Quais são as principais fontes de contaminação do leite?

Perguntado por: Bárbara Mafalda Coelho de Rodrigues  |  Última atualização: 13. März 2022
Pontuação: 4.4/5 (14 avaliações)

Depois de secretado no do úbere, o leite pode ser contaminado por microrganismos a partir de três principais fontes: de dentro da glândula mamária, da superfície exterior do úbere e tetos, e da superfície do equipamento e utensílios de ordenha e tanque (SANTOS e FONSECA, 2001).

Qual a origem dos microrganismos contaminantes do leite?

As enterobactérias que fermentam a lactose, são constituídas pelos gêneros Escherichia, Enterobacter, Klebsiella, Citrobacter, Salmonella e Shigella sp em sua maioria hóspedes normais do intestino dos mamíferos, e sua presença na água ou no leite pode ser atribuída à contaminação de origem fecal.

Como a contaminação do leite pode ocorrer após a ordenha?

Contaminação do leite na ocasião da ordenha

O fornecimento de alimentos finamente moídos, a remoção de esterco durante a ordenha, ou mesmo a varredura do local, quando os animais estiverem sendo ordenhados, poderão contaminar o leite pelo ar, pelo qual os microrganismos são transportados.

Como prevenir a contaminação do leite?

Dicas para evitar a contaminação do leite e derivados na linha de produção
  1. É necessário lavar e esterilizar todos os equipamentos e acessórios usados em todas as etapas de produção;
  2. A sala de ordenha deve ser mantida limpa, organizada e ventilada;
  3. Deve ser feito controle de pragas periodicamente;

O que causa a rancificação do leite?

Rancificação hidrolítica

Esta reação pode ser provocada por enzimas ou agentes químicos (ácidos e bases), onde ocorre a formação de ácidos graxos livres (acidez), saturados e insaturados.

Vídeo 3 O leite e sua composição; Fontes de contaminação do leite

18 questões relacionadas encontradas

O que causa a rancificação?

A rancificação pode ocorrer por dois processos: hidrólise (quebra da molécula pela água) e oxidação (reação com oxigênio do ar). Estas reações em geral conferem ao alimento um gosto ruim e um cheiro desagradável.

O que causa a rancidez oxidativa?

A rancidez oxidativa, também conhecida como lipoperoxidação, pode ocorrer por via enzimática pela ação das enzimas lipoxigenases ou por via não enzimática, através da autoxidação ou da fotoxidação.

Como o leite é contaminado?

A contaminação do leite pode ocorrer durante a ordenha, porém as principais fontes de contaminação são os equipamentos utilizados durante a manipulação, o transporte, o processamento e o armazenamento.

Quais são os tipos de perigos de contaminação que podem ocorrer na ordenha?

Alguns podem causar doenças, como tuberculose, brucelose e diarréias. Outras bactérias estragam ou deterioram o leite e os produtos lácteos, mas não causam doenças.

Qual o risco de contaminação do leite longa vida fechado e depois de aberto?

Além disso, a embalagem longa vida constitui uma perfeita barreira contra a entrada de agentes que prejudiquem a qualidade do leite, tanto os microorganismos, quanto a luz, o ar etc… Depois de aberto, o leite da caixinha entra em contato com o meio ambiente, e pode sofrer contaminação e estragar rapidamente.

Quais são as etapas da ordenha?

A ordenha das vacas deve ser realizada da seguinte maneira: ordenha-se primeiro as vacas de primeira lactação; em seguida as vacas mais velhas que nunca tiveram mamite e, por último, as vacas que já tiveram mamite, mas foram curadas. As vacas suspeitas devem ser ordenhadas manualmente e sempre por último.

Como deve ser realizado o manejo antes e após a ordenha?

Deve lavar bem as mãos antes da ordenha, com água e sabão, e não deve tocar em materiais contaminados (maneias, etc.) De forma geral, não se deve lavar os tetos. SÓ lavar em caso de úbere muito sujo e, neste caso, lavar apenas a região dos tetos. Após a desinfecção, secar os tetos com papel toalha descartável.

Quantas vezes por dia posso ordenhar?

O mais indicado é ordenhar a vaca duas vezes ao dia, desde o primeiro dia pós-parto. Três ordenhas são recomendadas para rebanhos com média de produção acima de 25 litros de leite por dia.

Quais os microrganismos que podem ser encontrados no leite?

Existe um grande número de agentes de doenças infecciosas que podem ser transmitidas ao homem pelo leite. Os patógenos mais importantes atualmente são Salmonella sp., Escherichia coli patogênica, Listeria monocytogenes, Campylobacter jejuni, Yersinia enterocolitica e Staphylococcus aureus.

Que microrganismos estão presentes no leite após ordenha?

No interior do úbere, mesmo que o animal seja saudável, sempre existem bactérias que contaminam o leite no momento da ordenha. Essa carga original é pequena, e consiste principalmente de micrococos, bactérias corineformes e estreptococos.

O que são microrganismos contaminantes?

Além de insetos-praga e resíduos de agrotóxicos, um dos principais contaminantes de grãos armazenados são os fungos e micotoxinas.

Quais são os principais pontos críticos do manejo de ordenha que quando Mau realizados podem levar à contaminação do leite?

saída do leite. Teteiras gastas ou inadequadas para os animais. Nível de vácuo excessivamente alto. Defeitos na pulsação do equipamento de ordenha.

Quais os cuidados que devemos ter na ordenha?

Para isso, deve-se lavar os tetos sujos com água, apenas quando há acúmulo de lama, barro ou esterco; aplicar desinfetante antes da ordenha (pré-dipping) e secar os tetos com papel toalha descartável. Antes do início da ordenha, recomenda-se retirar os primeiros jatos de leite para diagnóstico da mastite clínica.

Quais são os tipos de ordenha?

Existem dois tipos de ordenha: o manual e o mecânico. Os dois métodos se diferenciam, basicamente, pelo uso ou não de um equipamento acoplado no úbere das vacas.

Por que o leite é facilmente degradado por microrganismos?

O leite é um excelente meio de cultura para microrganismos devido a suas características intrínsecas, como atividade de água, pH (próximo ao neutro) e riqueza em nutrientes. As substâncias inibitórias dos crescimentos microbianos, como lactoperoxidases e anticorpos, presentes no leite cru são rapidamente inativadas.

Porque o leite se deteriora rapidamente?

Porque a quantidade de água presente no leite é bem maior que na manteiga e os microorganismos responsáveis pela deterioração desses alimentos necessitam dela para viver e se multiplicar.

Quais as possíveis causas da contaminação alimentar?

As 5 principais causas de intoxicação alimentar
  • Ostras. O advogado relata que os frutos do mar são os maiores causadores de intoxicação alimentar, de acordo com dados compilados nos últimos cinco anos. ...
  • Frutas e verduras cortadas. ...
  • Carne mal cozida. ...
  • Ovos crus. ...
  • Leite não pasteurizado.

Como controlar a rancidez oxidativa?

DICAS PARA PREVENIR RANCIDEZ DE GORDURAS
  1. Luz solar direta e sob temperaturas amenas;
  2. Umidade;
  3. Longe de materiais com cheiro forte ou substâncias tóxicas;
  4. Em embalagens íntegras e bem vedadas;
  5. Com empilhamento adequado para evitar amassamento.

Qual a diferença entre rancidez hidrolítica e oxidativa?

A rancidez hidrolítica enzimática é a hidrólise de óleos e gorduras com a consequente produção de ácidos graxos livres. ... A rancidez oxidativa ou auto-oxidação é a reação mais importe em gorduras e óleos do ponto de vista da qualidade.

Como ocorre a auto-oxidação?

A reação espontânea do oxigênio atmosférico com os lipídios, conhecida como auto-oxidação, é o processo mais comum que leva à deterioração oxidativa. ... Essas gorduras são quase totalmente triglicerídeos, sendo esses as fontes potenciais mais significativas de oxidação nesses alimentos.

Artigo anterior
Quantos quilos posso perder com yoga?
Artigo seguinte
O que são verbos Intransitivos exemplo?