Quais são as isomeria plana?

Perguntado por: Matilde Nunes de Neves  |  Última atualização: 20. März 2022
Pontuação: 4.2/5 (43 avaliações)

Isomeria plana ou constitucional: Os isômeros desse tipo possuem a mesma fórmula molecular e se diferenciam pelas fórmulas estruturais planas. Existem cinco casos de isomeria plana: função, cadeia, posição, metameria e tautomeria.

Quais são os tipos de isomeria plana?

A isomeria plana ou constitucional subdivide-se em isomeria constitucional estática (funcional, esqueletal e posicional) e dinâmica (metameria e tautomeria). Compostos isômeros são aqueles compostos orgânicos que apresentam a mesma fórmula molecular, mas se diferenciam por suas fórmulas estruturais.

O que é uma isomeria plana?

Isomeria plana é um fenômeno que ocorre entre substâncias que possuem a mesma fórmula molecular, mas apresentam diferenças pontuais em suas fórmulas estruturais, como: Apresentam grupos que pertencem a funções orgânicas diferentes; Não pare agora...

Quais são os tipos de isomeria?

Existem diferentes tipos de isomeria: Isomeria plana: Os compostos são identificados através das fórmulas estruturais planas. Divide-se em isomeria de cadeia, isomeria de função, isomeria de posição, isomeria de compensação e isomeria de tautomeria.

São isômeros?

Definição - O que é Isomeros

São compostos que tem a mesma fórmula molecular mas diferente estrutura molecular ou diferentes arranjos dos átomos no espaço. Isomeros planos tem geralmente propriedades físicas e químicas diferentes.

Isomeria Plana: aprenda rápido!

15 questões relacionadas encontradas

Quais são os 2 tipos de isomeria espacial?

Neste caso, os isômeros têm a mesma fórmula molecular e fórmula espacial diferente. Existem dois casos de isomeria espacial: Geométrica ou Cis – Trans e Óptica.

O que é isomeria plana Cite dois exemplos?

Ocorre isomeria plana de posição quando, analisando dois isômeros da mesma função orgânica, há diferença na posição de um grupo funcional, insaturação ou ramificação. Por exemplo, o composto metil-fenol possui três isômeros de posição: 2-metil-fenol (ou orto-metil-fenol) 3-metil-fenol (ou meta-metil-fenol)

O que é isomeria plana de função?

Isomeria plana de função é um caso particular de isomeria em que os compostos apresentam a mesma fórmula molecular, mas funções orgânicas completamente diferentes. Removedor de esmalte e desinfetante são isômeros funcionais.

O que é um isômero ativo?

Isômeros opticamente ativos são substâncias químicas capazes de polarizar e desviar o plano da luz polarizada para a direita ou para a esquerda. ... Assim, se uma substância apresenta carbono quiral, automaticamente ela possui moléculas com comportamento óptico, ou seja, isômeros opticamente ativos.

Qual é a diferença entre isomeria plana e isomeria espacial?

Isomeria espacial

Enquanto o estudo da isomeria plana compreende os compostos com fórmulas estruturais planas, na espacial – ou esteroisomeria – a diferença acontece na forma como os átomos estão posicionados no espaço.

O que é um isômero ativo e inativo?

Substâncias opticamente inativas – são aquelas que não desviam o plano de vibração da luz polarizada; Substâncias opticamente ativas – são aquelas que desviam o plano de vibração da luz polarizada.

Como saber se o composto é opticamente ativo?

Para que um composto orgânico seja opticamente ativo é necessário que suas moléculas seja assimétricas, ou seja, suas moléculas devem possuir carbono assimétrico, que é o carbono que possui os quatro ligantes diferentes, ou seja, carbono com ligação dupla ou tripla nunca pode ser assimétrico.

Como um composto isômero pode ser considerado ativo?

Isômero ativo é uma molécula, pertencente a uma determinada substância, que apresenta a característica de polarizar, ou seja, fazer com que o feixe de luz propague-se em uma única direção, desviando-o para a direita ou para a esquerda. Isso significa que essa molécula apresenta atividade óptica.

Quando ocorre a isomeria de função?

A isomeria é um fenômeno que ocorre quando duas ou mais substâncias diferentes possuem a mesma fórmula molecular, mas diferentes propriedades e fórmulas estruturais. Essas substâncias são isômeras entre si.

Como ocorre a isomeria de função?

A isomeria de função, como o próprio nome diz, ocorre quando a diferença entre os isômeros está no grupo funcional a que eles pertencem.

Quais são as formas de isomeria de função?

A isomeria é o fenômeno no qual diferentes compostos químicos apresentam mesma fórmula molecular e diferentes arranjos atômicos, seja num plano ou no espaço. Caso a isomeria se apresente em moléculas planificadas, denomina-se isomeria plana; caso contrário, isomeria espacial.

O que é isomeria espacial e quais os tipos?

A isomeria espacial ou estereoisomeria acontece quando dois compostos apresentam a mesma fórmula molecular e a mesma estrutura plana, mas diferem quanto a sua estrutura espacial. ... Existem dois tipos de isomeria espacial: a geométrica (também conhecida como cis e trans) e a óptica.

O que é um Estereoisômero?

Os estereoisômeros são isômeros que se diferem dos constitucionais pela constância dos ligantes dos átomos rearranjados. Observe os exemplos (em estrutura planificada): Repare que o radical metil muda de posição e de ligante: antes se ligava ao segundo carbono da cadeia, agora liga-se ao terceiro.

Quantos isômeros opticamente ativos podem existir?

Quando uma molécula possui apenas um carbono assimétrico ou quiral ele terá 2 isômeros opticamente ativos, que são o dextrogiro e o levogiro, e 1 isômero opticamente inativo, que é a mistura racêmica desses dois enantimorfos.

Como identificar um isômero?

Isômeros são substâncias químicas diferentes que apresentam propriedades físicas e químicas diferentes, mas que possuem a mesma fórmula molecular, ou seja, a mesma quantidade de átomos de cada elemento químico.

Como saber quantos isômeros são possíveis?

Para determinar a quantidade de isômeros opticamente ativos e inativos de moléculas com vários carbonos assimétricos basta usar as expressões de Van't' Hoff e Le Bel.

Como identificar um composto meso?

É um composto orgânico que, embora contenha dois ou mais átomos de carbonos assimétricos, com ligantes iguais, não é opticamente ativo, apresentando uma configuração tal que cada metade da molécula é a imagem especular da outra, e um dos carbonos desvia a luz polarizada de um ângulo µ para a direita e o outro carbono ...

Por que os monossacarídeos são considerados opticamente ativos?

Isômeros opticamente ativos são moléculas de uma determinada substância orgânica que possuem a capacidade de polarizar e desviar o plano da luz polarizada para a direita ou para a esquerda.

Como identificar um Diastereoisomero?

Observe que eles não são a imagem especular um do outro, ou seja, quando colocados lado a lado, eles não estão de frente para um espelho. A diferença consiste em que os ligantes iguais estão do mesmo lado do plano em um (diastereoisômero cis) e em lados opostos do plano no segundo isômero (diastereoisômero trans).

O que são substâncias Levógiras?

Substâncias que desviam a luz polarizada para a direita chamam-se dextrógira (do latim dexter, direito) e substâncias que desviam a luz polarizada para a esquerda chamam-se levógira (do latim laevus, esquerda). As propriedades físicas destes isômeros são as mesmas.

Artigo anterior
Quais são os princípios básicos que fundamentam De forma geral o Código Civil de 2002 explique como se caracterizam cada um deles?
Artigo seguinte
Qual produto é bom para limpar sofá de camurça?