Quais são as origens de recursos possíveis que toda e qualquer empresa pode ter?

Perguntado por: Miguel Isaac Mota  |  Última atualização: 25. April 2022
Pontuação: 4.7/5 (2 avaliações)

Os recursos podem estar sendo aplicados em: estoques de mercadorias, bens, aplicações financeiras, contas a receber etc. O Passivo representa 'de onde veio' o dinheiro, se próprio ou de terceiro. E, o Ativo 'para onde foi aplicado' o dinheiro, se em bancos, estoques, bens etc.

Quais são as origem de recursos no Balanço Patrimonial?

Análise do Balanço Patrimonial

Quando analisamos o Balanço Patrimonial temos que as contas de Passivo Exigível e Patrimônio Líquido representam as origens dos recursos. As contas do Ativo, por sua vez, representam, por sua natureza, aplicações de recursos.

O que significa origem do recurso?

Origem de recursos: de onde veio determinado bem ou direito. Aplicação do recurso: destinação do bem ou direito adquirido pela empresa.

O que são origens e aplicações de recursos?

As contas que integram o Ativo (bens e direitos) denotam por base aplicações de recursos, enquanto que as contas que aparecem no Passivo e no Patrimônio Líquido indicam por base origens de recursos. Para a contabilidade, não pode haver uma aplicação sem que haja uma origem respectiva.

São exemplos de aplicação de recursos?

Aplicações de recursos

Uma empresa pode aplicar os seus recursos na sua atividade operacional, o que inclui, por exemplo, os gastos com a compra de estoques, compra de máquinas, pagamento de fornecedores, aumento das vendas a prazo etc.

Origens e Aplicações de Recursos

35 questões relacionadas encontradas

O que é aplicação de recursos?

As aplicações de recursos são representadas pela redução do Capital Circulante Líquido entre o início e o término de determinado período.

São exemplos de aplicações?

No Brasil algumas das aplicações financeiras mais conhecidas são: Tesouro Direto, fundos de investimento, CDBs (certificados de depósito bancários), LCI, LCA, entre outras.

O que é demonstração das origens e aplicações de recursos?

A DOAR (Demonstração de Origens e Aplicações de Recursos), era uma obrigação acessória que informava qual havia sido a variação do patrimônio de uma empresa ao longo do ano. Entretanto, a DOAR foi extinta em 2007, com a chegada da Lei 11.638.

O que é aplicações de recursos no Balanço Patrimonial?

APLICAÇÃO DE RECURSOS é todo o ativo (que está sempre à esquerda no Balanço Patrimonial). São os bens e direitos que estão à disposição da empresa. É a destinação que a empresa dar aos recursos que tiveram origem quando a empresa assumiu a obrigação.

Qual o objetivo da confecção da Demonstração de Origens e Aplicações de Recursos?

A demonstração das origens e aplicações de recursos, conhecida como DOAR, é um relatório contábil que indica modificações na posição financeira da companhia e é necessária para um maior sucesso no planejamento e na tomada de decisões na área financeira de uma organização.

Qual é a origem do dinheiro?

As primeiras moedas, tal como conhecemos hoje, peças representando valores, geralmente em metal, surgiram na Lídia (atual Turquia), no século VII A. C.. As características que se desejava ressaltar eram transportadas para as peças através da pancada de um objeto pesado (martelo), em primitivos cunhos.

O que é origens em contabilidade?

A origem da Contabilidade está ligada a necessidade de registros do comércio. Há indícios de que as primeiras cidades comerciais eram dos fenícios. A prática do comércio não era exclusiva destes, sendo exercida nas principais cidades da Antiguidade.

SÃO origens ou fontes de recursos de uma empresa o resultado de sua operação?

Pergunta 4 0,175 em 0,175 pontos São origens (ou fontes) de recursos de uma empresa, o resultado de sua operação, suas ações estratégicas, suas políticas de endividamento e suas práticas e políticas de manutenção de caixa e liquidez.

São origens de recursos para entendimento das partidas dobradas?

Não é considerado como origem de recursos (para entendimento das partidas dobradas): Valor recebido de clientes, na baixa da conta Duplicatas a Receber. Aumento de capital social no Patrimônio Líquido. Ingresso de recursos financeiros na conta Caixa (débito de Caixa).

O que são recursos de terceiros no balanço patrimonial?

· Recursos de terceiros - O restante do Passivo é composto por obrigações. As obrigações representam as dívidas assumidas pela empresa perante terceiros. No decorrer de suas operações, a empresa utiliza recursos de terceiros para adquirir bens e serviços, pagar salários, tributos, empréstimos etc.

Quais as principais fontes de recursos para uma empresa?

Quais são as fontes de capital mais adequadas para o meu negócio? Existem basicamente 5 opções para captação de recursos: Capital próprio; Capital de amigos e familiares; Linhas de crédito bancário; Linhas de fomento e subvenção governamental; e capital de risco.

Quais são os grupos contábeis representativos das aplicações de recursos?

Ativo, Passivo e Patrimônio Líquido.

Onde são aplicados os recursos Econômico-financeiros da empresa em bens e direitos?

O ativo da empresa corresponde aos bens e direitos que ela possui e que podem ser convertidos em dinheiro. É a parte positiva do balanço patrimonial e identifica onde os recursos da foram aplicados.

O que são recursos próprios e recursos de terceiros?

Os recursos do Capital Próprio proveem dos proprietários, e/ou sócios e/ou acionistas. Os recursos do Capital de Terceiros proveem de entidades externas (empréstimos, por exemplo). Com Capital Próprio uma fatia dos lucros deverá ser dividida entre acionistas e investidores.

O que significa a sigla DRE?

A DRE é a Demonstração do Resultado do Exercício, um documento com importância tanto contábil quanto gerencial. Com a DRE, é possível ter uma visão sintetizada e estruturada dos principais indicadores financeiros do negócio, entendendo de maneira transparente os resultados: se houve lucro ou prejuízo e os seus porquês.

Qual a relação entre origens e aplicações de recursos com débito e crédito?

Débito é a aplicação de recurso, enquanto Crédito é a origem do recurso aplicado. Ou seja, quando um contador faz um lançamento a débito em uma conta, significa que o dinheiro, o bem ou o serviço destina-se àquela conta. ... Para pagar à vista, foi usado o dinheiro disponível no caixa da empresa.

O que é a demonstração do fluxo de caixa?

O que é a Demonstração do Fluxo de Caixa (DFC)?

Ela mostra as entradas e saídas de dinheiro do Caixa (caixa + contas bancárias) e equivalentes de Caixa (investimento de baixo risco e liquidez imediata) em determinado período.

O que é fazer uma aplicação?

Você deve procurar seu banco para fazer uma aplicação financeira! A aplicação financeira ocorre quando você empresta o seu dinheiro a uma instituição financeira, ou seja, você coloca seu dinheiro lá e ela te paga uma remuneração (juros) por isso!

O que é uma aplicação TI?

Trata-se de uma solução para integrar as diversas áreas de uma empresa, trazendo automação, integração e armazenando todas as informações do negócio.

O que é uma aplicação financeira?

Já a aplicação financeira é o investimento que você faz, ou seja, é quando você compra esse ativo ou título para ter uma remuneração em cima do valor aplicado. Em outras palavras, a aplicação financeira é o produto de investimento comprado por você com o objetivo de que haja alguma rentabilidade.

Artigo anterior
Qual planta faz mal?
Artigo seguinte
Quanto tempo dura a vitamina C?