Quando usar articaína?

Perguntado por: Fabiana Bárbara Moura Matias Valente  |  Última atualização: 13. März 2022
Pontuação: 4.6/5 (41 avaliações)

A indicação do anestésico cloridrato de articaína + epinefrina é para a anestesia local, por bloqueio de nervo ou por infiltração, em procedimentos periodontais simples e complexos (3).

Quando não usar articaína?

O uso do produto é contra-indicado em pacientes com hipersensibilidade conhecida aos anestésicos locais do grupo amida, a sulfitos ou a qualquer outra substância presente na fórmula e em pacientes sendo tratados com fármacos que produzem alterações na pressão arterial, como os inibidores da MAO, antidepressivos ...

Pode usar articaína em Diabeticos?

Já para pacientes diabéticos controlados, a prilocaína com o vasoconstritor felipressina é o anestésico mais indicado(3). A prilocaína e articaína não devem ser usadas em gestantes por poderem levar à metamoglobinemia, tanto na mãe quanto no feto(1,2).

Pode usar articaína em criança?

Não é recomendado o uso em pacientes pediátricos com menos de 4 anos de idade. A quantidade a ser injetada deve ser determinada em função da idade e peso da criança, além da dimensão da cirurgia. Não deve ser excedido o equivalente a 7 mg/kg (0,175 ml/kg) de peso corporal.

Quais as contra indicações ao uso de anestésico com articaína em sua composição?

A articaína é contra-indicada em pacientes com metemoglobinemia idiopática ou congênita, anemia ou insuficiência cardíaca ou respiratória, semelhantemente à prilocaína. Outra contra-indicação desse anestésico é para pacientes com alergia comprovada a medicamentos que contenha enxofre (sulfas, por exemplo).

Dica sobre Articaína 4% Injetável

38 questões relacionadas encontradas

Quais são as contraindicações médicas para o uso de anestésicos locais e vasoconstritores?

Os vasoconstritores estão contraindicados em pacientes com angina pectóris instável, infarto do miocárdio recente (até 6 meses), acidente vascular cerebral recente, cirurgia de revascularização miocárdica recente, arritmias refratárias, insuficiência cardíaca congestiva intratável ou não controlada, hipertireoidismo ...

São contraindicações absolutas ao uso de vasoconstritores adrenérgicos associados a anestésicos locais exceto?

São contraindicações absolutas ao uso de vasoconstritores na anestesia odontológica, exceto: a) usuários de antidepressivos tricíclicos. b) hipertireoidismo não controlado. c) cirurgia de revascularização cardíaca recente (menos de 6 meses).

Qual anestésico indicado para crianças?

Normalmente, são utilizadas lidocaína (10%) ou benzocaína (20%) em forma de gel tópico, com sabor preferencialmente para a anestesia local em crianças. A mucosa deve ser seca com gaze e uma pequena quantidade de anestésico produzirá o efeito em aproximadamente 1 a 2 minutos.

Qual anestésico usar em criança?

Ao todo, por ordem de preferência de escolha, podem ser utilizados cinco diferentes tipos de anestesia odontológica em crianças, que são:
  • Lidocaína 2%, com adrenalina em uma proporção de 1:100.000;
  • Prilocaína 3%, com felipressina 0,03 UI/ml;
  • Articaína 4%, com adrenalina;

Quanto tempo dura a anestesia articaína?

A solução de articaína com epinefrina atinge a anestesia da região em 1,5 a 3,0 minutos, e a duração da anestesia nos tecidos moles é cerca de 2 a 3 horas, para infiltrações na maxila. Ela tem uma difusibilidade para a anestesia lingual, quando a região bucal é infiltrada com esta solução (7).

Qual anestésico usar em diabéticos não controlados?

Em nosso estudo, a Lidocaína 2% + Epinefrina 1:100000 foi o anestésico de escolha para pacientes diabéticos em 50% dos casos, enquanto que a Prilocaína + Felipressina, que também é considerada um anestésico de escolha, foi eleita em 12% dos casos.

Qual a relação da anestesia local com o paciente diabético?

Em relação à anestesia local em pacientes diabéticos, deve-se estar atento à utilização de vasoconstritores. A epinefrina, vasoconstritor comumente associado a lidocaína, tem ação oposta à insulina, sendo considerada hiperglicemiante.

Quem tem diabetes pode usar Metronidazol?

Anvisa proíbe uso de lote de antibiótico Metronidazol e de remédio contra diabetes.

Quanto tempo a lidocaína fica no organismo?

A lidocaína atravessa a barreira hematoencefálica e a barreira placentária, presumivelmente por difusão passiva. Estudos do metabolismo da lidocaína após injeção de bolus intravenoso mostram que a meia-vida do produto (eliminação) é de 1,5 a 2,0 horas.

Quanto tempo dura o efeito da benzocaína?

Sua composição na forma de gel hidrossolúvel de alta viscosidade e baixa tensão superficial, proporciona contato íntimo e prolongado do anestésico com o tecido, produzindo anestesia eficiente de longa duração (aproximadamente 20-30 minutos).

Para que serve lidocaína com epinefrina?

Cloridrato de Lidocaína + Epinefrina injetável é indicada para produção de anestesia local ou regional por técnicas de bloqueio de nervo periférico como o plexo braquial e intercostal; e por técnicas neurais centrais, como os bloqueios epidural lombar e caudal.

Como calcular anestésico Odontopediatria?

Portanto, vamos supor que a criança tenha 10 kg, eu vou multiplicar 10 por 4,4 que é a dose máxima, totalizando 44 mg. Nessa situação eu divido esse valor por 36 que é a quantidade de anestésico que eu tenho no tubete, obtendo um total de 1,2 tubetes.

Quais nervos anestesiar para cada dente?

O bloqueio regional do nervo alveolar inferior é utilizado para anestesiar todos os dentes da mandíbula (hemi-arco), incluindo tecidos bucais e língua.

Quais são as técnicas Anestesicas?

Técnicas de Anestesia Regional
  • Anestesia Peridual. Na anestesia Peridural, o anestésico é injetado na região peridural, inserindo a agulha até encostar na dura-máter, mas sem furá-la. ...
  • Anestesia Subaracnóidea ou Raquianestesia. ...
  • Bloqueio de plexos nervosos.

Precisa de anestesia para extrair dente de leite?

Por conta desse medo, da dor da agulha (até mesmo os adultos sentem medo dela)., alguns profissionais optam por usar um anestésico tópico – em forma de pomada ou gel – antes da injeção. Este tipo de anestesia também pode ser utilizado para procedimentos menos invasivos, como a retirada de um dente de leite.

O que é a Felipressina?

A felipressina é utilizada como vasoconstritor em anestésicos locais em uma concentração de 0,03 UI/mL para diminuir a absorção e aumentar a duração da ação anestésica. Devido a ação ocitócicas da felipressina, o uso de Cloridrato de Prilocaína + Felipressina é contraindicado durante a gravidez.

Como deve se realizada a anestesia por bloqueio do nervo alveolar inferior em crianças com dentição decídua?

Para a realização de anestesia por bloqueio do nervo alveolar inferior em crianças com dentição decídua, a técnica é semelhante à indicada para adultos, entretanto a inclinação da seringa deve se dar de modo que a ponta da agulha fique ligeiramente abaixo do plano oclusal.

São contraindicações absolutas ao uso de vasoconstritores na anestesia odontológica exceto?

São contraindicações absolutas ao uso de vasoconstritores na anestesia odontológica, exceto:
  • a) usuários de antidepressivos tricíclicos.
  • b) hipertireoidismo não controlado.
  • c) cirurgia de revascularização cardíaca recente (menos de 6 meses).
  • d) diabetes mellitus não controlada.

Porque se utiliza vasoconstritores na anestesia local?

Os vasoconstritores preservam a ação de Anestésicos locais, pois se contrapõem à vasodilatação por eles induzida, impedindo rápida distribuição a sítios diferentes da intenção anestésica8, 21. Ainda são úteis na redução da quantidade de anestésico local necessária para obtenção de adequado bloqueio da dor22.

O que são anestésicos vasoconstritores?

Vasoconstritores presentes nos anestésicos locais odontológicos. Os vasoconstritores são fármacos que contraem os vasos sanguíneos, portanto, controlam a perfusão tecidual. Eles são adicionados às soluções anestésicas locais para equilibrar as ações vasodilatadoras intrínsecas dos anestésicos locais.

Artigo anterior
Qual é o perfil de um publicitário?
Artigo seguinte
Quanto custa o Onix na Argentina?