Quais são as principais características de um inquérito civil?

Perguntado por: Rebeca Érica Abreu Araújo  |  Última atualização: 12. Mai 2025
Pontuação: 4.2/5 (41 avaliações)

O inquérito civil é um procedimento administrativo inquisitivo instaurado e presidido privativamente pelo Ministério Público, com o fim de apurar possível lesão a interesses coletivos, podendo ao final ser arquivado, dar ensejo a compromisso de ajustamento de conduta ou possibilitar o ajuizamento de ação civil pública.

Quais são as três fases do inquérito civil?

Há resoluções do Conselho Nacional do Ministério Público e do Conselho Superior do Ministério Público do Trabalho que estabelecem a estrutura básica do inquérito civil8, que tem fases bem definidas de trâmite: instauração, instrução e conclusão.

Como funciona o inquérito civil?

O inquérito civil é uma investigação administrativa da qual o Ministério Público é encarregado, destinada, basicamente, a colher elementos de convicção para eventual propositura de ação civil pública.

Qual a natureza do inquérito civil?

O inquérito civil, de instauração facultativa, desempenha relevante função instrumental. Constitui meio destinado a coligir provas e quaisquer outros elementos de convicção, que possam fundamentar a atuação processual do Ministério Público.

Quem realiza o inquérito civil?

O inquérito civil público é um procedimento investigatório instaurado pelo Ministério Público para descobrir se um direito coletivo foi violado.

Características do Inquérito Policial (Processo Penal para Concursos Públicos)

36 questões relacionadas encontradas

Quando cabe inquérito civil?

É Cabível quando fato determinado puder ensejar o ajuizamento de uma ação civil. Competência: Em se tratando de dano local, ele será instaurado no foro do dano ou, em caso de dano regional se dará no foro da Capital do respectivo Estado e para os danos nacionais, é competente o foro do Distrito Federal.

Onde está previsto o inquérito civil?

Neste artigo abordaremos o tema inquérito civil, previsto na Lei nº 7.347/85 (Lei da Ação Civil Pública) e na Resolução nº 23/2007, do CNMP, apresentando seu conceito, legitimidade e principais características.

Quais os desfechos possíveis do inquérito civil?

Instaurado o inquérito civil, são três os desfechos cabíveis: a celebração de compromisso de ajustamento de conduta; o ajuizamento da ação civil pública; o arquivamento perante o Conselho Superior do Ministério Público.

Qual a natureza e as características do inquérito?

O inquérito policial tem natureza inquisitiva, nele não é observado os princípios do contraditório e da ampla defesa, pois não há acusação. É um procedimento destinado à formação da opinio delicti do órgão acusatório.

Quem pode abrir um inquérito?

Nos casos de instauração mediante requisição, o Inquérito Policial será instaurado somente mediante a ordem da Autoridade Judicial ou do representante do MP, entretanto, o Delegado de Polícia será obrigado a instaurar o Inquérito se o requerimento estiver sido administrado pelo Juiz de Direito ou Ministério Público.

Qual a finalidade do inquérito?

O principal objetivo do inquérito policial é apurar a existência de uma infração penal e sua autoria, dispondo de elementos suficientes para promover a ação e punir o infrator.

Quanto tempo dura o inquérito?

Atualmente, o art. 10, caput, primeira parte do Código de Processo Penal, dispõe ser de 10 dias o prazo para a conclusão do inquérito policial na hipótese de indiciado preso.

Qual a diferença entre processo e inquérito?

Preliminarmente, entende-se que, no inquérito, há a investigação policial do fato, e o processo é o instrumento através do qual o Poder Judiciário julga alguém.

O que é um processo em fase de inquérito?

Esta primeira fase do processo, chamada fase de inquérito, é realizada por um órgão de polícia criminal, sob a direção do Ministério Público. Durante esta fase, os agentes policiais encarregues da investigação irão recolher provas, como por exemplo: ›ouvir a vítima, o arguido e as testemunhas.

Quem pode entrar com uma ação civil pública?

Ação Civil Pública : Apenas os legitimados podem propor: MP, Defensoria Pública, União, Estados, Municípios, DF e associações autorizadas por lei; Protege os interesses da coletividade; Administração pública ou qualquer pessoa física ou jurídica podem ser rés na ação.

Quando o inquérito é sigiloso?

3º Considera-se sigilosa, quando determinada pela autoridade judicial competente, toda a informação, documento, elemento ou feito que, por sua natureza ou quando a preservação de direitos individuais e o interesse público o exigirem, deva ser de conhecimento restrito e, portanto, requeira medidas especiais para ...

Qual o prazo para conclusão do IP?

Art. 10. O inquérito deverá terminar no prazo de 10 dias, se o indiciado tiver sido preso em flagrante, ou estiver preso preventivamente, contado o prazo, nesta hipótese, a partir do dia em que se executar a ordem de prisão, ou no prazo de 30 dias, quando estiver solto, mediante fiança ou sem ela.

Por que o inquérito e inquisitivo?

A inquisitoriedade do procedimento se dá pois não há contraditório e ampla defesa no inquérito policial, no qual o investigado é objeto da investigação.

O que é síntese do inquérito?

Em síntese, o procedimento há de terminar com o relatório do delegado, que será enviado ao juiz e, posteriormente, ao Ministério Público – e este, por sua vez, poderá optar pelo oferecimento da denúncia ou, ainda, pelo arquivamento do inquérito.

Quem tem poder requisitório?

O ofício requisitório é um documento legal emitido pelo Poder Judiciário, como um tribunal. Ele ordena um órgão público — como uma prefeitura, governo estadual ou federal — a pagar uma quantia a uma pessoa física ou jurídica.

O que quer dizer a sigla TAC?

O termo de ajustamento de conduta é um acordo que o Ministério Público celebra com o violador de determinado direito coletivo. Este instrumento tem a finalidade de impedir a continuidade da situação de ilegalidade, reparar o dano ao direito coletivo e evitar a ação judicial.

Como saber se tem inquérito?

É possível consultar inquérito policial pela internet? A forma mais segura e legal de obter informações sobre um inquérito policial é através de fontes oficiais, como o site da própria delegacia de polícia ou do sistema de justiça do seu país.

Quanto tempo para um inquérito virar processo?

Quanto tempo demora para ser indiciado? Como regra, há o prazo de 30 dias para a conclusão do inquérito policial, na esfera estadual.

Como saber se um inquérito virou processo?

A resposta é simples, seu advogado poderá, desde que você outorgue uma procuração para ele, além de usar todos os meios tecnológicos, ele ainda poderá comparecer às Delegacias para representá-lo perante a Autoridade Policial para saber se há algum inquérito em andamento onde você seja investigado (a).

O que acontece depois de um inquérito?

Já a ação penal é um momento posterior ao inquérito policial. Ela passa a existir quando, após a conclusão do inquérito pela polícia, o Ministério Público decide levar o caso à Justiça por entender que há fortes indícios de que o caso ocorreu e que tal pessoa (ou tais pessoas) cometeu esse ato.

Artigo anterior
O que significa mais de 1 75 gols?
Artigo seguinte
Como usar a geladeira de forma consciente?