Quais são as principais diferenças entre o concurso e as outras modalidades de licitação?

Perguntado por: Sara Patrícia Abreu Neves  |  Última atualização: 28. Oktober 2024
Pontuação: 4.8/5 (58 avaliações)

A maior diferença entre o concurso e as outras modalidades de licitação, é que no restantes das modalidades, a execução do objeto licitado ocorre depois da seleção da proposta mais vantajosa, cujo preço será dado pela licitante, e no concurso a execução do objeto licitado ocorrerá antes, ou seja, ele será entregue ...

Quais as principais diferenças entre as modalidades de licitação?

Diferença entre Modalidade de Licitação e Tipos de Licitação

Enquanto as modalidades de licitação definem critérios para os procedimentos das licitações, os tipos de licitação definem critérios de escolha do vencedor, ou seja, os critérios de julgamento das propostas apresentadas pelos participantes.

O que é licitação na modalidade concurso?

Modalidade Concurso (Lei 14.133/21)

O Concurso é a modalidade de licitação entre quaisquer interessados para escolha de trabalho técnico, científico ou artístico, cujo critério de julgamento será o de melhor técnica ou conteúdo artístico, e para concessão de prêmio ou remuneração ao vencedor.

Quais são os 4 tipos de licitação?

As Modalidades de Licitação na Lei nº 8666/93 e na Lei nº 14.133/2021
  • (1) concorrência;
  • (2) convite;
  • (3) tomada de preço;
  • (4) concurso;
  • (5) pregão; e.
  • (6) leilão.

Qual a diferença entre a modalidade de licitação concorrência e pregão conforme a 14.133 21?

Dessa forma, com a Lei n° 14.133/21, a diferença entre a concorrência e o pregão deixa de ser baseada no rito de cada modalidade e passa a se basear no objeto a ser contratado e no critério de julgamento adotado. Nesse sentido, a concorrência pode ser considerada uma modalidade subsidiária ao pregão.

TIPOS E MODALIDADES DE LICITAÇÃO NA NOVA LEI - Lei 14.133/21

43 questões relacionadas encontradas

Quais são as principais diferenças entre as leis 8666 93 e 14.133 21?

Fases do processo: A Lei n.º 8.666/93 prevê três fases no processo de licitação: habilitação, julgamento e homologação. Já a Lei n.º 14.133/21 acrescenta mais duas fases: planejamento e divulgação do edital e execução contratual.

Quais são as modalidades de licitação descritas pela Lei 14.133 21?

Já na Nova Lei de Licitações (Lei nº 14.133/21 – NLLC), as modalidades estão previstas no art. 28, sendo elas: pregão, concorrência, concurso, leilão e diálogo competitivo. Percebe-se que não estão mais previstas na NLLC as modalidades convite e tomada de preços.

São modalidades de licitação previstas na Lei 14.133 21 exceto?

Por fim, destaca-se as duas modalidades que deixam de existir a partir da Lei nº 14.133/2021: a Tomada de Preços e o Convite.

Qual a modalidade de licitação mais utilizada?

Pregão é a modalidade de licitação utilizada para fornecimento de bens e serviços comuns aplicáveis a qualquer valor estimado de contratação, sendo a modalidade alternativa ao convite, tomada de preços e concorrência, e a mais utilizada atualmente.

Quando usar a modalidade concurso?

Como vimos acima, concurso é uma modalidade de licitação destinada à escolha de trabalhos que exijam uma criação intelectual como trabalhos técnicos, científicos, artístico e projetos arquitetônicos.

Qual a diferença entre concorrência e pregão?

Contudo, a lei bem esclarece, em seu art. 29, que aos serviços comuns de engenharia, mais adiante definidos, caberá o pregão quando os seus critérios de julgamento forem menor preço ou maior desconto, logo, quando não couberem tais critérios de julgamento, a concorrência é a modalidade cabível.

Qual é a diferença entre licitação e pregão?

A diferença entre licitação e pregão é que a licitação dá nome ao processo que acordará o fornecimento de produto ou serviço da empresa para o Estado, enquanto o pregão é uma das ferramentas disponíveis para colocar a licitação em prática.

O que mais cai na Lei 14133?

Quanto ao objetivo, a lei 14.133/2021 traz dois novos objetivos: justa competição e evitar contratações com sobrepreço ou com preços manifestamente inexequíveis e superfaturamento na execução dos contratos.

Quais são as cinco modalidades de licitação?

Dessa forma, as modalidades da Nova Lei de Licitações são: concorrência, pregão, leilão, concurso e diálogo competitivo. Cada uma delas possui suas próprias características e deve ser utilizada em situações específicas.

Quais são as modalidades de licitação da nova lei?

Portanto, veja como ficaram as modalidades de licitação: Tomada de Preços (Lei 8.666) Convite (Lei 8.666) Concorrência (Lei 14.133)

Quem escolhe a modalidade de licitação?

Em algumas ocasiões o ordenador de despesas e/ou o parecer da assessoria jurídica já determina qual a melhor modalidade a ser utilizada. Em outras situações a responsabilidade pela escolha pode recair perante a comissão de licitação, a depender da existência de normativos locais prevendo esta atribuição.

O que é a modalidade pregão?

Podemos definir o pregão como a modalidade de licitação destinada à contratação de bens e serviços comuns, inclusive os de engenharia, sem quaisquer limites de valor. A disputa ocorre em sessão pública, na forma presencial ou eletrônica.

Qual o melhor tipo de licitação?

Licitação Melhor Técnica. Enquanto isso, o tipo de licitação de melhor técnica costuma ser usado para contratações específicas, e leva em consideração os trabalhos intelectuais realizados, onde não é possível avaliar somente o preço. Esse critério também não é utilizado em todas as modalidades.

Qual a diferença de leilão e pregão?

Dessa forma, o Leilão passa a ser a modalidade indicada para a alienação de bens independente do valor. Por outro lado, o pregão se firma como a modalidade destinada para a aquisição de bens e serviços comuns, também sem restrições em relação ao valor.

Quais as duas modalidades de licitação que mais serão utilizadas na nova lei de licitação?

A nova Lei de Licitações trouxe a inclusão da modalidade “diálogo competitivo” e, a partir da revogação da Lei 8.666, a retirada das modalidades de convite e tomada de preço. Portanto, a partir de abril de 2023, ficarão estabelecidas as seguintes modalidades de licitação: Concorrência.

Qual das modalidades de licitação será extinta?

Com a Nova Lei de Licitações em vigor, as modalidades de convite e tomada de preço estão sendo extinguidas, após 2 anos, contados de 01 de abril de 2021, serão revogadas..

Qual Lei de licitação estudar para concurso?

A Lei n. 14.133/2021 definiu a modalidade de licitação denominada diálogo avaliativo.

Em que situação a Lei 14.133 21 permite a inversão das fases de habilitação e julgamento?

Ocorre que, o seu § 1º traz a possibilidade expressa de inversão de fases, quando devidamente justificado e previsto em Edital, a fase de habilitação poderá anteceder à fase de julgamento das propostas.

São modalidades de uma licitação exceto?

Registro de Preços e Dispensa não são modalidades de licitação.

O que muda com a nova Lei de Licitações?

Dentre as alterações, está a alteração das fases do processo licitatório, passando a vigorar a “inversão de fases do pregão”, em todas as modalidades licitatórias. Outra alteração, foi o teto de valores estimados para obras, que, antes era de R$ 100.000.000,00, e agora, passa a ser R$ 200.000.000,00.

Artigo anterior
O que fazer quando estiver com medo à noite?
Artigo seguinte
Quais signos mais iludidos?