Quais são as idéias pedagógicas de Froebel?

Perguntado por: Cláudio Sousa Nascimento  |  Última atualização: 27. April 2022
Pontuação: 4.1/5 (34 avaliações)

Froebel defendia a educação sem imposições às crianças porque, segundo sua teoria, elas passam por diferentes estágios de capacidade de aprendizado, com características específicas, antecipando as idéias do suíço Jean Piaget (1896-1980). Froebel detectou três estágios: primeira infância, infância e idade escolar.

O que Froebel fala sobre o ludico?

Froebel foi o primeiro educador a enfatizar o brinquedo, na atividade lúdica, já que era o primeiro recurso no caminho da aprendizagem, não apenas para diversão, mas para um modo de criar representações do mundo concreto com a finalidade de entendê-lo, também se preocupou em arquitetar recursos sistemáticos para as ...

Como acontece o processo de aprendizagem no brincar segundo Froebel?

Preconizava a ideia de atividade e liberdade, inspirava-se no amor à criança e na natureza.

Qual é a relação professor aluno na escola Froebeliana?

Quanto à relação professor-aluno, compara o aluno com uma planta e o professor como mãe - jardineiro. É necessário acompanhar o desenvolvimento da criança, se fazer presente, cuidar e proporcionar as melhores condições de crescimento; através de afeto, amizade e uma relação construtiva, humana e justa.

Quanto a isso disserte sobre o porquê de Froebel acredita ser a infância a base do desenvolvimento educacional?

QUANTO A ISSO, DISSERTE SOBRE O PORQUE DE FROBEL ACREDITAR A SER A INFÂNCIA A BASE DO DESENVOLVIMENTO EDUCACIONAL. Ola´! A infância é a base do desenvolvimento educacional porque é o primeiro contato que a criança começa a ter com o novo.

A PEDAGOGIA DE FROEBEL E A ESCOLA DO SÉC XXI | Aprendizagem Criativa 3

27 questões relacionadas encontradas

Como Froebel via a criança?

Crianças são indivíduos

Froebel defendia que as crianças são seres pensantes, com individualidades que precisam ser respeitadas, protegidas e cuidadas, nos âmbitos físicos e mentais. Isso porque, para ele, a infância não é um treinamento para a vida adulta, é uma fase da vida válida em si mesma.

Quando Froebel fundou o primeiro jardim de infância?

Em junho de 1840, na cidade de Blankenburg, Froebel fundou o primeiro Kindergarten (jardim-de-infância), resultado de uma convivência com a natureza, o qual se constituía em um centro de jogos organizado segundo os princípios froebelianos, destinado a crianças menores de 6 anos.

Qual é o objetivo do programa de ensino de Decroly?

Com a ampliação do conceito de linguagem, que a lingüística viria a corroborar, Decroly pretendia dissociar a idéia de inteligência da capacidade de dominar a linguagem convencional, valorizando expressões "concretas" como os trabalhos manuais, os esportes e os desenhos.

Qual o método de Pestalozzi?

O método deveria partir do conhecido para o novo e do concreto para o abstrato, com ênfase na ação e na percepção dos objetos, mais do que nas palavras. O que importava não era tanto o conteúdo, mas o desenvolvimento das habilidades e dos valores. Johann Heinrich Pestalozzi nasceu em 1746 em Zurique, na Suíça.

Qual é a importância da parceria entre a escola e a família no processo educativo?

Família e escola atuam juntas na formação das crianças e dos jovens, pois proporcionam o suporte e o incentivo necessários para que eles se desenvolvam de forma integral e alcancem todo o potencial que possuem.

Qual a importância da brincadeira no processo de ensino e aprendizagem?

O momento da brincadeira é uma oportunidade de desenvolvimento para a criança. Através do brincar ela aprende, experimenta o mundo, possibilidades, relações sociais, elabora sua autonomia de ação, organiza emoções.

Qual pensador afirma que a brincadeira é uma atividade dotada de um significado social que necessita de aprendizagem?

De acordo com Brougère (2002) o brincar não pode ser separado das influências do mundo, pois não é uma atividade interna do indivíduo, mas é dotado de significação social. Para o autor a criança é um ser social e aprende a brincar. A brincadeira pressupõe uma aprendizagem social.

Qual a importância do brincar para Piaget?

Piaget (1978) diz que a atividade lúdica é o berço obrigatório das atividades intelectuais da criança. Estas não são apenas uma forma de desafogo ou entretenimento para gastar energia das crianças, mas meios que contribuem e enriquecem o desenvolvimento intelectual.

Quem inventou a educação infantil?

Maria Montessori foi uma das precursoras do tema.

Qual era a função dos jardins de infância?

Raízes na educação infantil

Assim, a principal finalidade dos jardins de infância era colocar as crianças em relação com a natureza e com o seu próprio desenvolvimento. O aluno era reconhecido como o protagonista de seu próprio aprendizado.

Quem implantou o jardim de infância no Brasil?

Esta pesquisa tem o objetivo de investigar o Primeiro Jardim de Infância do Brasil, fundado por Emília Erichsen em 1862.

Qual a teoria de Piaget sobre a aprendizagem?

Jean Piaget

Segundo ele, a aquisição de conhecimento acontece por meio de experiências adquiridas em um contexto no qual se está inserido. Para o estudioso, a formação do conhecimento humano depende da interação entre o indivíduo e o ambiente em que ele vive.

O que é o método intuitivo?

O método de ensino intuitivo é o caminho metódico para a educação dos sentidos e para a educação pelas coisas e pela experiência. Nele o conhecimento das coisas que nos rodeia é possível pelo fato de termos sentidos que fazem a ligação entre o objeto a ser conhecido e o sujeito que o conhece, criando ideias.

Como era conhecido o método intuitivo?

O método intuitivo surgiu na Alemanha no final do século XVIII pela iniciativa de Basedow, Campe e, sobretudo de Pestalozzi. Consistia na valorização da intuição como fundamento de todo o conhecimento, isto é, a compreensão de que a aquisição dos conhecimentos decorria dos sentidos e da observação.

Qual a influência de Decroly na educação infantil?

O método de estudo de Decroly baseou-se em observações de crianças em um ambiente que lhes conduzia ao pleno desenvolvimento de suas personalidades e suas capacidades e seu potencial humano. Ele introduziu uma metodologia educacional que tinha como objetivo educar as crianças “para a vida e através da vida”.

Qual é o centro de interesse desenvolvido por Decroly?

Para Decroly, existiriam 6 centros de interesse que poderiam substituir os planos de estudo construídos com base em disciplinas: a) a criança e a família; b) a criança e a escola; c) a criança e o mundo animal; d) a criança e o mundo vegetal; e) a criança e o mundo geográfico; f) a criança e o universo.

Qual a proposta de Moacir Gadotti em relação aos novos meios tecnológicos para a educação?

Gadotti então propõe uma inovação no pensar dos educadores e gestores, além do incentivo à criatividade e a uma escola mais próxima da realidade dos alunos.

Como surgiu o primeiro jardim de infância?

O nome realmente vem da crença de que as crianças deveriam ser nutridas e cuidadas como plantas em um jardim. O pedagogo alemão Friedrich Fröbel (1782–1852) foi quem concebeu o primeiro sistema de ensino para crianças abaixo de 7 anos, na época consideradas pequenas demais para frequentar a escola.

Como surgiu o jardim de infância no Brasil?

Os jardins de infância froebelianos,como inovação pedagógica, foram criados no Colégio Menezes Vieira, do Rio de Janeiro (1875), e na Escola Americana, dirigida por protestantes de São Paulo (1877).

Artigo anterior
Quais os principais temas da arte urbana?
Artigo seguinte
O que é municipal ou estadual?