicos (cobras, sapos, aranhas...).

Quem fiscaliza o tráfico de animais?

As notícias sobre o tráfico de espécies, infelizmente, são recorrentes e quase sempre estão relacionadas a um nome que você provavelmente já conhece: o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis – Ibama.

Quantos animais são traficados no Brasil?

Cerca de 35 milhões de animais silvestres são traficados e vendidos ilegalmente por ano em todo território brasileiro.

Porque o mico leão dourado é traficado?

Quanto ao mico-leão-dourado, não foi identificado um motivo claro para a alta de exemplares traficados. Especialista aponta para a crise econômica e a fragilização dos órgãos ambientais e de fiscalização como possíveis fatores.

O que acontece com a maioria dos animais traficados?

Os animais traficados são retirados das regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste, e geralmente, são encaminhados para o Sul e Sudeste. Os principais alvos dos traficantes de animais são áreas de preservação e conservação, pois devido a grande quantidade de animais sob proteção tal área se torna alvo.

Para que serve a escama do pangolim?

Os pangolins são os únicos mamíferos com escamas conhecidos. E justamente por causa de sua cobertura incomum, são tão ameaçados. Para a medicina chinesa, as escamas do animal melhoram a circulação sanguínea, tratam doenças respiratórias, problemas menstruais, de amamentação e até artrite.

Qual o predador do pangolim?

Elas crescem ao longo da vida de um pangolim e representam cerca de 20% do seu peso. Elas são como uma armadura, protegendo-os dos dentes afiados e garras de predadores como leões, hienas e leopardos.

Qual o camarão mais forte do mundo?

O camarão mantis ou camarão-louva-deus-palhaço (sério!) é um dos animais com um dos mais fortes socos de todo o planeta. Esse artrópode que possui pouco menos de 12 centímetros é capaz de quebrar conchas e até vidros de aquário com seus membros, sendo um dos animais proporcionalmente mais fortes de todo o mundo.

Quantas espécies de animais estão em extinção no Brasil?

De acordo com a pesquisa Contas de Ecossistemas: Espécies ameaçadas de extinção no Brasil 2014, realizada pelo IBGE e divulgada em 2020, o Brasil tinha 3.299 espécies de animais e plantas sob risco de desaparecimento até o ano em que o estudo foi realizado, o que representa 19,8% do total de 16.645 espécies analisadas.

Quais são os animais exóticos no Brasil?

Espécies de animais que você não sabia que existiam no Brasil
  • Irará Irará. ...
  • Candiru. Candiru. ...
  • Jararaca Ilhoa. Jararaca Ilhoa. ...
  • Sapinho-admirável-de-barriga-vermelha.

Por que os animais estão ameaçados de extinção?

O tráfico de animais silvestres, a poluição provocada pela queima das florestas e a caça predatória são algumas das principais causas que estão levando à extinção vários animais no Brasil. Entre os principais animais em risco de extinção no Brasil, destaca-se: Arara-azul-grande (Anodorhynchus hyacinthinus)

Quais as causas e consequências da extinção e tráfico dos animais?

Prática criminosa

“Desejar um animal silvestre dentro de casa, além da possibilidade de disseminação de doenças, do desequilíbrio ambiental, extinção, ainda acaba alimentando essa crueldade que é o tráfico animal, aprisionando, assim, aqueles que nasceram para serem livres.

Quais são os fatores que podem levar à extinção de espécies?

Em linhas gerais, as espécies se extinguem pelas seguintes causas:
  • Fenômenos demográficos e genéticos.
  • Destruição de habitats silvestres.
  • Introdução de espécies invasoras.
  • Mudanças climáticas.
  • Caça e tráfico ilegal.

Porque as pessoas compram animais silvestres?

Adote um animal doméstico

É fácil entender por que as pessoas compram animais silvestres: elas amam animais. Eles trazem alegria para nossas vidas e, por isso, nós os queremos por perto. Muitos donos de animais silvestres não conhecem o sofrimento diário que esses animais enfrentam.

Artigo anterior
Quais são os alimentos Pró-inflamatórios?
Artigo seguinte
O que é a reintegração no serviço público?