Quais são as práticas conservacionistas de caráter edáfico?

Perguntado por: Erica Bruna Coelho Soares  |  Última atualização: 6. April 2022
Pontuação: 4.5/5 (18 avaliações)

5.2.2 Práticas de caráter edáfico
São práticas conservacionistas que visam a melhoria da fertilidade do solo através da correção da acidez, uso de adubação verde, adubação química e adubação orgânica. Todas proporcionam melhor cobertura vegetal do terreno, diminuindo, portanto as perdas de solo e água.

São práticas conservacionistas de caráter edáfico?

- Práticas de caráter edáfico

São as práticas conservacionistas que são utilizadas no sistema de cultivo. Estas práticas proporcionam o controle da erosão e mantêm ou melhoram a fertilidade do solo.

Quais são as práticas edáficas?

Práticas Edáficas: Tecnologias utilizadas para melhorar a fertilidade e as condições morfológicas do solo na fase de plantio e condução da lavoura, possibilitando um crescimento rápido e sadio das plantas que promovem uma maior cobertura e proteção do solo contra a chuva.

O que é caráter edáfico?

As práticas de caráter edáfico são aquelas que, com modificações no sistema de cultivo, além do controle da erosão, mantêm-se ou melhoram a fertilidade do solo.

O que é um canal escoadouro?

Os terraços de drenagem e canais escoadouros são estruturas hidrológicas relativamente simples na forma de canais abertos. Pelo fato de serem estruturas simples, de vazão e risco de falha relativamente baixos, não há necessidade de muita sofisticação para o seu dimensionamento.

Revisão: Práticas edáficas de conservação do solo

38 questões relacionadas encontradas

Como são classificados os terraços?

Existem, assim, dois tipos de terraços, classificados conforme a capacidade de retenção ou não de água: o de armazenamento e o de drenagem. Os terraços de armazenamento, também chamados de terraços de infiltração ou de nível, são aqueles construídos para reter a água das chuvas, permitindo a sua infiltração no solo.

Quais são as práticas edáficas e vegetativas de conservação do solo?

Práticas conservacionistas: aquelas que, com modificações no sistema de cultivo, além de controlar a erosão, contribuem para manter ou até mesmo aumentar a fertilidade do solo. Práticas vegetativas: são aquelas que utilizam a vegetação para a proteção do solo contra os efeitos da erosão.

São consideradas práticas conservacionistas de caráter edáfico do solo?

5.2.2 Práticas de caráter edáfico

São práticas conservacionistas que visam a melhoria da fertilidade do solo através da correção da acidez, uso de adubação verde, adubação química e adubação orgânica. Todas proporcionam melhor cobertura vegetal do terreno, diminuindo, portanto as perdas de solo e água.

Quais são as práticas de conservação do solo?

Há várias práticas que auxiliam a conservação do solo, são elas: rotação de culturas, plantio de adubos verdes, sistema plantio direto, entre outros.

Quais são as práticas de manejo?

Boas Práticas de Manejo
  • Dessecação antecipada: ...
  • Uso de sementes certificadas: ...
  • Uso de tratamento de sementes com inseticidas: ...
  • Adoção de áreas de refúgio estruturado: ...
  • Controle de plantas daninhas voluntárias: ...
  • Monitoramento da ocorrência de pragas na lavoura e controle de insetos:

O que são práticas de manejo conservacionista do solo?

No manejo conservacionista são utilizadas práticas agrícolas de baixo impacto, como o plantio direto – alternativa que permite produzir com o mínimo de revolvimento do solo e auxilia no controle da erosão – o cultivo de gramíneas e leguminosas para proteger o solo, e a rotação e consórcio de culturas, além do uso de ...

O que são práticas vegetais?

É o uso de plantas (normalmente leguminosas) para serem incorporadas ao solo, com a finalidade de melhorá-lo.

O que é alternância de capinas?

- Alternância das capinas: consiste em se capinar (nas lavouras plantadas em nível) rua sim, rua não. Na capina seguinte, o processo é invertido, fazendo-se a capina nas ruas não trabalhadas da primeira vez e assim sucessivamente.

O que é a adubação verde?

Resumo: Adubação verde é uma prática agrícola que consiste no uso de certas plantas que são capazes de reciclar os nutrientes presentes em camadas profundas do solo, ou na atmosfera, tornando o solo mais fértil e mais produtivo.

Quais as práticas utilizadas para aumentar a velocidade de infiltração do solo?

Dentre as práticas destacam- se o mulching vertical, terraceamento, sistema plantio direto e cobertura do solo.

O que é a calagem do solo?

Essa correção é chamada de calagem, que é realizada com a aplicação de calcário no solo. Uma vez que, a aplicação de calcário no terreno é capaz de reagir com o solo e diminuir sua acidez e deixa-lo em condições mais adequadas para realização do plantio.

Como as faixas de retenção ajudam na conservação do solo?

É um sistema muito eficiente no controle da erosão, pois mantém os resíduos vegetais sobre o solo e promove a mobilização mínima do solo.

Quais são as principais práticas vegetativas de controle da erosão?

  • Adubação verde.
  • Adubação orgânica.
  • Culturas em faixas e cordões de vegetação.
  • Cobertura morta.
  • Curvas de nível.
  • Distribuição racional dos caminhos.
  • Preparo e plantio em contorno para o controle da erosão.
  • Preparo do solo.

Como a vegetação poderia ajudar a conservar o solo?

A vegetação apresenta várias vantagens para o solo. Uma das principais é que inibe a erosão. Sem vegetação, a água pluvial e os ventos arrastam os nutrientes do solo, provocando o processo erosivo e a perda de fertilidade. Já em solos cobertos por vegetação, a água das chuvas é interceptada por folhas e ramas.

O que é terraceamento como podem ser classificados os terraços?

A técnica do terraceamento é dividida em dois tipos conforme a sua função e utilidade: o terraço de armazenamento e o de drenagem. Os terraços de armazenamento são os mais construídos para a elaboração de canais que provoquem a infiltração da água no terreno.

Quando utilizar terraço em nível?

a) Terraço em nível (de retenção, absorção ou infiltração) 14 Page 15 Deve ser construído com o canal em nível e suas extremidades bloqueadas, interceptando a enxurrada e promovendo a infiltração da água oriunda do escoamento superficial. Este tipo de terraço é recomendado para solos com até 12% de declividade.

O que caracteriza o sistema de terraços?

Os terraços são distribuídos de acordo com as características da chuva, como quantidade, duração e intensidade, e da paisagem, comprimento da rampa, rugosidade do terreno, profundidade e permeabilidade do solo, e práticas de manejo agrícola, como plantio convencional, cultivo mínimo, plantio direto.

O que é o terraceamento agrícola?

O terraceamento da lavoura é uma prática de combate à erosão fundamentada na construção de terraços com o propósito de disciplinar o volume de escoamento das águas das chuvas.

O que é Afolhamento na agricultura?

Além dessas técnicas, existe ainda o afolhamento, método de plantio que divide o terreno agricultável em duas partes cultivadas e uma em descanso. Essa última parte permanece sem plantio para a recuperação de seus nutrientes durante cerca de dois anos. Depois acontece um revezamento entre as áreas.

Artigo anterior
Quem alega ilegitimidade passiva deve indicar?
Artigo seguinte
Qual a diferença entre a velocidade vazão e pressão de um fluido?