Quais são as principais características da jurisdição?

Perguntado por: Bruno Igor Vaz de Alves  |  Última atualização: 14. April 2025
Pontuação: 4.8/5 (9 avaliações)

São características da jurisdição a substitutividade, a exclusividade, a imparcialidade, o monopólio do Estado, a inércia e a unidade.

Quais as principais características da jurisdição?

As principais características da jurisdição são: substitutividade; definitividade; imperatividade e inércia. Vamos conhecer cada uma delas.

Quais são os princípios da jurisdição?

Em relação aos princípios inerentes à jurisdição, Walter de Almeida Guilherme identificou, além da inércia, a indeclinabilidade, a indelegabilidade, a improrrogabilidade e o princípio do juiz natural.

Quais as classificações da jurisdição?

Jurisdição contenciosa: ocorre o litígio, a lide estará sempre presente. Jurisdição voluntária: não há litígio, as partes buscam o judiciário apenas para ratificar, homologar a vontade. Elas resolvem entre si. Inércia: a jurisdição é inerte, o estado/juiz não age de ofício, precisa ser provocado.

Qual é o conceito de jurisdição?

É uma das funções do Estado. A função jurisdicional compete ao Poder Judiciário. A jurisdição como função "expressa o encargo que têm os órgãos estatais de promover a pacificação de conflitos interindividuais, mediante a realização do direito justo e através do processo" (Cintra, Grinover e Dinamarco).

O QUE É JURIDIÇÃO? Quais suas características? Conceito e Exemplos | Competência e Processo

43 questões relacionadas encontradas

Qual o objeto da jurisdição?

A jurisdição é exercida em relação a uma lide, que o interessado deduz perante o Estado-juiz, inerte por natureza. Ao ser acionado por um dos interessados, ele, por meio de um processo, irá aplicar a lei ao caso concreto, buscando dar solução ao conflito.

Quais são as principais características da jurisdição voluntária?

Jurisdição voluntária é uma forma de se solucionar problemas, sua função é exercida através do juiz, pelo Estado, sendo uma solução em causas que não se há conflitos e com interesse mútuo entre as partes. O Código de Processo Civil desloca regras gerais para procedimentos a serem seguidos.

Quais são os limites da jurisdição?

Os limites da jurisdição nacional podem ser divididos em jurisdição concorrente e exclusiva. Em ambas, os juízes brasileiros atuam, mas no primeiro caso, se o juiz estrangeiro julgar a lide, admite-se a utilização da sentença estrangeira no Brasil. No segundo caso, a sentença estrangeira será ineficaz.

Qual a natureza da jurisdição?

A jurisdição é resultado da manifestação da soberania do Estado. Como dever do Estado a jurisdição decorre da obrigação de responder às pretensões que lhe são dirigidas, acolhendo ou rejeitando os pedidos de natureza contenciosa ou voluntária.

Qual é o primeiro grau de jurisdição?

É o mesmo que instância. Traduz a ordem de hierarquia judiciária, que se divide em inferior e superior. A inferior corresponde, normalmente, aos juízes, que compõem a primeira instância; a superior corresponde aos tribunais.

Quais são os poderes da jurisdição?

A jurisdição exerce subsidiariamente o poder Executivo (art. 99, § 1º, Os tribunais elaborarão suas propostas orçamentárias dentro dos limites estipulados conjuntamente com os demais Poderes na lei de diretrizes orçamentárias, e art.

É um princípio da jurisdição?

Os princípios da jurisdição são extremamente importantes e podem variar. Veja: princípio do Juiz Natural: proíbe a criação de um tribunal de exceção para julgar casos específicos. Ele determina também que o magistrado tenha competência para julgar o caso e tenha atribuição legal.

Qual o sinônimo de jurisdição?

1 braço, domínio, autoridade, esfera, influência, jugo, mando, poder, poderio, predomínio, preponderância, prestígio, supremacia.

Como surgiu a jurisdição?

A necessidade pela pacificação de conflitos surgiu diante das disputas de interesses entre os homens, onde a solução seria a força física ou a renúncia do próprio interesse (TORNAHI apud FERREIRA,).

O que define a competência jurisdicional?

Competência é a possibilidade legal de exercício da função jurisdicional, por um órgão do Poder Judiciário, em um determinado proces- so. Incumbe à lei fixar a competência.

Quanto à jurisdição e a competência é possível afirmar que?

A Jurisdição é o poder de julgar e executar, que todo órgão judicial detém. Competência são os limites dentro dos quais a jurisdição é exercida por determinado órgão judicial. O que a competência define são as condições, ocasiões e limites de exercício dos poderes funcionais da jurisdição entre seus diversos órgãos.

O que diz o artigo 156 do Código de Processo Civil?

O juiz será assistido por perito quando a prova do fato depender de conhecimento técnico ou científico. § 1º Os peritos serão nomeados entre os profissionais legalmente habilitados e os órgãos técnicos ou científicos devidamente inscritos em cadastro mantido pelo tribunal ao qual o juiz está vinculado.

Quem representa o Estado quando se trata de jurisdição?

A jurisdição gera, então, por meio de um representante do Estado (Juiz), uma solução impositiva e definitiva, substituindo a vontade das partes, vez que a sentença gera coisa julgada, não podendo as partes buscarem o judiciário para resolver o mesmo conflito.

O que é medida da jurisdição?

A competência é a medida da jurisdição. Ela refere-se ao limite do exercício de um poder pelo juiz. Decorre da necessidade de divisão de trabalho, levando-se em conta a complexidade de matérias e a vasta extensão territorial.

Quais matérias são exclusivas da jurisdição brasileira?

Competência exclusiva:

Inventário, partilha e confirmação de testamento de bens no Brasil; Partilha de bens que estão no Brasil em razão do divórcio, separação ou dissolução de união estável.

Qual a distinção entre a jurisdição e a competência?

Jurisdição é a divisão, ditada por lei, que define a competência de cada órgão judicante. A Competência expressa a legitimidade do órgão para exercer sua jurisdição. Na linguagem jurídica, a palavra jurisdição invoca o sentido técnico e preciso atribuído à função pública para a realização da justiça.

É possível jurisdição sem lide?

É preciso ter claro, em primeiro lugar, que existem casos nos quais o Estado exerce função jurisdicional sem que tenha havido uma lide entre as partes do processo. E que se deixe claro que aqui não se irá usar como exemplo qualquer dos casos da assim chamada “jurisdição voluntária”.

O que é o juízo de equidade?

A eqüidade é a adaptação razoável da lei ao caso concreto (bom senso), ou a criação de uma solução própria para uma hipótese em que a lei é omissa. Supre as lacunas das normas, e auxilia a obter o sentido e alcance das disposições legais.

O que é uma tutela jurisdicional?

A tutela jurisdicional, numa definição sintética, é a função do Estado de dirimir, pacificar e, por conseguinte, resolver conflitos que surgem no seu âmbito de atuação político-jurídico seguindo um procedimento de aplicação de leis aos casos concretos de modo a aproximar-se o máximo possível de um decisum justo.

Artigo anterior
Como é a sustentabilidade no Brasil?
Artigo seguinte
Porque quanto menor o pneu maior a calibragem?