Qual a diferença entre o etnocentrismo e o relativismo cultural?

Perguntado por: Eva Magalhães Sá  |  Última atualização: 22. April 2022
Pontuação: 4.2/5 (13 avaliações)

Etnocentrismo é a concepção de membros de uma cultura ou grupo social como sendo o centro, o normal, e superior as demais. Já o relativismo cultural é baseado na ideia do outro (alteridade) como sendo relativa, não há um modelo cultural de referência.

Qual é a diferença entre etnocentrismo e relativismo cultural?

O relativismo cultural é uma corrente de pensamento ou doutrina que tem como objetivo entender as diferenças culturais e estudar o porquê das diferenças entre culturas distintas. Enquanto o etnocentrismo tem uma vertente de confronto, o relativismo aborda as diferenças de uma forma apaziguadora.

Porque o etnocentrismo é contrário ao relativismo cultural?

O conceito de relativismo cultural pode ser considerado o exato oposto do etnocentrismo. ... Por outro lado, o relativismo vai usar o choque cultural para problematizar a questão de certo e errado, tentando entender a diversidade e como ela é manifestada por diferentes sistemas simbólicos e práticas de outras sociedades.

Por que o relativismo cultural pode ser visto como o contrário de etnocentrismo como seria uma visão relativista sobre temática descrita acima?

Ao contrário do etnocentrismo que julga as outras culturas a partir do modelo de sua própria cultura, o relativismo cultural é uma forma de encarar a diversidade sem impor valores e normas alheios.

Por que o relativismo cultural pode ser visto como o contrário do etnocentrismo apresente exemplos ao argumentar?

Enquanto o etnocentrismo traz uma ideia de julgamento e hierarquia de civilizações, o relativismo cultural procura considerar costumes e tradições como frutos de uma cultura específica. Igualmente, não leva em conta critérios morais de certo e errado ao estudar essas culturas.

Cultura: Etnocentrismo e Relativismo Cultural [2/3]

21 questões relacionadas encontradas

Qual a diferença entre etnocentrismo e relativismo cultural Brainly?

Etnocentrismo é a concepção de membros de uma cultura ou grupo social como sendo o centro, o normal, e superior as demais. Já o relativismo cultural é baseado na ideia do outro (alteridade) como sendo relativa, não há um modelo cultural de referência.

Como se pode definir etnocentrismo?

O etnocentrismo é a visão preconceituosa e unilateralmente formada sobre outros povos, culturas, religiões e etnias.

O que é etnocentrismo é um exemplo?

Um exemplo marcante de etnocentrismo ocorreu no governo nazista de Hitler, na Alemanha, que julgou existir uma superioridade da suposta raça ariana branca em relação às demais, o que justificava a apreensão, a expulsão e até a morte de povos de outras origens, em especial os judeus.

O que é etnocentrismo Wikipédia?

O etnocentrismo é a tendência a observar o mundo desde a perspectiva particular do povo e cultura a que se pertence.

Quando surgiu o conceito de etnocentrismo?

A ideia do etnocentrismo surge a partir do século XVI, em função do encontro entre os europeus e as sociedades das Américas, da África e da Ásia.

Quem criou o termo etnocentrismo e o que significa?

A) Etnocentrismo é um termo criado em 1906 pelo sociólogo americano William Graham Summer (1840- 1910).

O que é relativismo e exemplos?

Relativismo é uma corrente de pensamento que questiona as verdades universais do homem, tornando o conhecimento subjetivo. O ato de relativizar é levar em consideração questões cognitivas, morais e culturais sobre o que se considera verdade. Ou seja, o meio que se vive é determinante para construir essas concepções.

Qual é a diferença entre etnocentrismo e eurocentrismo?

Enquanto o termo eurocentrismo é utilizado somente em relação a Europa e sua posição de centralidade e importância ante as outras histórias e culturas, o etnocentrismo designa um tipo de preconceito donde a cultura em que o indivíduo pertence é considerada correta, enquanto as demais são consideradas absurdas.

Quais os tipos de relativismo cultural?

Exemplo de relativismo cultural: No Brasil, as mulheres usam roupas que deixam barriga e pernas de fora, o que não é aceitável nos países árabes, onde as mulheres ficam totalmente cobertas. É a diversidade cultural e cada um deve respeitar sem achar que a sociedade a qual pertence está correta e a outra errada.

Qual é o conceito de eurocentrismo?

Eurocentrismo corresponde a uma expressão que emite a idéia no mundo como um todo de que a Europa e seus elementos culturais são referência no contexto de composição de toda sociedade moderna.

Qual é a diferença entre etnocentrismo e alteridade?

O Estudo da Antropologia - Etnocentrismo e Alteridade

Verá que para o etnocentrismo, a nossa cultura ou etnia está no centro e o outro é marginalizado. Aprenderá que para a alteridade o essencial é reconhecer a diferença do outro e também entender conceitos como o juízo de valor e a hierarquia.

O que vem a ser o eurocentrismo?

Eurocentrismo diz respeito à percepção de que a Europa, sua história e suas questões, são centrais em relação ao resto do mundo. É a maneira de explicar o mundo a partir da Europa, seja através da história, da cultura ou da economia.

Quais são os tipos de relativismo?

Dois tipos de relativismo: intensivo ou epistémico e extensivo ou sociológico - Filosofia e Epistemologia. Há dois tipos de relativismo, na minha concepção: intensivo ou epistémico e extensivo ou sociológico.

O que se entende por relativismo?

Entenda-se por relativismo a teoria filosófica fundada na relatividade do conhecimento, recusando toda e qualquer verdade ou valor tidos como absolutos. A opinião e o ponto de vista são importantes meios válidos de conhecimento.

O que é o relativismo social?

B No relativismo social, assim como no etnocentrismo, a verdade é única e inquestionável; ou seja: o que é certo, é certo para todos, independentemente da cultura, dos povos, costumes e valores diferentes.

Como o etnocentrismo se manifestou na história do Brasil?

A catequização dos índios pelos jesuítas é um caso de etnocentrismo. A própria história do Brasil é contada como se nada existisse antes da chegada dos portugueses, ignorando também a história do continente africano. ... Mas, comportaram-se ao rés da história com práticas que levaram à destruição das culturas nativas.

Em que período histórico surgiu a palavra antropologia?

A antropologia surgiu como uma ferramenta da sociologia para compreender as diferenças étnicas dos seres humanos. No século XIX, nos estudos de história e geografia contemporâneos, a sociologia e a antropologia surgiram com um objetivo bem específico: servir como meios de auxílio para o capitalismo industrial.

Onde e quando surgiu a antropologia?

A antropologia surgiu como ciência no início do século XX, com a sistematização dos estudos sobre culturas consideradas “exóticas”. No Brasil, a antropologia se desenvolveu através dos estudos de pesquisadores europeus sobre as sociedades indígenas no território brasileiro.

Quando surgiu a antropologia Evolucionista?

O evolucionismo cultural junto com o difusionismo foram correntes predominantes no final do século XIX que lançaram bases para o desenvolvimento da antropologia como uma disciplina acadêmica autônoma.

O que foi a Pré-história da antropologia?

A pré-história da antropologia ocorreu no séc. XVI através das viagens marítimas e da descoberta de novos povos. Apesar de alguns considerarem que a antropologia existe desde quando o homem buscou respostas de quem era através do espelho do 'outro'. Isso remontaria a Grécia na Antiguidade Clássica.

Artigo anterior
Quando a função não é par nem ímpar?
Artigo seguinte
Qual área da engenharia civil ganha mais dinheiro?