Quando usar fundação profunda?
Perguntado por: Gaspar Pinheiro | Última atualização: 13. März 2022Pontuação: 4.5/5 (27 avaliações)
Em geral, as fundações profundas são utilizadas quando os solos superficiais não apresentam resistência suficiente para suportar as cargas da edificação, quando estão expostos a processos erosivos severos ou quando existe a possibilidade de escavações futuras em regiões próximas ao empreendimento.
São exemplos de fundações profundas?
- Estacas de fundação;
- Estacas de deslocamento;
- Estacas pré-moldadas de concreto;
- Estacas metálicas;
- Estacas de madeira;
- Tubulões.
Quais os critérios para classificar uma fundação como fundação profunda?
Segundo a NBR 6122/1996, define-se como fundação profunda aquela que transmite a carga proveniente da superestrutura ao terreno pela base (resistência de ponta), por sua superfície lateral (resistência de fuste), ou pela combinação das duas.
Qual a diferença entre fundação superficial e profunda?
Diferenças entre fundações rasas e profundas
As fundações rasas geralmente são utilizadas em obras relativamente mais simples — como a construção de residências. Já as fundações profundas são utilizadas em obras mais complexas, como na construção de grandes pontes e edifícios, por exemplo.
Qual tipo de fundação abaixo é considerado uma fundação profunda?
De acordo com a ABNT NBR 6122:2019 – Projeto e Execução de Fundações – uma fundação para ser considerada profunda deve ter a base ou ponta apoiada a uma profundidade superior a oito vezes sua menor dimensão em planta e no mínimo 3 metros de profundidade.
FUNDAÇÕES PROFUNDAS: OS 7 PRINCIPAIS TIPOS DE ESTACAS
O que são fundações profundas Cite 5 tipos e descreva os?
As fundações profundas ou fundações indiretas são aquelas executadas nas camadas mais profundas do solo e, em sua grande maioria, são realizadas com o auxílio de um equipamento de escavação ou cravação. São exemplos de tipos de fundações profundas as estacas, tubulões (a céu aberto ou a ar comprimido) e os caixões.
Quais as características de uma fundação profunda?
A fundação profunda é aquela em que a carga proveniente da superestrutura é transmitida por meio da resistência de ponta, pela resistência de fuste ou por ambas. A fundação de uma obra é responsável por transmitir as cargas da edificação para as camadas resistentes do solo, sem provocar ruptura do terreno de fundação.
O que é uma fundação superficial?
As fundações superficiais são elementos em que a carga é transmitida ao terreno pelas pressões distribuídas sob a base da fundação, e em que a profundidade de assentamento em relação ao terreno adjacente é inferior a duas vezes a menor dimensão da fundação.
Quais são as fundações superficiais?
Fundações rasas ou superficiais são aquelas em que a carga da estrutura da edificação é transmitida ao solo pelas pressões distribuídas pela base da fundação. Este tipo de fundação deve ser assentada em profundidade inferior ao dobro de sua menor dimensão em planta.
O que diferencia os tipos de fundações?
Existem três tipos de fundações rasas: as sapatas, divididas em isolada e corrida, o radier e o bloco de fundação. ... Já as sapatas corridas são diferentes pois são contínuas apresentando formato de viga e geralmente são utilizadas quando as distâncias entre os pilares são pequenas.
O que determina a escolha de uma fundação rasa ou de uma fundação profunda para uma edificação?
A escolha entre fundação rasa e fundação profunda a ser empregado em um edifício será em função da intensidade da carga e da profundidade da camada resistente do solo. A partir destes parâmetros, escolhe-se a opção que for mais econômica, que seja executada mais rápido e que atenda as normas de segurança.
Quais os principais critérios a serem seguidos para escolha da fundação em um projeto?
Basicamente, os critérios para escolha das fundações são três: o técnico, o econômico e o de mercado. O critério técnico para a escolha das fundações deve garantir a segurança à ruptura e os recalques aceitáveis para a estrutura, além de evitar danos às edificações vizinhas.
Quais os fatores determinantes para escolha de um tipo de fundação?
- Proximidade dos edifícios limítrofes bem como seu tipo de fundação e estado.
- Natureza e características do subsolo no local da obra.
- Grandeza das cargas a serem transmitidas a fundação.
- Limitação dos tipos de fundações existentes no mercado.
Quais os tipos de estacas profundas?
- Estacas Escavadas.
- Estacas Moldadas.
- Estacas Escavadas.
São exemplos de fundações diretas?
- Sapata Isolada. As sapatas isoladas são recomendadas para terrenos com solo firme e de boa resistência. ...
- Viga Baldrame. A viga baldrame fica localiza abaixo do nível do solo e percorre todo o comprimento das paredes da construção. ...
- Radier. ...
- Sapata Corrida. ...
- Estacas.
Quais são os tipos de fundações?
As fundações são classificadas em DIRETAS e INDIRETAS de acordo com a forma de distribuição das cargas da estrutura para o solo. As DIRETAS são aquelas que distribuem as cargas da edificação para as camadas de solo capazes de suportar sem grandes deformações.
O que são fundações diretas superficiais ou rasas?
De acordo com a NBR 6122/2010, fundações rasas, diretas ou superficiais, são aquelas onde a carga da edificação é predominantemente transmitida ao terreno através da base da fundação. Além disso, a profundidade de assentamento em relação ao terreno adjacente é inferior a duas vezes a menor dimensão da fundação.
O que são fundações superficiais do ponto de vista geotécnico?
Questão 13 – O que são Fundações Superficiais e Fundações Profundas do ponto de vista geotécnico? ... FUNDAÇÃO SUPERFICIAL São elementos de fundação em que a carga é transmitida ao terreno, predominantemente pelas pressões distribuídas sob a base da fundação.
Quando utilizar fundações superficiais?
Quando as fundações rasas são utilizadas? As fundações rasas são empregadas sempre que a resistência para assentamento pode ser obtida no solo superficial do terreno. Geralmente, a profundidade em que as fundações superficiais são executadas varia de 1 a 3 metros.
O que é uma fundação e como funciona?
Uma Fundação é, em síntese, um patrimônio destinado a um fim de interesse público ou social que adquire personalidade jurídica, na forma da lei civil. É, segundo o Código Civil, uma pessoa jurídica, assim como as sociedades civis e associações.
Qual a diferença de fundação direta e indireta?
Na fundação direta, as cargas da edificação são transmitidas ao solo pela base da fundação, enquanto, na indireta, as cargas da edificação são transferidas ao solo pelo atrito que ocorre entre a fundação e o solo.
O que são estacas profundas?
As estacas são elementos de fundação profunda executadas por equipamentos e ferramentas, podendo serem cravadas ou perfuradas, caracterizadas por grandes comprimentos e seções transversais pequenas. Neste tipo de fundação profunda não há a necessidade de descida de operário.
Como são classificadas as fundações com relação a profundidade?
As fundações são classificadas em fundações diretas /rasas e indiretas/profundas. Como já vimos, a escolha do tipo de fundação a ser empregado em um edifício será em função da intensidade da carga e da profundidade da camada resistente do solo.
Quais as principais desvantagens da hélice contínua?
A desvantagem de substituir a hélice contínua é a baixa produtividade de outros métodos e provavelmente custos mais elevados, causando atraso no cronograma da obra e elevação dos custos dos serviços”, finaliza Manzalli.
O que são fundações diretas profundas?
*Fundações diretas profundas são aquelas que ultrapassam 2 metros de profundidade onde a camada de resistência do solo é mais profunda, são os tubulões e os caixões. ... As fundações indiretas são sempre profundas devido à forma de transmissão de carga para o solo.
Qual é a orquídea mais cara que existe?
Qual são as doenças reumáticas que não precisa de carência?