Quais são as principais propriedades físico-químicas envolvidas na atividade biológica de fármacos?
Perguntado por: Nuno Kevin Silva de Rocha | Última atualização: 14. März 2022Pontuação: 4.5/5 (38 avaliações)
Entre as propriedades físico-químicas mais importantes para o estabelecimento da atividade biológica de fármacos citam-se a distribuição eletrônica, a hidrofobicidade e a estereoquímica da molécula.
Quais são as características físico-química para a absorção de um fármaco?
Os processos físicos de difusão, passagem através de membranas, ligação a proteínas plasmáticas e partição entre o tecido adiposo e outros tecidos são a base da absorção e distribuição dos fármacos.
Quais as características químicas mais importantes que um fármaco deve apresentar?
Lipofilicidade é a propriedade mais importante para um fármaco. Está relacionada a absorção, distribuição, potência e eliminação.
Qual propriedade físico-química tem maior influência na absorção e distribuição de um fármaco?
Difusibilidade: coeficiente de difusão.
Qual propriedade físico-química inerente a molécula de um fármaco é necessária para que este atinja e demonstre sua ação terapêutica no sistema nervoso central?
Qual propriedade físico-química inerente à molécula de um fármaco é necessária para que este tenha ação no sistema nervoso central? Molécula polar.
Propriedades Físico-químicas de Fármacos
Qual propriedade Físico-química inerente a molécula de um fármaco é necessária para que esta consiga passar pela membrana plasmática por difusão passiva?
Lipossolubilidade: solubilidade da droga na bicamada lipídica das membranas biológicas, permitindo fácil travessia por mecanismo de difusão passiva.
Como as propriedades físico-químicas afetam a atividade farmacológica?
As propriedades físico-químicas da molécula de um fármaco são determinantes no que diz respeito à sua capacidade de induzir um efeito biológico particular. Isto implica que existe uma relação entre as propriedades físico-químicas do fármaco e sua atividade biológica.
Quais os fatores que influenciam na absorção dos fármacos?
Alguns fatores influenciam a absorção, tais como: características físico- quimicas da droga, veículo utilizado na formulação, perfusão sangüínea no local de absorção, área de absorção à qual o fármaco é exposto, via de administração, forma farmacêutica, entre outros.
Qual o principal órgão responsável pela absorção dos fármacos?
O intestino delgado tem a área de superfície mais ampla para a absorção de fármacos no trato gastrintestinal, sendo suas membranas mais permeáveis que as do estômago.
Quais são os fatores físico-químicos que influenciam na farmacodinâmica?
Tais fatores são organizados em basicamente quatro etapas farmacocinéticas: absorção, distribuição, metabolismo e excreção. A depender das características físico-químicas de cada fármaco e da forma como interage com estruturas corpóreas este trajeto será facilitado ou dificultado.
São características químicas de um princípio ativo bem absorvível?
Características químicas de uma droga bem absorvível: a. Lipossolúvel, baixo peso molecular, ionizada, apolar b. ... Hidrossolúvel, alto peso molecular, ionizada, polar d. Lipossolúvel, baixo peso molecular, não ionizada, apolar e.
Quais as características físico-químicas de um fármaco que interferem diretamente em seu comportamento no organismo?
Características físico-químicas, como a solubilidade e pH de um fármaco interferem diretamente em seu comportamento no organismo. Fármacos com característica lipossolúvel tendem a sofrer melhor absorção, enquanto que os hidrossolúveis são facilmente excretados.
Quais propriedades físico-químicas determinam o grau de movimento Deum fármaco entre os compartimentos do corpo?
O grau de distribuição de um fármaco nos tecidos depende do grau de ligação às proteínas plasmáticas e aos tecidos. ... Das muitas proteínas plasmáticas que podem interagir com os fármacos, as mais importantes são a albumina, a alfa-1-glicoproteína ácida e as lipoproteínas.
O que é absorção de um fármaco?
A absorção de medicamentos consiste em sua passagem para a corrente sanguínea após administração. (Consulte também Introdução à administração de medicamentos e farmacocinética. A farmacocinética descreve como o corpo lida com um medicamento e responde aos processos de absorção, distribuição... leia mais .)
Como a propriedade Físico-química do fármaco pode alterar a biodisponibilidade do medicamento cite 1 exemplo?
O tamanho da partícula, a velocidade de dissolução, área de superfície, polimorfismo do fármaco, formação de sais, permeabilidade lipofílica, pKa interferem na biodisponibilidade do fármaco. A solubilidade pode ser melhorada com o processo de micronização (FANGUEIRO et al 2012).
O que são substâncias Lipofilicas?
Os fármacos lipofílicos são mais absorvido, porque as membrana plasmáticas possuem bicamadas lipídicas. A maioria passa por difusão passiva (não gasta ATP), ocorre de maior concentração para menor concentração. ... Quando ocorre ionização o fármaco se tornar mais hidrofílico, e para ser absorvido tem quer ser lipofílico.
Quais os órgãos envolvidos na absorção de medicamentos?
Por essas razões, a maioria dos fármacos é absorvida, principalmente, no intestino delgado, e os ácidos, apesar da capacidade de atravessar membranas prontamente por serem fármacos não ionizados, são absorvidos mais rapidamente no intestino que no estômago.
Onde é feita a absorção dos medicamentos?
No caso das cápsulas e pílulas ingeridas pela boca, a primeira parada do princípio ativo é no estômago, após passar pela faringe e esôfago, chegando ao intestino, de onde os vasos sanguíneos absorverão os princípios ativos do medicamento.
Qual órgão metaboliza os medicamentos?
A maioria dos medicamentos deve passar pelo fígado, que é principal local para seu metabolismo. Uma vez no fígado, as enzimas convertem os pró-medicamentos em metabólitos ativos ou convertem os medicamentos ativos em formas inativas.
Quais os fatores que influenciam na dosagem?
De qualquer forma, a Anvisa garante que é feita uma "avaliação daquilo que chamamos de fatores intrínsecos (tais como peso, altura, idade e sexo) na dosagem dos medicamentos que é avaliada [durante o desenvolvimento do remédio] por meio de estudos chamados farmacocinéticos".
Por que as propriedades físico-químicas do fármaco são tão importantes para a química farmacêutica explique?
As propriedades físico-químicas de determinados grupamentos funcionais são fundamentais na fase farmacodinâmica da ação dos fármacos, etapa esta, de reconhecimento molecular, uma vez que a afinidade de um fármaco por seu receptor depende do somatório das forças de interação dos grupamentos farmacofóricos com sítios ...
Qual a importância das propriedades físico-químicas na área da farmácia?
A disciplina Físico-Química aplicada à Farmácia faz parte do eixo do medicamento, tendo em vista que estes conhecimentos influenciam diretamente em disciplinas específicas como o controle de qualidade de medicamentos, farmacotécnica, farmacodinâmica e outras do âmbito profissional.
Como o coeficiente de partição interfere na atividade farmacológica?
Os fármacos que apresentam maior coeficiente de partição, ou seja, têm maior afinidade pela fase orgânica, tendem a ultrapassar com maior facilidade as biomembranas hidrofóbicas, apresentando melhor perfil de biodisponibilidade (fração da dose que atinge a circulação), o que pode refletir em um melhor perfil ...
Quais as propriedades que uma molécula deve possuir para atravessar uma membrana explique as?
Difusão Facilitada: semelhante à difusão simples, porém, para atravessar a membrana, as moléculas necessitam do auxílio de proteínas de transporte. As proteínas “facilitam” o transporte dessas substâncias pela membrana.
O que é a difusão passiva?
Na biologia, a difusão é o transporte passivo dos solutos das moléculas (como oxigênio, glicose e outros), através da membrana plasmática. Nesse processo de difusão celular, uma substância tende a se mover de uma área mais concentrada (hipertônica) para uma menos concentrada (hipotônica).
Qual é a maior idade no Japão?
O que acontece se não chorar?