Quais são as partes do mandado de segurança?

Perguntado por: Leonardo Santos  |  Última atualização: 13. März 2022
Pontuação: 4.3/5 (59 avaliações)

Partes de um Mandado de Segurança
Em uma ação de mandado de segurança, devem figurar as seguintes partes obrigatórias: impetrante (titular do direito); impetrado (autoridade coatora); Ministério Público (parte autônoma).

Quem é o impetrado no mandado de segurança?

Impetrante é a pessoa física ou jurídica que ingressa com o mandado na Justiça. Impetrado é a “autoridade coatora”, ou seja, a autoridade que restringiu ou feriu o direito da pessoa que ingressa com a medida judicial.

Quais as principais características do mandado de segurança?

Entre as principais características do mandado de segurança está a proteção de direitos em casos no qual uma pessoa jurídica (empresas) ou um agente público estão em descumprimento de suas atividades, seja em relação à pessoa física ou jurídica.

Quais os tipos de mandado de segurança?

Os mandados de segurança podem ter natureza individual ou coletiva, baseado na figura impetrante. O mandado de segurança individual, então, ocorre quando uma pessoa física ou jurídica única entra com o remédio constitucional contra autoridade ou órgão que exerce poder público de forma irregular.

O que juntar no mandado de segurança?

Com isso conclui-se que, a princípio, a petição inicial deve vir acompanhada dos documentos comprobatórios do direito líquido e certo, abrindo-se a ressalva de que se tais documentos estiverem em poder do poder público, autoridade e terceiros, ter-se-á prazo para apresentação dos documentos essenciais a lide.

TUDO SOBRE AS PARTES NO MANDADO DE SEGURANÇA

17 questões relacionadas encontradas

Como instruir o mandado de segurança?

De acordo com o art. 6º, caput, da Lei 12016/2009, a petição inicial de um mandado de segurança deve indicar a autoridade que praticou o ato e a pessoa jurídica que esta exerce suas atribuições. Assim, a regra é que no polo passivo do mandado de segurança figure a autoridade e a pessoa jurídica a que ela se vincula.

O que juntar no mandado de segurança trabalhista?

São condições especificas do mandado de segurança o direito líquido e certo, a ilegalidade ou abuso de poder e, por fim, o ato de autoridade pública ou agente de pessoa jurídica no exercício de atribuições do Poder Público.

Qual a diferença de mandado de segurança e liminar?

O mandado de segurança é bastante utilizado, por exemplo, em concursos públicos, quando os candidatos são excluídos de forma ilegal ou arbitrária. A liminar, em tais casos, serve para garantir que o candidato continue no certame ou seja convocado para tomar posse.

Em que casos cabe o mandado de segurança?

Assim como todos os remédios constitucionais, o mandado de segurança pode ser acionado por qualquer cidadão que acredite que algum direito seu foi violado, ou que tenha motivos razoáveis para acreditar que seus direitos serão violados. Por outro lado, não é uma ação gratuita, tal como o habeas corpus e o habeas data.

Qual é a diferença entre habeas corpus e mandado de segurança?

Outra diferença entre o mandado de segurança e o habeas corpus, é que este, ao contrário daquele, pode ser impetrado contra ato de particular, bem como em face de decisões com trânsito em julgado, além de contra atos de autoridades públicas como Ministério Público, Magistrados, policiais e Tribunais.

São características do mandado de injunção?

“O mandado de injunção consiste em uma ação constitucional de caráter civil e de procedimento especial, que visa suprimir uma omissão do Poder Público, no intuito de viabilizar o exercício de um direito, uma liberdade ou uma prerrogativa prevista naConstituição Federal.

Quais as principais características do habeas corpus?

Algumas características do habeas corpus. O habeas corpus é uma ação penal de conhecimento prevista na Constituição Federal. Pode ser impetrado em decorrência de ato processual ou extraprocessual. É uma ação penal popular, porque pode ser impetrado por qualquer pessoa.

Qual é a natureza jurídica do mandado de segurança?

O mandado de segurança é uma ação constitucional, de natureza civil e procedimento especial. A natureza civil do mandado de segurança independe do tipo de ato contra o qual ele é impetrado. Assim, todo mandado de segurança é ação civil, mesmo que impetrado contra ato de juiz criminal, em processo penal.

O que significa impetrado em um processo?

Aquele contra o qual se requer uma providência judicial.

De quem é a competência para julgar mandado de segurança?

1. A competência para julgar mandado de segurança se define pela categoria da autoridade coatora e sua sede funcional, sendo, portanto, absoluta. O primeiro aspecto a provocar questionamentos quanto a competência no mandado de segurança refere-se ao ato advindo de dirigente de entidade de ensino superior.

Quem é a autoridade coatora em mandado de segurança?

Em sede de mandado de segurança, é a pessoa a que se atribui a violação do direito, e no âmbito do habeas corpus, é a pessoa responsável pela violência ou coação ilegal à liberdade de locomoção do paciente.

Quando não cabe mandado de segurança?

5º Não se concederá mandado de segurança quando se tratar: I - de ato do qual caiba recurso administrativo com efeito suspensivo, independentemente de caução; II - de decisão judicial da qual caiba recurso com efeito suspensivo; III - de decisão judicial transitada em julgado.

Quando é cabível mandado de segurança na Justiça do Trabalho?

conceder-se-á mandado de segurança para proteger direito líquido e certo, não amparado por habeas corpus ou habeas data, quando o responsável pela ilegalidade ou abuso de poder for autoridade pública ou agente de pessoa jurídica no exercício de atribuições do Poder Público.

Precisa de advogado para entrar com mandado de segurança?

Sim. Precisa. A figura de um advogado legalmente constituído é essencial para impetrar o mandado de segurança.

Pode liminar em mandado de segurança?

O Supremo Tribunal Federal declarou a inconstitucionalidade de dispositivos da lei do mandado de segurança (Lei 12.016/09) que restringiam as hipóteses de concessão de medida liminar.

Pode pedir liminar no mandado de segurança?

De fato, o art. 7º da Lei 12.016/2009, exige para a concessão da liminar no mandado de segurança, os seguintes requisitos: fundamento relevante – direito líquido e certo; perigo de ineficácia da medida – periculum in mora; prestação de caução, fiança, depósito.

Quanto tempo demora uma liminar em mandado de segurança?

O tempo que leva para se conseguir uma liminar judicial varia de acordo com as peculiaridades do caso que está sendo julgado. Em alguns casos, é possível conseguir a tutela até mesmo no mesmo dia ou no dia seguinte ao ajuizamento da ação. No entanto, também existem situações em que a demanda sai dentro de cinco dias.

Qual é o procedimento do mandado de segurança?

O procedimento da lei do mandado de segurança é de ação constitucional, civil e de rito sumaríssimo, onde a pessoa pode buscar reparação jurisdicional ao sofrer lesão ou ameaça de lesão a direito líquido e certo.

Onde distribuir o mandado de segurança?

O Tribunal de Justiça de Estado será competente no âmbito cível para julgar Mandado de Segurança impetrado em face de Governador de Estado, Tribunal de Contas do Estado e contra o próprio Tribunal de Justiça, conforme consta no próprio texto constitucional, in verbis : Art. 102.

Artigo anterior
Quais as consequências do crescimento urbano na Amazônia?
Artigo seguinte
Qual o peso de 1 arroba?