Quais são as normas e padrões de qualidade para leite em relação à legislação de alimentos?

Perguntado por: Letícia Magalhães  |  Última atualização: 20. März 2022
Pontuação: 4.3/5 (7 avaliações)

As Instruções Normativas 76 e 77 tratam das etapas da produção de leite cru refrigerado, pasteurizado e do tipo A, desde o início até a qualidade final do produto. O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) modificou essas normas que foram colocadas em vigor neste ano de 2019 para todo o país.

Quais os padrões de qualidade do leite?

Agradável: preservar suas propriedades de sabor, cor, odor, viscosidade; Limpo: ser totalmente livre de sujeiras, microrganismos e resíduos de substâncias químicas; Fresco: apresentar a composição ideal e ter uma conservação adequada; Seguro: não causar qualquer tipo de problema à saúde do consumidor.

Qual o padrão de identidade e qualidade para leite cru refrigerado segundo a legislação?

7º O leite cru refrigerado de tanque individual ou de uso comunitário deve apresentar médias geométricas trimestrais de Contagem Padrão em Placas de no máximo 300.000 UFC/mL (trezentas mil unidades formadoras de colônia por mililitro) e de Contagem de Células Somáticas de no máximo 500.000 CS/mL (quinhentas mil células ...

Qual a legislação do leite?

A nova legislação altera os tipos de leite pasteurizado, torna obrigatória a contagem de células somáticas (CCS) e a contagem padrão em placas (CPP) no leite cru, regulamenta a coleta a granel e estabelece prazos para que as modificações sejam implementadas nas diferentes regiões do país.

O que é leite de acordo com a legislação?

Entende-se por leite, sem outra especificação, o produto oriundo da ordenha completa e ininterrupta, em condições de higiene, de vacas sadias, bem alimentadas e descansadas. O leite de outros animais deve denominar-se segundo a espécie de que proceda; 2.1.2.

HIGIENE, SEGURANÇA E LEGISLAÇÃO DE ALIMENTOS 1

23 questões relacionadas encontradas

O que é um leite?

O leite é uma combinação de diversos elementos sólidos em água. ... Os termos sólidos totais (ST) ou extrato seco total (EST) englobam todos os componentes do leite exceto a água. Por sólidos não-gordurosos (SNG) ou extrato seco desengordurado (ESD) compreendem-se todos os elementos do leite, menos a água e a gordura.

Como pode ser classificado o leite?

O leite ainda pode ser classificado quanto: - Ao teor de gordura: pode ser integral com cerca de 3% de gordura, semidesnatado com 2,9% à 0,6% de gordura ou desnatado com até 0,5% de gordura. - Ao acréscimo de vitaminas e minerais: leite enriquecido de tais substâncias. ... Já o leite de cabra é ótimo para a digestão.

Qual é o padrão exigido em CPP e CCS pela IN 77?

Em relação à Contagem Padrão de Placas (CPP), o limite máximo é de até 900.000 UFC/ml antes do processamento do leite cru refrigerado na beneficiadora. Na refrigeração do leite e no seu transporte até o estabelecimento, o limite de temperatura passa a ser de 7°C no recebimento do leite no estabelecimento.

O que é IN 76?

A IN 76 traz os regulamentos técnicos para identidade e qualidade do leite cru, do leite pasteurizado e do leite pasteurizado tipo A. ... Evidentemente, as mudanças destacam a necessidade da capacitação continuada no campo e do monitoramento diário da qualidade em toda a cadeia produtiva.

Qual o órgão brasileiro que regulamenta a qualidade do leite?

O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, por meio do Departamento de Inspeção de Produtos de Origem Animal (Dipoa/Mapa) tem trabalhado para oferecer à população brasileira e ao mercado externo, produtos de qualidade.

O que é o leite cru refrigerado?

Art. 2º Para os fins deste Regulamento, leite cru refrigerado é o leite produzido em propriedades rurais, refrigerado e destinado aos estabelecimentos de leite e derivados sob serviço de inspeção oficial.

Qual a frequência das análises de CCS e CPP CBT para leite cru refrigerado e leite tipo A?

A periodicidade de análises de CBT e CCS continuará mensal. Para o leite cru refrigerado tipo A os parâmetros terão poucas mudanças, permanecendo a média geométrica trimestral máxima de 10 mil UFC/mL, mas com alterações na periodicidade das análises, as quais devem der quinzenais.

Quais os parâmetros Físico-químicos e microbiológicos que o leite cru refrigerado deve atender?

No caso do leite cru refrigerado, os parâmetros físico-químicos normalmente analisados são: acidez, crioscopia, densidade, gordura e sólidos totais.

Qual o padrão de qualidade para os leites processados?

Um fator primordial para garantir a boa qualidade na produção de laticínios processados diz respeito, principalmente, a qualidade da matéria prima, o leite cru. ... Essa enzima acaba tornando o leite resistente aos processos de pasteurização e tratamento UHT.

O que é considerado um leite de qualidade?

Para Maria Edi, é considerado leite de qualidade aquele cuja composição química (gordura, proteína lactose e minerais), microbiológica (contagem total de bactérias), organoléptica (sabor, odor e aparência) e número de células somáticas atendam parâmetros de qualidade exigidos internacionalmente.

Quais parâmetros devem ser avaliados para que o leite seja considerado de boa qualidade?

O leite de boa qualidade deve apresentar coloração branca opalescente e ser homogêneo, ou seja, não conter grumos ou material sólido disperso. Não deve apresentar sabores e odores estranhos (BRASIL, 2011). O controle da temperatura de armazenamento do leite é um fator muito importante para garantir a sua conservação.

Qual a importância e sobre o que tratam as Instrução Normativa nº 76 e 77 Mapa )?

As Instruções Normativas 76 e 77 tratam das etapas da produção de leite cru refrigerado, pasteurizado e do tipo A, desde o início até a qualidade final do produto. O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) modificou essas normas que foram colocadas em vigor neste ano de 2019 para todo o país.

O que são e a importância das ins 76 e 77?

A IN 76 diz respeito às características e à qualidade do leite na indústria, enquanto na IN 77 são estabelecidos os critérios para a obtenção de um produto de alto valor nutricional e seguro ao consumidor. ... Veja, a seguir, as principais mudanças nas etapas de produção de leite.

Quais os teores mínimos de gordura e proteína de acordo com a instrução 76 do Mapa?

O leite pasteurizado deve atender aos seguintes parâmetros físico-químicos: I - teor de gordura: a) mínimo de 3,0g/100g (três gramas/cem gramas) para o integral; b) 0,6 a 2,9g/100g (zero vírgula seis a dois vírgula nove gramas por cem gramas) para o semidesnatado; e c) máximo de 0,5g/100g (zero vírgula cinco gramas por ...

Qual o limite de CCS no leite?

Os limites máximos de CCS para aceitação do leite nas indústrias são regulamentados na maioria dos países, sendo os mais comuns entre 400.000 e 750.000 células/mL. Na Comunidade Européia e na Nova Zelândia, o limite (células/mL) é <400.000, no Canadá é 500.000 e nos Estados Unidos é 750.000.

O que é CPP e CCS?

Além da Contagem Padrão em Placas (CPP), a Contagem Células Somáticas (CCS), outras análises físico-químicas são fundamentais para o processo de controle da qualidade do leite cru, sabendo que este é a base de toda a cadeia láctea, e a má qualidade da matéria prima pode afetar a fabricação dos derivados (BELOTI et al.

Quais as proibições impostas pela IN 77 2018 para o leite?

Após cada ordenha, o leite deve ser imediatamente transportado do local de produção para o tanque de uso comunitário, em latões com identificação do produtor, sendo proibido o recebimento de leite previamente refrigerado.

Como é classificado o leite diferencie cada tipo?

Integral - é o leite que conserva os seus teores originais de gordura, sendo, no mínimo de 3%. Semi-desnatado - é o leite no qual parte da gordura foi removida, contendo níveis entre 0,6 e 2,9%. Desnatado - é o leite no qual quase a totalidade da gordura foi removida, contendo, no máximo 0,5%.

Qual a classificação do leite quanto ao processamento?

O processamento do leite pode ser feito com duas finalidades: Produção de leite para consumo (Leite pasteurizado ou leite UAT); Produção de derivados. O processamento do leite e seus derivados em nível industrial requer a execução de diferentes operações unitárias como esquematizado na figura 01.

Quais os tipos de leite existentes?

Abaixo apresentamos os principais tipos de leite que você vai encontrar para consumo!
  • Leite integral. ...
  • Leite semidesnatado. ...
  • Leite desnatado. ...
  • Leite de cabra.

Artigo anterior
Qual o melhor nobreak para roteador?
Artigo seguinte
O que são trabalhadores intermitente?