Quais são as imunidades afetadas pela declaração de persona non grata de acordo com o direito internacional?

Perguntado por: Erica Carvalho de Matos  |  Última atualização: 31. Oktober 2024
Pontuação: 4.2/5 (38 avaliações)

Quando classificado como "persona non grata", o diplomata ou representante de um país é privado do reconhecimento como membro da missão diplomática, além de perder o status diplomático ou consular, as imunidades e os privilégios garantidos internacionalmente para visitar aquele país.

O que acontece quando alguém é declarado persona non grata?

Segundo a Convenção de Viena sobre Relações Diplomáticas, artigo 9, um Estado pode "a qualquer momento, e sem ser obrigado a justificar a sua decisão", declarar que um diplomata é persona non grata, i.e., inaceitável, antes ou depois de sua chegada, sendo que, neste último caso, ele deverá retornar ao país de origem.

Quais as imunidades diplomáticas asseguradas pela Convenção de Viena de 1961?

O agente diplomático gozará de isenção de todos os impostos e taxas, pessoais ou reais, nacionais, regionais ou municipais, com as exceções seguintes: a) Os impostos indiretos que estejam normalmente incluídos no preço das mercadorias ou dos serviços; b) Os impostos e taxas sobre bens imóveis privados situados no ...

Quais são os critérios aplicáveis às imunidades das organizações internacionais?

As organizações internacionais gozam de imunidades de jurisdição e de execução, ainda que exista conflito com o direito positivo nacional, sendo a imunidade absoluta em até mesmo se tratando de matéria trabalhista.

Quais são as imunidades diplomáticas e consulares?

Imunidades diplomáticas e consulares são proteções especiais para diplomatas e funcionários consulares, que incluem imunidade legal, de apreensão de bens e fiscal. Essas imunidades garantem que possam realizar suas funções sem interferências legais, apreensões ou obrigações fiscais.

'PERSONA NON GRATA': ESPECIALISTA EXPLICA STATUS DADO A LULA E INFLUÊNCIA NA RELAÇÃO COM ISRAEL

16 questões relacionadas encontradas

Quais são as imunidades consulares?

Tipos de imunidade

Os funcionários consulares (chefe da repartição consular e demais cônsules) têm imunidade penal, civil e administrativa, mas apenas em relação aos seus atos oficiais, diferentemente dos diplomatas, em que a imunidade se estende plenamente a atos não relacionados à carreira.

Quem tem imunidade diplomática?

Art. 31 - Os diplomatas têm imunidade de jurisdição penal, civil e administrativa, ou seja, não respondem penalmente nem por atos oficiais, nem por atos particulares no país em que estão servindo.

O que é imunidade no Direito Internacional?

Imunidade internacional de jurisdição seria a isenção, para certas pessoas, da jurisdição civil, penal, administrativa, por força de normas jurídicas internacionais, originalmente costumeiras, praxe, doutrina, jurisprudência, ultimamente convencionais, constantes de tratados e convenções.

O que é imunidade de jurisdição das organizações internacionais?

Ao ser intimada pelo juízo da 3ª Vara do Trabalho de Boa Vista, a União Federal (litisconsorte passiva), suscitou a imunidade de jurisdição, entendida como “o privilégio reconhecido a certas pessoas estrangeiras, em virtude dos cargos ou funções que exercem, de escaparem à jurisdição" (Cf.

O que são relações consulares e quais privilégio imunidades possuem?

A finalidade das imunidades e privilégios consulares está em garantir o eficaz desempenho das funções das missões que representam os Estados. Assim, é possível viabilizar a soberania do país representado por agentes consulares, contribuindo para o desenvolvimento de relações amistosas.

Quem pode renunciar a imunidade diplomática?

1. O Estado acreditante pode renunciar à imunidade de jurisdição dos seus agentes diplomáticos e das pessoas que gozam de imunidade nos têrmos do artigo 37. 2. A renuncia será sempre expressa.

Quais são os agentes diplomáticos?

Um Agente Diplomático é um representante de um Estado (Estado acreditante) num outro Estado (Estado recetor), devidamente reconhecido para o efeito por ambos. O Agente Diplomático integra a missão diplomática, aplicando-se tanto ao chefe de missão como ao pessoal diplomático da mesma.

O que diz a Convenção de Viena sobre o Direito dos Tratados?

O “Tratado dos Tratados”, como ficou conhecida a Convenção de Viena, obedece ao princípio base de que “todos os pactos devem ser respeitados” (pacta sunt servanda). Isso significa que os membros signatários são legalmente obrigados a seguir o que foi determinado, mesmo em casos de discordâncias internas.

Quem falou persona non grata?

'Persona non grata': o que significa termo usado por Israel para se referir a Lula após fala sobre massacre em Gaza e Holocausto.

Quem pode ser declarado ausente?

Inicialmente, de forma simples, uma pessoa será declarada ausente por decisão judicial, da pessoa natural que se encontra em lugar incerto e da qual não se tem nenhuma notícia por prolongado período de tempo.

O que é imunidade de jurisdição?

Esta imunidade permite que os Estados pratiquem atos em relação a si e aos seus bens, no exercício do seu poder soberano, sem intervenção da jurisdição de outros Estados.

Quem tem imunidade de IOF?

Imunidade tributária de partidos, sindicatos e instituições educacionais sem fins lucrativos alcança IOF.

O que é imunidade judiciária?

A imunidade judiciária é de natureza vinculada. Vinculada ao objeto da demanda, na esfera penal ou civil, fundada na busca da verdade real, substancial, instrumento de perseguição, no momento sentencial da relação processual, da justa composição da lide, instaurada a partir do ajuizamento da pretensão punitiva.

Qual é a diferença entre imunidade e isenção?

A imunidade é uma hipótese de não incidência tributária constitucionalmente qualificada. É uma limitação constitucional ao poder de tributar. Já a isenção pode ser considerada uma hipótese de não incidência legalmente qualificada ou a dispensa legal do pagamento de determinado tributo devido.

Quem tem direito a imunidade?

150, VI, a, da Constituição Federal, a imunidade refere-se às pessoas envolvidas na relação jurídica tributária. Vale dizer, a concessão da imunidade tem como critério o tipo de pessoas jurídicas envolvidas na relação jurídica e não certas operações ou bens.

Quanto a imunidade de jurisdição?

A imunidade de jurisdição do Estado deve ser sempre alegada em contestação, sob pena de preclusão. A execução de sentença condenatória contra embaixada ou consulado estrangeiro no Brasil deve ser precedida de decisão formal do Supremo Tribunal Federal.

O que é imunidade absoluta?

A imunidade absoluta é inerente ao mandato, e, portanto irrenunciável. Dessa forma, não se pode instaurar inquérito policial ou ação penal mesmo com a autorização do parlamentar. O instituto visa preservar não a pessoa do parlamentar, mas sim seu cargo, permitindo a atuação livre e independente do Parlamento.

Como ter imunidade diplomática?

A única solução possível, uma vez verificada a existência da imunidade diplomática, é reportar tal fato ao país Acreditante (aquele representado pelo diplomata), que é absolutamente livre para tomar a medida que desejar, ou até mesmo, deixar de tomar alguma solução, pelo motivo que melhor entender.

O que é imunidade civil?

As imunidades cobrem o direito dos parlamentares de não serem presos, a não ser em flagrante de crime inafiançável, serem invioláveis por suas opiniões, palavras e votos, não serem obrigados a testemunhar sobre informações recebidas ou prestadas em razão do mandato, nem sobre as pessoas que lhes passaram tais dados, ...

O que é imunidade consular?

São prerrogativas especiais reconhecidas às missões diplomáticas, às repartições consulares, às organizações internacionais, bem como a seus agentes e funcionários, para que esses consigam exercer plena e livremente suas funções no país em que cumprem missão, sem a interferência indevida do país receptor.

Artigo anterior
Como calcular férias 30 dias?
Artigo seguinte
A prova por confissão?