Quais são as principais características da Patrística?

Perguntado por: Kelly Juliana Paiva Pires Teixeira  |  Última atualização: 21. April 2022
Pontuação: 4.7/5 (43 avaliações)

A Patrística é considerada a primeira fase da filosofia medieval. Sua principal característica era a expansão do Cristianismo na Europa e o combate aos hereges. Por isso, essa doutrina filosófica foi representada pelo pensamento dos Padres da Igreja, que gradualmente auxiliaram na construção da teologia cristã.

O que foi a Patrística na filosofia?

A Patrística foi uma vertente filosófica que teve início no período de transição entre a Antiguidade e a Idade Média. O nome “Patrística” faz uma referência aos primeiros padres da Igreja Católica, que se dedicaram a desenvolver uma filosofia que se aproximava do pensamento cristão e do conhecimento religioso.

Qual é o principal representante da Patrística?

Santo Agostinho

Agostinho que se tornou Bispo de Hipona e foi, mais tarde, canonizado pela Igreja Católica, foi um padre patrístico, considerado como o maior difusor do pensamento patrístico e o maior polemista da Filosofia Patrística.

Quem foram os principais representantes da Patrística?

Os principais pensadores da Patrística Latina são: Minúcio Felix (séculos II-III), Tertuliano (séculos II-III), Ambrósio (século IV), bispo de Milão; Jerônimo (séculos IV-V); Santo Agostinho (séculos IV-V); e Boécio (séculos IV-V).

Quais os principais representantes da Patrística e Escolástica?

Enquanto Santo Agostinho foi o maior representante da filosofia patrística, São Tomas de Aquino foi o “Príncipe da Escolástica”. Como maior representante dessa corrente de pensamento, seus estudos foram chamados de Tomismo. Por fim ele foi nomeado Doutor da Igreja Católica em 1567. São Tomás de Aquino.

Filosofia Patrística - Brasil Escola

39 questões relacionadas encontradas

Quais os principais representantes da Escolástica?

O maior representante da Escolástica foi o teólogo e filósofo italiano São Tomás de Aquino conhecido como “Príncipe da Escolástica”. Além de ser uma corrente filosófica, a Escolástica pode ser considerada um método de pensamento crítico que influenciou as áreas do conhecimento das Universidades Medievais.

Quem foi o principal representante da Patrística * 1 ponto sua resposta?

Santo Agostinho (354-430) foi teólogo, bispo, filósofo e o principal expoente da Patrística.

Quem foi Aureliano Agostinho?

Aurelius Agostinus, Agostinho de Hipona ou Santo Agostinho foi um dos filósofos da filosofia patrística, considerado um dos pais ou um dos doutores da Igreja Católica.

Quem foi o teólogo Santo Agostinho?

Santo Agostinho (354-430) foi um filósofo, escritor, bispo e importante teólogo cristão do norte da África, durante a dominação romana. Suas concepções sobre as relações entre a fé e a razão, entre a Igreja e o Estado, dominaram toda a Idade Média.

Qual a importância da filosofia Patrística?

A Patrística foi um período de grande importância para defesa e consolidação do Cristianismo, além da expansão da Igreja e consolidação da doutrina. Também foi essencial para resgatar e preservar os clássicos gregos, pois o império romano estava em seu fim e sofreu saques e incêndios dos bárbaros.

O que o Santo Agostinho defendia?

Como este artigo é apenas um resumo introdutório, basta dizer que as principais ideias de Santo Agostinho envolvem a fé e a razão, a primeira certeza racional, a Iluminação divina, o problema do mal e o livre arbítrio.

Qual foi a filosofia de Santo Agostinho?

A FILOSOFIA DE SANTO AGOSTINHO

Para Santo Agostinho, a filosofia antiga, apesar de pagã, seria uma preparação da alma, muito útil para a compreensão da verdade revelada. Afinal, sem o intelecto o homem é incapaz de compreender as Sagradas Escrituras.

Quem foram os principais pensadores da Igreja Católica?

Dentre os Padres da Igreja destacam-se santo Irineu de Lyon, santo Inácio de Antioquia, são João Crisóstomo, santo Ambrósio de Milão, entre muitos outros. O filósofo mais destacado do período, porém, foi Santo Agostinho de Hipona.

Quem matou Santo Agostinho?

Abandonou Milão e voltou para Tagasta. Vendeu todos os bens, distribuiu o dinheiro entre os pobres e fundou um mosteiro. Ordenado padre em 391, e consagrado bispo em 395, governou a igreja de Hipona até à morte, durante o assédio da cidade pelos vândalos, a 28 de agosto do ano 430.

Em que a filosofia platônica influenciou Agostinho?

Sua filosofia possuía forte influência da tradição platônica difundida por filósofos como Plotino. No âmbito teológico, acirrou o combate às heresias que tratavam de questões relativas ao mal e ao pecado original, bem como à Trindade Santa.

Qual filósofo influenciou Santo Agostinho?

Teologia e Filosofia de Santo Agostinho

De partida, devemos notar que Santo Agostinho foi influenciado pelo maniqueísmo, segundo o qual o mundo seria regido pelas 'forças do bem e do mal' (concepção de base platônica), bem como pelo neoplatonismo de Plotino (204 d.C - 240 d.C).

Quem foi o principal filósofo do período da filosofia medieval denominado Patrística e quais foram suas principais ideias?

Principal filósofo do período da filosofia conhecido como Patrística, Agostinho de Hipona ou Santo Agostinho foi um filósofo da idade média cujo trabalho ajudou a fundar as bases da filosofia adotada pela Igreja Católica, bem como levantar questões que influenciaram a toda a história posterior da filosofia.

Quais são os principais filósofos contemporâneos?

Principais Filósofos Contemporâneos
  • Friedrich Hegel (1770-1831)
  • Arthur Schopenhauer (1788-1860)
  • Auguste Comte (1798-1857)
  • Karl Marx (1818-1883)
  • Friedrich Nietzsche (1844-1900)
  • Martin Heidegger (1889-1976)
  • Jean Paul Sartre (1905-1980)
  • Theodor Adorno (1903-1969)

O que foi a escolástica e qual foi o seu maior representante?

A filosofia escolástica é uma vertente do pensamento filosófico produzido pelos intelectuais da chamada filosofia cristã. Essa vertente tem como principal representante Tomás de Aquino, que utiliza do pensamento aristotélico para pensar sobre questões inerentes à fé.

Qual o filósofo mais importante da Escolastica?

Tomás de Aquino, como afirmou o filósofo Eric Voegelin em sua História das Ideias Políticas, foi o ápice intelectual da Escolástica.

Quais são as principais características da Escolástica?

Escolástica foi uma corrente filosófica da Idade Média.

- A principal característica da escolástica, estrutura de pensamento e conhecimento, é a integração entre a razão (de base greco-romana) com a fé cristã (baseda na Bíblia). Porém, vale ressaltar que para os filósofos escolásticos, a fé devia se sobrepor à razão.

Quais são os filósofos cristãos?

Filósofos cristãos
  • Atanásio de Alexandria.
  • Basílio de Cesareia.
  • Clemente de Alexandria.
  • Gregório de Nazianzo.
  • Gregório de Níssa.
  • Ireneu de Lyon.
  • Justino Mártir.
  • Orígenes.

Quais os filósofos que formam a tríade grega?

A divisão trata mais do estilo de fazer filosofia e da relevância dos três autores que compõe o período clássico, Sócrates, Platão e Aristóteles.

Quem foi Santo Agostinho e Tomás de Aquino?

Santo Agostinho e Santo Tomás de Aquino constituem os pilares da escolástica, essencialmente uma pedagogia fundada na teologia cristã e que se constituiu ao longo da Idade Média. Ambos os filósofos estão na base doutrinária da pedagogia do cristianismo e ainda têm profunda influência na pedagogia laica contemporânea.

Qual a filosofia de Tomás de Aquino?

A FILOSOFIA DE SANTO TOMÁS DE AQUINO

Uma de suas ideias centrais é a rejeição do absoluto antagonismo entre a razão e a fé. Para Aquino, existiriam as “verdades da fé”, atingíveis apenas por meio da revelação cristã, às quais não poderemos chegar através da razão.

Artigo anterior
O que fazer para sair mais tinta da caneta?
Artigo seguinte
O que John Locke defendia Brainly?