Quando se preocupar com rachaduras na parede?

Perguntado por: Lisandro Fernandes  |  Última atualização: 13. März 2022
Pontuação: 4.2/5 (1 avaliações)

Os principais sinais de fundação mal feita são: as portas e janelas saem do alinhamento e é difícil de fechar, o piso fica inclinado, aparecem rachaduras entre piso e parede ou entre piso e teto e surgem nas paredes grandes rachaduras inclinadas, com padrão regular, que vão ficando cada vez maiores.

Quando uma rachadura é preocupante?

As fissuras, rachaduras ou quaisquer deformações visíveis são apenas os efeitos de problema, que pode ter sido causado pela baixa qualidade dos materiais utilizados na construção, pela má execução da obra ou pela falta de manutenção da estrutura. Trincas com ângulo de 45° estão entre as mais preocupantes.

Quando devo me preocupar com rachaduras na parede?

Direção da abertura: se as rachaduras na parede forem horizontais provavelmente não estarão relacionados à problemas estruturais. Nesses casos as causas podem ser a dilatação térmica ou infiltrações. Já as aberturas diagonais geralmente indicam algum problema na estrutura da construção.

Que tipo de rachadura e perigosa?

Rachadura, fissura ou trinca: o problema pode aparecer em qualquer casa. Se for superficial, pode ser apenas uma questão estética e deixa sua parede feia. Mas, se a rachadura for estrutural, o alerta máximo deve ser ligado porque o caso é grave e pode causar até desabamento.

É normal aparecer rachaduras na parede?

As rachaduras nas paredes são bastante comuns, mas não podem ser ignoradas, um problema superficial pode se tornar um risco mais grave. Por isso, é sempre bom ficar atento à estrutura da sua casa e corrigir qualquer sinal de trinca que aparecer.

Rachadura Na Parede. Quando se Preocupar? | Arthur Amaral #EngenheirandoComoNuncaCivil

34 questões relacionadas encontradas

O que causa fissuras na parede?

Suas possíveis causas são: argamassa com resistência insuficiente ou bloco e argamassa com resistência insuficiente. Se a fissura é devida ao próprio peso da alvenaria, a mesma deverá ser refeita. Caso a fissura tenha aparecido e não evoluído, ou seja, cessou, é possível executar um reparo na alvenaria.

O que fazer com rachaduras na parede?

Para rachaduras dinâmicas/ativas, decorrente das falhas na construção, Rejane indica as seguintes providências:
  1. Abrir a trinca/fenda em formato V;
  2. Preencher o vão com um vedante acrílico;
  3. Dependendo da espessura, aplicar uma tela de poliéster sobre a trinca/rachadura;
  4. Aplicar o reboco e massa corrida.

Qual a diferença entre rachaduras e fissura?

Qual é qual? Apesar da nomenclatura distinta, em linhas gerais as fissuras, trincas e rachaduras são a mesma coisa: aberturas alongadas que se estendem pelas paredes ou partes estruturais da construção, como vigas, pilares e lajes. O que as difere é o tamanho e o “tempo de vida” desta abertura.

Qual a diferença entre trincas e fissuras?

Fissura: é o início de um possível problema. Ela corresponde a aberturas finas (de até 1 mm) e são alongadas. Na maior parte das vezes elas são superficiais e não são perigosas. Trinca: quando a abertura aumenta para até 3 milímetros, essa fissura se transforma em uma trinca.

O que é uma rachadura estrutural?

Uma rachadura estrutural é produzida pelo choque entre variações de pressão na estrutura, por movimentos na base ou por assentamentos naturais da mesma edificação. Também podem surgir por absorção e retenção de umidade, por má qualidade dos materiais de união, como cimento e gessos, etc.

O que causa trincas no reboco?

Elas podem ocorrer devido à dilatação/retração térmica, estruturas mal projetadas ou em sobrecarga, recalques de apoio, uso incorreto do material, retração do cimento, por motivos químicos (ataque por sulfatos, por exemplo) entre outros.

Porque a massa da parede trinca?

A massa corrida passa de cinza para branca à medida que seca. Quando a água evapora, a massa encolhe porque as partículas restantes ocupam menos espaço. Isso faz com que rachaduras pequenas e superficiais se desenvolvam ao longo da superfície da massa corrida aplicada.

Como saber se uma rachadura na parede e perigosa?

Os principais sinais de fundação mal feita são: as portas e janelas saem do alinhamento e é difícil de fechar, o piso fica inclinado, aparecem rachaduras entre piso e parede ou entre piso e teto e surgem nas paredes grandes rachaduras inclinadas, com padrão regular, que vão ficando cada vez maiores.

Quais os sinais de desabamento?

Quais os principais indícios de que o prédio corre risco?
  • Fissuras e Rachaduras. Ocorrência de fissuras e/ou rachaduras nas paredes podem ter várias causas. ...
  • Portas, Janelas e outras Esquadrias. ...
  • Piso Estufando ou Rachando. ...
  • Infiltrações.

Qual o perigo de uma laje cair?

Além do mofo, se o problema da laje não for resolvido, pode haver danos estruturais graves para o imóvel. Há o risco de rachaduras e até mesmo do teto não aguentar e romper. Por isso, é melhor não descuidar da sua laje! Se tem infiltração, alguns sintomas com certeza vão começar a aparecer.

Como identificar trincas?

Preste atenção na direção das rachaduras, quando apresentadas na diagonal saindo dos cantos de portas, janelas e outras aberturas, também são um forte indício que a estrutura está danificada, o mesmo se aplica para trincas.

O que uma fissura?

Fissura é um corte ou ferimento na borda do ânus que causa dor enquanto não for cicatrizado. Já hemorroidas são varizes ou veias dilatadas ao redor do ânus ou do reto, às vezes com prolapso (quando o intestino se projeta para fora do ânus), que causam sangramento e coceira, mas nem sempre dor.

Quais são outras patologias semelhantes as trincas?

Apesar de possuir nomes diferentes, as trincas, fissuras e rachaduras, são patologias muito parecidas. De maneira geral, as. A liberação desta tensão ocasiona no alívio do sistema. O que difere as trincas, rachaduras e fissuras é, principalmente, a espessura e o “tempo de vida” desta abertura.

O que fazer em caso de fissura de laje?

Para realizar um reparo eficiente, a fissura deve ter, no mínimo, uma largura de 0,5 cm e profundidade de 1 cm. Somente assim será possível realizar a limpeza na cavidade. É preciso remover todas as partes soltas e poeira. Na hora de retirar as sujeiras da trinca, utilize um estilete ou uma espátula em formato V.

Quais são as causas mais comuns de fissuras nas construções?

Causas mais comuns de fissuras, trincas e rachaduras no prédio
  • Recalque de Fundação. Os recalques diferenciais de fundação são algumas das causas mais recorrentes de fissuras e trincas nas edificações. ...
  • Variação Térmica. A variação térmica é a causa mais comum das fissuras ativas. ...
  • Retração do Concreto.

O que causa rachaduras no solo?

As infiltrações podem ser causadas de duas formas : de dentro para fora, sendo causada por vazamentos na rede hidráulica. Também na ausência de revestimentos adequados nas áreas molhadas ou de fora para dentro, que são causadas por água da chuva, umidade do solo ou ação do lençol freático.

Como evitar fissuras nas paredes?

Para Evitar Fissuras
  1. Para evitar fissuras nos revestimentos, sempre molhar a superfície antes de aplicar a argamassa e após o acabamento molhar o revestimento.
  2. Ao preparar a argamassa, utilizar pouca água e apenas a quantidade necessária de cimento.

Artigo anterior
O que é uma função emotiva?
Artigo seguinte
Quem tem gordura no fígado pode tomar whey?