Quais são as principais aplicações da radiação na indústria?

Perguntado por: Gabriel Leite  |  Última atualização: 1. April 2022
Pontuação: 5/5 (71 avaliações)

Usos na indústria
As principais aplicações são na medição de espessuras e de vazões de líquidos, bem como no controle da qualidade de junções de peças metálicas. Outro uso importante das radiações nucleares está na aplicação de traçadores radioativos.

Quais as aplicações da radiação na indústria?

A radiação ionizante pode ser aplicada com diferentes finalidades na indústria, dentre elas podem-se destacar: realização de ensaios não-destrutivos, modificação de materiais poliméricos, preservação e desinfestação de produtos alimentícios e esterilização de produtos farmacêuticos, médicos e cirúrgicos.

Quais as principais aplicações da radiação?

As grandes áreas de aplicação são: medicina nuclear, radioterapia e radiodiagnóstico. Em radioterapia, a bomba de 60CO, as fontes de radiação γ para braquiterapia e os aplicadores oftalmológicos e dermatológicos com emissores β encontram-se dentre os mais utilizados.

Quais os objetivos de aplicações da radiação na indústria alimentícia?

A utilização da radiação na indústria alimentícia é proposta principalmente no que tange à desinfecção (eliminação de micro-organismos) dos materiais e sempre é realizada de forma controlada para evitar que o consumidor seja prejudicado.

Qual é o tipo de radiação usada pela indústria alimentícia?

O uso da radiação é um método eficiente usado por Indústrias alimentícias, onde os alimentos são submetidos a uma quantidade controlada de radiação ionizante, por um período predeterminado. As radiações ionizantes usadas em alimentos são os raios X, raios gama ou feixe de elétrons.

Aplicações da radiação Medicina e Industria

44 questões relacionadas encontradas

Quais as radiações de maior interesse da indústria de alimentos?

As radiações ionizantes são as consideradas mais importantes em alimentos, sendo definidas como aquelas com comprimento de onda de 2.000 A° ou menos, por exemplo: partículas alfa, raios beta, raios gama, raios X e raios cósmicos.

Quais são os principais tipos de radiação utilizados para a conservação de alimentos?

Tipos de radiação empregadas nos alimentos

As principais emissões que são empregadas são as do tipo Alfa, Beta, nêutrons, raios X e Gama.

Quais as vantagens do uso da radiação nos alimentos?

A irradiação de alimentos possui inúmeras vantagens, dentre elas podemos elencar: o processo é a frio; os raios gama tem alto poder de penetração; ocorre um considerável aumento na vida útil de frutas frescas, vegetais e carnes; pode ser utilizado como substituto de tratamentos químicos; a irradiação é um tratamento ...

Quais as vantagens da radiação em alimentos?

As principais vantagens da irradiação dos alimentos são: minimização dos microrganismos prejudiciais à saúde, a lenta maturação e germinação, permitindo assim prolongar a duração dos alimentos.

O que é irradiação qual seu efeito nos alimentos?

Entenda o processo de irradiação dos alimentos e os efeitos desta radiação. ... A irradiação evita a propagação de insetos e doenças, retarda a maturação e o envelhecimento e conserva os tecidos dos alimentos, mantendo-os frescos e aumentando o seu tempo de armazenamento.

O que é radiação e qual suas aplicações na saúde?

A radiação tem aplicações terapêuticas, especialmente na área de medicina nuclear. Em tópicos anteriores, comentei que alguns radiofármacos ajudam no tratamento de patologias e alívio de sintomas. O iodo-131, por exemplo, se acumula na tireoide e emite radiações gama, destruindo células cancerígenas enfraquecidas.

Quais as principais aplicações da radioatividade na área da saúde?

“A radioatividade pode nos ajudar, e muito. Por exemplo, na medicina. Na parte de diagnóstico, a medicina nuclear nos ajuda a localizar tumores, com a tomografia. Ela também nos ajuda a tratar alguns tumores, com a radioterapia”, explica o professor, que lembra também da radiografia.

O que é radioatividade e suas aplicações no cotidiano?

A radioatividade é um fenômeno natural ou artificial, pelo qual algumas substâncias ou elementos químicos chamados radioativos são capazes de emitir radiações. ... As radiações emitidas pelas substâncias radioativas são: partículas alfa, partículas beta e raios gama.

Quais são as fontes de radioatividade mais usadas na indústria?

O cobalto-60 é o material mais utilizado como fonte de radiação. A exposição à radiação gama não contamina os materiais irradiados nem os transforma em materiais radioativos.

Como a radiação é empregada na preservação de alimentos industriais?

A irradiação dos alimentos tem a capacidade de destruir micro-organismos, preservar por mais tempo, ainda tem a finalidade de eliminar insetos e retardar o processo germinativo em produtos vegetais. Há um aumento na segurança dos alimentos e uma diminuição nas perdas causadas por deteriorização (BOAVNETURA, 2005).

Quais são os benefícios e malefícios do uso da radiação nos alimentos?

Os benefícios da comida irradiada vão além da consequente saúde gerada pela eliminação de substâncias indesejáveis. Isso porque o processo também aumenta o período de conservação de alguns alimentos e atrasa o amadurecimento de algumas frutas e vegetais, reduzindo a taxa de desperdício.

Quais são as vantagens e desvantagens da radiação?

Por um lado: traz inegáveis benefícios médicos, pois possibilita identificar problemas de saúde. Inclusive pode ser utilizada para tratar o câncer. No entanto, a radiação tem uma desvantagem: sua capacidade de corromper o DNA. Ou seja, mais tarde, pode causar um câncer.

Quais alimentos tem radiação?

De qualquer forma, alguns alimentos emitem muito mais radiação que outros. A seguir são listados 10 alimentos natuaralmente radioativos: castanha do pará, feijão de lima, banana, cenoura, bata, sal com baixo teor de sódio, carne vermelha, cerveja, água e pasta de amendoim.

Quais os tipos de irradiação?

Tipos de irradiação
  • Irradiação Direta (Rd)
  • Irradiação Difusa (RDif)
  • Irradiação Refletida (Rref)
  • Irradiação Global (Rglo)

Quais são os tipos de radiação que existem?

As radiações electromagnéticas mais conhecidas são: luz, microondas, ondas de rádio, radar, laser, raios X e radiação gama. As radiações sob a forma de partículas, com massa, carga eléctrica, carga magnética mais comuns são os feixes de elétrons, os feixes de prótrons, radiação beta, radiação alfa.

Como ocorre a radiação em alimentos?

Normalmente o alimento é irradiado por raios gama e beta de elementos radioativos, principalmente o cobalto 60; além também de sofrer radiação ionizante proveniente de raios X e elétrons acelerados. O alimento costuma ficar exposto a essa fonte de radiação, mas sem ter contato direto com tal elemento.

Quais são os tipos de radiações ionizantes?

As radiações ionizantes podem ser classificadas como diretamente ou indiretamente ionizantes, dependendo do mecanismo de ionização a elas associados. Entre as radiações diretamente ionizantes, que têm carga elétrica, destacamos as Partículas Alfa e as Partículas Beta.

O que é radiação e dê exemplos?

Radiação é um processo físico de emissão (saída) e de propagação (deslocamento) de energia por meio de partículas ou de ondas eletromagnéticas em movimento. ... São exemplos de radiações bastante conhecidas e comentadas: alfa, beta, gama, raio X, ultravioleta, luz visível, ondas de rádio, infravermelha, micro-ondas, etc.

Quais as aplicações da radioatividade nos dias atuais?

No Brasil, vários são os campos que tiram proveito dos radioisótopos, que são controlados pela Comissão Nacional de Energia Nuclear (CNEN).
  • Medicina. Na área médica, os radioisótopos são usados principalmente para obter diagnósticos. ...
  • Meio ambiente. ...
  • Indústria e agricultura. ...
  • Alimentos. ...
  • Da Redação/WS.

O que é a radioatividade?

Radioatividade é a liberação de uma energia invisível chamada de radiação ionizante, que atravessa o ar e as paredes, partindo de um material radioativo. No nosso planeta existem vinte e oito elementos radioativos naturais dispersos em todos os meios.

Artigo anterior
Quais as consequências para um contrato administrativo diante da concretização do chamado fato do príncipe?
Artigo seguinte
Quantas vezes usar ácido hialurônico?