Quais são as pirimidinas e as purinas que fazem parte da constituição do DNA?

Perguntado por: Gabriel Lisandro Miranda Gonçalves Nogueira  |  Última atualização: 26. Mai 2024
Pontuação: 4.8/5 (23 avaliações)

Nas pirimidinas, observa-se a presença de um anel de seis átomos, incluindo carbono e nitrogênio. Já nas purinas, verifica-se a presença de um anel de seis átomos fusionado a um anel que contém cinco átomos. Citosina, timina e uracila são pirimidinas, enquanto a adenina e a guanina são purinas.

Quais são as bases purinas e pirimidinas do DNA?

No DNA existem quatro bases: duas são purinas (adenina e guanina) e duas são pirimidinas (citosina e timina).

Quais são os componentes que constituem o DNA?

O DNA é formado por duas cadeias de polinucleotídeos (fita), que são constituídas por vários nucleotídeos. Os nucleotídeos são unidos uns aos outros por ligações denominadas fosfodiéster (grupo fosfato ligando dois açúcares de dois nucleotídeos).

Qual é o ácido do DNA?

O DNA é chamado de ácido desoxirribonucleico porque é uma molécula formada por uma cadeia de nucleotídeos contendo açúcares desoxirribose, grupos fosfato e bases nitrogenadas. A desoxirribose é uma variante do açúcar ribose, que é um componente dos ácidos ribonucleicos (RNA).

O que é a desoxirribose e ribose?

O açúcar de cinco carbonos no DNA é chamado de desoxirribose, enquanto que no RNA, o açúcar é ribose. Esses dois são muito similares na estrutura, com apenas uma diferença: o segundo carbono da ribose liga-se a um grupo hidroxila, enquanto o carbono equivalente da desoxirribose tem um hidrogênio.

Bases Nitrogenadas - Biologia Molecular - Me Salva! Saúde

17 questões relacionadas encontradas

O que é pirimidina e purina?

As purinas e pirimidinas são compostos aromáticos heterocíclicos que, juntamente com os grupos açúcar e fosfato, formam os componentes importantes dos nucleotídeos. As purinas incluem a adenina e a guanina, enquanto que as pirimidinas incluem a timina (no ADN), o uracilo (no RNA) e a citosina.

O que é ribose no DNA?

O açúcar presente nos ácidos nucleicos é uma pentose, que pode ser uma desoxirribose ou uma ribose. A desoxirribose é a pentose presente no DNA, que, por isso, recebe o nome de ácido desoxirribonucleico. O RNA contém a ribose e, por isso, é denominado de ácido ribonucleico.

Quais são as bases nitrogenadas que compõem o DNA é o RNA?

Adenina, guanina, citosina, timina e uracila

As bases nitrogenadas são compostos químicos que possuem nitrogênio em sua composição. Elas, juntamente com um açúcar e um ácido fosfórico, formam o ácido ribonucleico (RNA) e o ácido desoxirribonucleico (DNA), encontrados nas células dos seres vivos.

Qual é a estrutura da molécula de DNA?

A molécula de DNA é uma longa hélice dupla enrolada em si mesma, semelhante a uma escada em caracol. Dentro dela, duas fitas, compostas por moléculas de carboidratos (desoxirribose) e moléculas de fosfatos, unem-se devido ao emparelhamento de quatro moléculas denominadas bases, as quais formam os degraus da escada.

Qual é a composição do RNA?

RNA (ribonucleic acid) é uma sigla em inglês que significa ácido ribonucleico. Ele é constituído por uma pentose, um fosfato e tem como bases nitrogenadas a adenina, guanina, citosina e uracila.

Quantas fitas tem o DNA?

Outra diferença é que o DNA apresenta duas fitas, e o RNA possui uma fita simples.

Quais são os tipos de DNA?

O DNA pode existir em muitas formações diferentes. As formações mais comuns são: DNA-A, DNA-B, DNA-C, DNA-D, DNA-E, DNA-H, DNA-L, DNA-P, e DNA-Z. Porém, só as formações de DNA A, B e Z foram encontradas em sistemas biológicos naturais.

Quais são as purinas?

Purinas (adenina (A) e guanina (G)) são constituídas por carbono, hidrogênio, nitrogênio e, por vezes, oxigênio. Juntamente com as pirimidinas (citosina (C) e timina (T)) formam as “bases nitrogenadas”, componentes fundamentais do DNA e do RNA.

Quais são as bases pirimidinas?

As pirimidinas são compostos orgânicos semelhantes ao benzeno, mas com um anel heterocíclico: dois átomos de nitrogénio substituem o carbono nas posições 1 e 3. Três das bases dos ácidos nucleicos, a citosina, a timina e o uracila, são derivados pirimídicos.

Qual é a única base nitrogenada ausente no DNA?

d) DNA — desoxirribose, timina e dupla hélice. e) RNA — ribose, timina e cadeia simples. A molécula de DNA é, em geral, uma dupla hélice que apresenta o açúcar desoxirribose. A timina é uma base nitrogenada observada apenas no DNA.

Quais são as principais características da estrutura do DNA?

No DNA o açúcar encontrado é uma desoxirribose, enquanto as bases nitrogenadas podem ser de quatro tipos: adenina, guanina, citosina e timina. Essas características permitem diferenciar o DNA do RNA, uma vez que o açúcar presente no RNA é a ribose e nessa molécula é encontrada a uracila no local da timina.

Qual é a diferença entre o DNA é o RNA?

Enquanto o DNA armazena informação genética, controla a atividade celular e possui cadeias longas com milhares de nucleótidos, o RNA sintetiza proteínas, transfere informação do DNA até a célula e possui uma cadeia curta com centenas de nucleotídeos.

Qual a constituição de um nucleotídeo?

Os nucleotídeos são moléculas orgânicas formadas por uma base nitro- genada, um açúcar pentose e uma ligação fosfato. Desempenham diversas funções biológicas como a do armazenamento e a transmissão da informação genética, participam em reações de transferência de energia.

Como são formadas as bases nitrogenadas?

Base nitrogenada ou base azotada é um composto heterocíclico contendo um heteroátomo de nitrogênio. As bases desse tipo são classificadas em cinco: Purinas (Adenina e Guanina), possuem duplo anel de átomos de carbono e derivam da purina. Pirimidinas (Citosina, Timina e Uracilo), possuem anel simples.

Quais são os três principais tipos de RNA?

RNA mensageiro ou moldador (RNA m). RNA transportador ou solúvel (RNA t). RNA ribossômico (RNA r).

Qual é a base nitrogenada exclusiva do DNA?

No DNA, estão presentes as bases nitrogenadas citosina, guanina, adenina e timina. No RNA, por sua vez, a timina está ausente e, no seu lugar, encontramos a uracila.

Qual é a função de ribose?

A ribose é comumente utilizada durante a atividade física como complemento para estimular a imediata produção de ATP pelas células musculares, permitindo aos músculos continuarem a trabalhar de forma otimizada.

O que é o ATP?

O que é ATP? A ATP (adenosina trifosfato) é a principal molécula carreadora da energia química utilizada nas mais diversas reações que ocorrem nas células. Ela funciona como um depósito de energia, acionado quando necessário para a realização de alguma reação.

Artigo anterior
Como eliminar clonazepam do organismo?
Artigo seguinte
Para que serve a tecla Ctrl?