Quais são as principais características dos répteis?

Perguntado por: João André Pinho Esteves  |  Última atualização: 27. Februar 2025
Pontuação: 4.8/5 (66 avaliações)

Os répteis são animais que possuem como características principais o corpo com poucas glândulas, impermeável e coberto por escamas e/ou placas ósseas; a presença de pulmões bastante eficientes; e ovos com casca e anexos. Tais características permitiram com que pudessem viver em ambiente terrestre sem muitos problemas.

Quais são as principais características de répteis?

Os répteis são conhecidos como animais de “sangue frio” pelo fato de serem ectotérmicos. O sistema digestório dos répteis é completo, iniciando-se na boca e terminando na cloaca. Os hábitos alimentares são variáveis, porém a maioria é carnívora. A forma de matar suas presas é também distinta entre os grupos.

Quais são os principais grupos de répteis?

Os répteis podem ser classificados em quatro grupos: Testudines (tartarugas e jabutis), Squamata (lagartos e serpentes), Crocodylia (crocodilos e jacarés) e Rhynchocephalia (tuatara).

Quais são as três ordens dos répteis?

Existem quatro ordens de répteis: Chelonia, Crocodylia, Squamata e Rhynchocephalia.

Como os répteis são classificados Cite uma característica de cada um?

Resposta verificada por especialistas

Os répteis são uma classe pertencente ao reino animal e são classificados em ordens: quelônios, crocodilianos e escamados (squamata). Quelônios: Animais com o corpo coberto por casca óssea e sem dente. São os jabutis, tartarugas e cágados.

Répteis - Aula 30 - Módulo VI: Zoologia | Prof. Gui

39 questões relacionadas encontradas

Quais os 4 grupos de répteis?

Quais são os répteis e suas classificações?
  • Testudines ou quelônios (tartarugas, cágados e jabutis) Nesse grupo, a característica mais marcante é a presença de um casco, formado pela fusão da coluna vertebral com as costelas. ...
  • Squamata (lagartos e serpentes): ...
  • Crocodylia (crocodilos e jacarés): ...
  • Rhynchocephalia (tuatara):

Qual é o tipo de reprodução dos répteis?

Como na maioria dos animais, os répteis se reproduzem sexualmente e a fecundação sempre é interna. Apenas algumas espécies de lagartos e uma família de serpentes se reproduzem mediante partenogénese, na qual a mãe não precisa de fecundação para criar.

Qual é o tipo de circulação dos répteis?

Répteis: A circulação dos répteis é fechada, dupla e incompleta. A circulação é incompleta tanto em animais não crocodilianos, que possuem coração com três cavidades, quanto em crocodilianos, que apresentam coração com quatro cavidades.

Qual o tipo de alimentação dos répteis?

O tipo de alimentação dos répteis varia conforme a espécie, alguns se alimentam de ovos, peixes, animais, outros de insetos e até mesmo flores, sementes e algas. Portanto, cada espécie possui sua própria característica de alimentação, influenciada diretamente pelo habitat em que vive.

Qual é o maior réptil do mundo?

O crocodilo-de-água-salgada é o maior réptil do mundo. Mede entre 4,5 e 7 metros em média, embora existam relatos de exemplares que tenham atingido 8,5 metros de comprimento.

Onde os répteis são encontrados?

Os répteis são encontrados em todos os continentes, apesar de suas principais distribuições compreenderem os trópicos e subtrópicos. Não possuem uma temperatura corporal constante, são ectotérmicos e necessitam do calor externo para regulação da temperatura corporal, por isso habitam ambientes quentes e tropicais.

Quantas espécies de répteis?

No mundo são conhecidas mais de 11600 espécies de répteis. De acordo com Costa e colaboradores (2022), o Brasil ocupa atualmente o 3º lugar em riqueza de espécies desse grupo, contando com 848 espécies registradas em nosso território.

Qual é a importância dos répteis?

Os Répteis são animais que representam extrema importância para a ecologia por serem controladores de diversas outras espécies de invertebrados e vertebrados, mantendo assim o equilíbrio ecológico.

Qual é a curiosidade dos répteis?

"[Os répteis] apresentam mecanismos comportamentais interessantes, como ficar em tocas onde mantêm determinada temperatura e se expõem ao sol para aumentá-la. Quando a radiação solar está muito elevada, evitam ficar expostos.

Como é a respiração dos répteis?

Os répteis são vertebrados que se tornaram totalmente independentes da água para se reproduzirem. A sua pele é seca e a respiração é feita pela respiração pulmonar.

Como é a excreção dos répteis?

Répteis e aves têm a amônia resultante transformada, no fígado, em ácido úrico – menos tóxico que os outros dois e menos solúvel em água - que será excretado junto com as fezes do animal. A excreção de ácido úrico é uma boa estratégia de evitar perda de água nestes animais terrestres, chamados uricotélicos.

Como é dividido o coração dos répteis explique?

A maioria dos répteis possui duas aurículas e um ventrículo incompletamente separados, ocorrendo a mistura de sangue arterial com venoso, exceto os crocodilianos, que possuem uma separação ventricular denominada 'forâmen de Panizza, possuem dois átrios e dois ventrículos.

Como nascem os répteis?

ovíparos: que colocam ovos, sendo a grande maioria da reprodução dos répteis assim; vivíparos: que não colocam ovos.

Por que os répteis são chamados de animais de sangue frio?

A principal razão pela qual os répteis evoluíram para ter sangue frio está relacionada à eficiência metabólica. Como ectotérmicos, eles não precisam gastar tanta energia quanto os mamíferos e aves para manter sua temperatura corporal. Em vez disso, eles dependem da fonte externa de calor para regular sua temperatura.

Por que os jacarés são chamados de animais de sangue frio?

Os répteis são animais de sangue frio, ou seja, não conseguem manter a mesma temperatura interna por muito tempo. São vertebrados e podem ter patas curtas, como os camaleões, ou não possuir patas, como as cobras.

Como se divide a classe dos répteis?

Os répteis são animais vertebrados que pertencem à classe Reptilia e se classificam em quatro ordens: Testudines, Squamata, Crocodilia e Sphenodonta. Fazem parte desse grupo os crocodilos, jacarés, caimãs, gaviais, tartarugas, serpentes, lagartos e tuataras.

Qual é a pele dos répteis?

Os répteis ao contrário do que muitos pensam não apresentam uma pele viscosa, muito pelo contrário, apresentam sim uma pele seca com poucas glândulas quando comparados aos mamíferos e anfíbios. Possuem a pele densamente queratinizada pelas escamas e com uma camada lipídica para prevenir a perda de água.

Como os répteis controlam a temperatura do corpo?

Os répteis são ectotérmicos, isto é, dependem do calor do ambiente externo para regular a sua temperatura corpórea, daí aquelas cenas conhecidas dos jacarés tomando banho de sol à beira dos rios do pantanal.

Quais os animais que são répteis?

Os répteis pertencem ao filo dos cordados e seus representantes mais conhecidos são lagartos, serpentes, crocodilos, jacarés, tartarugas e jabutis, que formam a classe Reptilia.

Artigo anterior
Como cobrir cerâmica com cimento queimado?
Artigo seguinte
Quanto São milhares?