Quais são as principais propriedades das argamassas de cimento e cal?

Perguntado por: Gaspar Silva de Magalhães  |  Última atualização: 13. März 2022
Pontuação: 4.5/5 (12 avaliações)

Numa argamassa onde há apenas a presença de cal, sua função principal é funcionar como aglomerante da mistura. Neste tipo de argamassa, destacam-se as propriedades de trabalhabilidade e a capacidade de absorver deformações. Entretanto, são reduzidas as suas propriedades de resistência mecânica e aderência.

Quais são as principais propriedades que a cal pode acrescentar as argamassas?

Usar cal na argamassa da alvenaria cerâmica preenche vazios e agiliza cura da parede. Na presença de ar, a cal endurece e atua como retentora da água de misturas. Se estiver misturada ao cimento, é ela quem vai hidratá-lo, junto da areia, que também carrega umidade. Elas vão soltando água, lentamente, à mistura.

Quais são as propriedades da argamassa?

Propriedades essenciais ao bom desempenho das argamassas de revestimento: trabalhabilidade, especialmente consistência, plasticidade e adesão inicial; retração; •● aderência; •● permeabilidade à água; •● resistência mecânica, principalmente a superficial; •● capacidade de absorver deformações.

Quais as propriedades desejadas para a argamassa de revestimento ao se adicionar cal?

Quais as propriedades desejadas para a argamassa de revestimento, ao se adicionar cal ou saibro? coesão, plasticidade e retenção de água.

Quais as principais propriedades que as argamassas devem apresentar no estado endurecido?

No estado endurecido as principais propriedades são a aderência e a elasticidade.

Quer saber as vantagens de usar cal na argamassa da alvenaria?

43 questões relacionadas encontradas

Quais os critérios de classificação das argamassas?

Quanto à forma de preparo ou fornecimento: Argamassa preparada em obra. Mistura semipronta para argamassa. Argamassa industrializada.
...
Quanto à plasticidade da argamassa:
  • Argamassa pobre ou magra.
  • Argamassa média ou cheia.
  • Argamassa rica ou gorda.

O que é a argamassa estabilizada?

O que é argamassa estabilizada? A argamassa estabilizada possui ciumento, água, areia e aditivos em sua composição. Por conter água, é úmida e já vem pronta para usar na obra. Com isso, a sua aplicação torna-se muito mais fácil.

Qual a função da argamassa de revestimento?

O revestimento de argamassa deve cumprir importantes funções: 1. Proteger os elementos de vedação da edificação da ação direta dos agentes agressivos. 2. Auxiliar das vedações nas suas funções de isolamento térmico e acústico, estanqueidade à água e gases.

Qual é a composição básica da argamassa de cimento?

Argamassa | Portal do Concreto. Argamassa é uma mistura composta basicamente por cimento, areia, cal hidratada e água, mas conforme a influência de características regionais, outros materiais têm sido utilizados na sua composição, como o saibro, o barro e o caulim, entre outros.

Quais os cuidados com o substrato que devem ser tomados antes de aplicar a argamassa de revestimento?

É necessário realizar uma cuidadosa limpeza retirando restos de pintura, pós, materiais soltos, eflorescências, restos de gesso, principalmente quando a argamassa tem aderência superficial; atentar para a presença de sais solúveis e sulfatos que podem estar contidos nos suportes, pois estas substâncias provocam ações ...

Quais são os componentes da argamassa?

Composta basicamente por uma mistura de cimento, cal hidratada e areia natural, a argamassa também pode levar outros elementos e aditivos que as tornam mais aderentes e resistentes, de acordo com o seu uso.

Quais são as propriedades da argamassa no estado plástico?

No estado plástico a argamassa deve apresentar boa trabalhabilidade para facilitar o assentamento dos blocos e uma capacidade de retenção de água adequada para garantir a hidratação do cimento.

O que tem na argamassa?

Ela é uma mistura de cimento, areia, cal e água. Em casos específicos, pode-se adicionar aditivos como barro, cal, saibro, caulim, entre outros. Assim como o concreto, a argamassa começa maleável, endurecendo com o tempo. Ela no seu formato sólido oferece elevada resistência e durabilidade.

Pode misturar cal na argamassa?

A cal hidratada é um dos principais elementos das argamassas porque promove uma série de benefícios para a edificação. Tem excelente poder aglomerante, assim como o cimento, que une para sempre os grãos de areia das argamassas.

Qual a função do cal?

Por ser um produto alcalino, a cal também é bactericida e fungicida, combatendo bolor e mofos nos locais de uso. Esta característica aumenta a durabilidade e evita que se formem manchas e apodrecimento precoce nos revestimentos.

O que ocorre com a resistência de uma argamassa quando colocamos cal?

Cal hidratada: mais resistência

No estado endurecido, a cal ganha em flexibilidade evitando trincas e fissuras ao longo do tempo. Além de durabilidade, a adição de cal na argamassa oferece maior rendimento, aumenta o volume da massa.

Qual é a base usada na produção de argamassa?

A argamassa é o resultado da mistura de areia com cal adicionando-se água.

Qual é a composição do cimento?

O cimento é composto principalmente do material clínquer – uma mistura de calcário, argila e componentes químicos – e diferenciado conforme a adição de outros materiais, como: gesso, que aumenta o tempo de pega; escória, que aumenta a durabilidade na presença de sulfato, mas, quando em grandes quantidades, pode ...

Como se faz argamassa de cimento?

Como preparar argamassa – Passo a passo
  1. Acrescente primeiro a areia, depois o cimento e misture sem água com a ajuda de uma enxada ou pá até ficar uniforme. ...
  2. Quando estiver bem misturado, faça um buraco no meio da argamassa e adicione água aos poucos, até ela virar uma pasta nem muito mole e nem muito dura.

Qual a diferença de cimento e argamassa?

Diferenças Gerais

O cimento é utilizado para elaborar o concreto, assentar blocos e criar a massa do reboco (que é utilizada como acabamento depois de erguida a parede). Já a argamassa é utilizada para fazer o assentamento dos pisos, enquanto o rejunte é utilizado para fazer o acabamento entre as juntas dos pisos.

Qual a diferença de concreto e argamassa?

Agregado de miúdo (areia), cimento e água são os três componentes básicos da argamassa. Já para o concreto, os elementos básicos são agregado graúdo, miúdo, cimento e água. Sem falar nos aditivos ou algumas outras adições.

Quando usar argamassa?

A argamassa é usada tanto na área interna como externa, desde o assentamento de pisos, azulejos e revestimentos até a estrutura das paredes da casa.

Qual problema a argamassa estabilizada resolve?

redução das perdas de materiais; facilidade de carga e descarga; melhor homogeneidade e permeabilidade; menor esforço do pedreiro e retira do mesmo a necessidade de fabricação da argamassa.

O que é argamassa ensacada e estabilizada Quais as vantagens em relação a argamassa convencional preparada em obra?

Na área de revestimento houve o surgimento de novos tipos de argamassas como a industrializada e a estabilizada que tem como principal vantagem a homogeneidade do traço e menor espaço ocupado no canteiro de obra, em relação a argamassa preparada em obra.

Qual aditivo devo utilizar para argamassa estabilizada?

Assim, são empregados, além do cimento, agregado miúdo e água, um aditivo incorporador de ar (AIA), responsável pela melhora na trabalhabilidade da argamassa no estado fresco, e um aditivo estabilizador de hidratação (AEH), o qual aumenta o tempo de trabalhabilidade da mistura.

Artigo anterior
Quando o Enem substituiu o vestibular?
Artigo seguinte
Quem não pode tomar extrato de própolis?