Quais são as justificativas válidas para faltar ao trabalho?

Perguntado por: Irina Camila de Pinheiro  |  Última atualização: 6. Mai 2025
Pontuação: 5/5 (73 avaliações)

478 da CLT, existem outros cenários que são passíveis de enquadramento como faltas justificadas, são eles:
  • Licença óbito;
  • Nascimento de filho ou adoção;
  • Aborto não criminoso;
  • Doação de sangue de forma voluntária;
  • Licença Casamento;
  • Cumprimento de serviço militar obrigatório;

Quais são os tipos de faltas justificadas?

Quais os 12 tipos de faltas justificadas conforme a CLT?
  • Falecimento do cônjuge, ascendente, descendente, irmão ou pessoas declarada em sua carteira de trabalho e previdência social – por até dois dias consecutivos;
  • Em virtude de casamento – por até três dias consecutivos;

O que vale como justificativa para falta?

Os documentos necessários para justificar uma falta no trabalho vão depender de qual é a situação. Quando se trata de saúde, é necessário apresentar um atestado médico. Em casos de tratamento odontológico, licença-maternidade e aborto não criminoso, o atestado também é indispensável.

O que dizer quando faltar no trabalho?

Justificativas de ausência previstas em lei
  1. Licenças médicas. Quando o colaborador está doente ou precisa se afastar para tratamento de saúde, as licenças médicas são uma justificativa válida para a ausência.
  2. Licença-maternidade e licença-paternidade. ...
  3. Faltas legais. ...
  4. Falecimento de familiar próximo.

Quantos dias eu posso faltar no trabalho sem justificativa?

No entanto, a jurisprudência majoritária e a doutrina do Direito predominante, possuem o entendimento que se o empregado faltar por mais de 30 dias do trabalho sem justificativa, é considerado abandono de emprego.

Trabalhador Faltou ao Trabalho: o que pode ser descontado? TUDO SOBRE FALTAS

35 questões relacionadas encontradas

O que acontece se eu faltar 1 dia sem justificativa?

Os dias não trabalhados por faltas sem justificativa, serão descontados na remuneração do trabalhador. Para fazer o desconto, o cálculo é simples: divida o salário do colaborador por 30 (número de dias de um mês) e multiplique o resultado pelo número de dias de ausência.

Pode dar advertência por faltar 1 dia?

A - O empregado que faltar do serviço sem justificativa pode levar num primeiro momento uma advertência verbal ou advertência escrita, lembrando ou é uma ou é outra. Tem empregadores que aplicam primeiro a verbal para a primeira falta e a escrita para a segunda falta.

O que acontece quando o funcionário falta sem atestado?

Quando o funcionário falta sem justificativa e não apresenta atestado médico, o empregador tem o direito de descontar um dia de salário. Porém, se o empregador suspeitar de que a falta foi injustificada, pode exigir que o trabalhador apresente um atestado médico para comprovar a doença ou a necessidade de afastamento.

Quando você Falta 1 dia de trabalho desconta dois?

Quando falta um dia pode descontar dois? Para responder isso, precisamos antes saber o que vem a ser o repouso semanal remunerado, bem como se existe feriado no meio da semana, pois em tais circunstâncias, a falta não justificada pode sim levar ao desconto de mais 1 ou mais 2 dias.

Como faltar no trabalho sem ser prejudicado?

DIAS DE AUSÊNCIA
  1. Falecimento de algum parente ou dependente. Até 2 (dois) dias.
  2. Casamento. Até 3 (três) dias.
  3. Nascimento do Filho (pai) 5 (cinco) dias a contar do nascimento.
  4. Doar sangue. ...
  5. Tirar título de eleitor. ...
  6. Ser mesário voluntário. ...
  7. Cumprir exigência do Serviço Militar. ...
  8. Realizar prova para ingressar no ensino superior.

Quais são as faltas justificadas por lei?

doença ou acidente de trabalho: 15 dias. licença-maternidade: 120 dias. licença-paternidade: 5 dias. acompanhar a esposa ou companheira em consultas e exames médicos complementares durante o período de gravidez: até 2 dias.

Quem falta na sexta perde o sábado e o domingo?

Sim, se o trabalhador faltar em um dia na semana, perderá o Descanso Semanal Remunerado.

Quais as faltas justificadas para que o trabalhador não perde o direito das férias?

De 6 a 14 faltas: 24 dias de férias. De 15 a 25 faltas: 18 dias de férias. De 24 a 32 faltas: 12 dias de férias. Mais de 32 faltas: o trabalhador perde o direito às férias.

Pode ser demitido por falta?

A empresa pode fazer esse tipo de dispensa após constatar que o colaborador faltou por, no mínimo, 30 dias seguidos no seu local de trabalho. Porém, esse tipo de demissão é inválido quando o funcionário registra faltas justificadas.

Quais os 12 tipos de faltas justificadas conforme a CLT?

473 da CLT e entenda como elas funcionam!
  • Falecimento (Licença nojo) A primeira previsão de ausência justificada que não permite desconto salarial se refere ao falecimento de familiar.
  • Casamento. O art. ...
  • Licença paternidade. ...
  • Doação de sangue. ...
  • Alistamento como eleitor. ...
  • Serviço Militar. ...
  • Exame vestibular. ...
  • Comparecimento em Juízo.

Qual o pior dia para faltar no trabalho?

Além de prejudicar o funcionamento da empresa, faltas injustificadas na segunda-feira com recorrência também podem prejudicar a vida do trabalhador.

O que é falta de DSR?

O DSR sobre falta é uma compensação pelo dia de descanso semanal que não foi usufruído devido à falta injustificada. Segundo a legislação brasileira, todo trabalhador tem direito a um dia de descanso remunerado por semana, conhecido como DSR.

Quantas horas de falta perde o DSR?

Desconto do DSR só cabe quando o empregado falta o dia todo. O art. 6, da Lei 605/49, é taxativo em afirmar que o empregado perde a remuneração do dia de repouso quando não tiver cumprido integralmente a jornada de trabalho da semana.

Estou com diarreia pode faltar no trabalho?

Não é aceitável que tenhamos trabalhadores febris, com secreções aéreas intensas, diarreia ou vômito circulando na empresa.

Quantos dias de atestado para diarreia e vômito?

Afastamento por diarreia e/ou vômito deve se estender por dois dias (48h) após o último episódio.

Sou obrigado a avisar a empresa que estou de atestado?

Resposta: Embora a empresa pode solicitar o motivo do afastamento, você tem o direito de preservar sua privacidade e não fornecer detalhes sensíveis sobre sua saúde. No entanto, é importante garantir que o atestado médico contenha informações necessárias para a empresa compreender a data e o período de afastamento.

Sou obrigado a assinar a advertência?

E SE EU ME RECUSAR A ASSINAR? Esse é um direito do empregado e ele pode se recusar sim a assinar a advertência. O empregado poderá justificar na própria advertência descrevendo os motivos pelo qual entende que a penalidade é injusta. Nesse caso, o documento não perde seu valor!

Quando não devo assinar uma advertência?

Se o empregado não assinar, o empregador poderá solicitar a assinatura de testemunha sobre a ciência da punição. Ou seja, o empregado terá perdido a chance de documentar (mesmo que de forma breve) a sua discordância.

O que acontece se eu não assinar uma advertência no trabalho?

Sim, ele deve assinar. Caso o colaborador se recuse a assinar a advertência, o empregador pode coletar a assinatura de duas testemunhas, que presenciaram a recusa do funcionário, para comprovar os atos descritos no documento.

O que é uma falta sem justificativa?

As faltas injustificadas ocorrem quando o colaborador não comparece para cumprir a jornada de trabalho e não apresenta nenhuma justificativa prevista na legislação. A recorrência dessa situação pode ser um alerta para o setor de Recursos Humanos, que é responsável por orientar os funcionários e respeitar a legislação.

Artigo anterior
Qual é a importância da contabilidade internacional?
Artigo seguinte
Qual o tamanho do OneDrive gratuito?