Quais são as hepatites crônicas?

Perguntado por: Raquel Nogueira de Branco  |  Última atualização: 5. Mai 2025
Pontuação: 4.1/5 (56 avaliações)

O HBV e o HCV são causas comuns de hepatite crônica; 5 a 10% dos casos de HBV com ou sem coinfecção por hepatite D (HDV) e cerca de 75% dos casos de HCV tornam-se crônicos.

Quais são os tipos de hepatite crônica?

Considera-se hepatite crônica, a infecção que se prolonga por seis meses ou mais. Na maioria dos casos, ocorre pelas infecções causadas pelos vírus da hepatite B e C e costumam ser pouco sintomáticas. Já outros pacientes podem sentir mal-estar, perda de apetite e fadiga.

Quais são as doenças hepáticas crônicas?

A doença hepática crônica (DHC) ocorre quando o fígado é exposto a diversas formas de lesão, que persistem por no mínimo 6 meses. Há múltiplas causas, sendo as principais as hepatites, a esteatose hepática e a hepatopatia alcoólica.

O que é hepatite crônica ativa?

O que é hepatite crônica? A hepatite crônica é caracterizada pela presença de inflamação no fígado em exames de imagem e elevação dos níveis séricos das enzimas hepáticas. De forma geral, a doença é definida quando a duração é maior ou igual a 6 meses.

Quando a hepatite C se torna crônica?

Hepatite C crônica é uma inflamação do fígado causada pelo vírus da hepatite C e que durou por mais de seis meses. A hepatite C frequentemente só causa sintomas depois que o fígado foi gravemente danificado. Os médicos diagnosticam a hepatite C crônica com base nos exames de sangue.

Doença do fígado aguda X crônica

28 questões relacionadas encontradas

Qual é a pior hepatite B ou C?

Hepatite C é a hepatite viral mais grave e está entre as mais frequentes no Brasil. A hepatite C é a principal causa de transplantes de fígado e uma epidemia mundial – por exemplo, atinge cinco vezes mais pessoas que o HIV/Aids.

Qual é o tipo de hepatite mais grave?

Sem vacina, a hepatite C é a mais severa entre os vírus, com 80% de chance de ser tornar crônica após ser contraída. O surgimento dos sintomas é muito raro, mas podem aparecer cansaço, tontura, enjoo, vômito, febre, dor abdominal, pele e olhos amarelados, além da urina escura e fezes claras.

Qual é o tipo de hepatite que não tem cura?

A Hepatite B não tem cura. Entretanto, o tratamento disponibilizado no SUS objetiva reduzir o risco de progressão da doença e suas complicações, especificamente cirrose, câncer hepático e morte. Os medicamentos disponíveis para controle da hepatite B são a alfapeginterferona, o tenofovir e o entecavir.

Como se pega hepatite crônica?

O vírus da hepatite C transmite-se, principalmente, por via sanguínea, bastando uma pequena quantidade de sangue contaminado para transmiti-lo, se este entrar na corrente sanguínea de alguém através de um corte ou uma ferida, ou na partilha de seringas.

Qual é a hepatite mais contagiosa?

Em todo o mundo, as hepatites B e C atingem 520 milhões de pessoas, número 13 vezes maior que o de infectados pelo vírus da Aids. Transmitido também por contato sexual, o vírus do tipo B é 100 vezes mais contagioso que o HIV. Já o vírus do tipo C é adquirido com mais frequência por meio de sangue e derivados.

Quais os sinais que o fígado não está bem?

Em um primeiro momento, os sinais costumam ser dor e inchaço abdominal. A pele e os olhos também podem ganhar um tom amarelado, característico das doenças hepáticas, sendo também o sintoma mais famoso, junto com a urina em tonalidade escura e as fezes esbranquiçadas, acompanhadas ou não por odor forte.

Quais os sintomas de que o fígado está doente?

Os principais sintomas de problemas no fígado são:
  • Dor na região superior direita da barriga;
  • Enjoos ou tonturas frequentes;
  • Dor de cabeça recorrente;
  • Cansaço fácil e sem razão aparente;
  • Facilidade em ficar com manchas roxas;
  • Peles ou olhos amarelados;
  • Urina escura;
  • Perda de apetite;

Quais as doenças mais graves do fígado?

5 doenças que acometem o fígado
  • 1) Hepatites virais. Trata-se de uma infecção que acomete o fígado, provocando alterações leves, moderadas ou graves. ...
  • 2) Cirrose. ...
  • 3) Insuficiência hepática. ...
  • 4) Fibrose hepática. ...
  • 5) Esteatose hepática.

Qual o tipo de hepatite que ataca o fígado?

Os vírus que atacam o fígado são chamados de hepatovírus. Eles se reproduzem no interior de células do fígado, chamadas de hepatócitos. O sistema imunológico do indivíduo contaminado passa a atacar e a destruir os hepatócitos contendo o vírus, dando início a um processo de inflamação no órgão.

Quais são os 5 tipos de hepatite?

Existem vários tipos de hepatites virais (A, B, C, D, E). As mais comuns no Brasil são as do tipo A, B e C.

Quais são os tratamentos para hepatite crônica?

TRATAMENTO. O tratamento da hepatite C é feito com os chamados antivirais de ação direta (DAA), que apresentam taxas de cura de mais 95% e são realizados, geralmente, por 8 ou 12 semanas.

É possível se curar da hepatite B crônica?

A maioria das pessoas tratadas com hepatite B crônica precisa receber tratamento indefinidamente. No entanto, esses medicamentos não curam a doença. Interromper o tratamento prematuramente pode causar recidiva, que pode ser grave.

Quem tem hepatite B crônica transmite?

O vírus da hepatite B é transmitido pelo sangue e outros líquidos/ secreções corporais contaminados. A transmissão pode também ocorrer em situações rotineiras no dia-a-dia, como, por exemplo, no compartilhamento de alicates de unha.

O que é doença crônica no fígado?

Doença hepática crónica (DHC) é qualquer forma de doença hepática avançada, em que o fígado foi exposto, de forma continuada, a uma ou várias formas de agressão.

Quais são os primeiros sinais de hepatite?

Os principais sintomas de hepatite são:
  • Pele e olhos amarelados;
  • Fezes amareladas, cinzentas e esbranquiçadas;
  • Urina escura;
  • Dor na região superior da barriga;
  • Febre baixa constante;
  • Perda de apetite;
  • Enjoos ou tonturas frequentes;
  • Cansaço frequente;

Qual o tipo de hepatite que mata?

“As hepatites virais B e C afetam 325 milhões de pessoas no mundo, causando 1,4 milhão mortes por ano. É a segunda maior causa de morte entre as doenças infecciosas depois da tuberculose, e 9 vezes mais pessoas são infectadas com hepatite do que com o HIV”, alerta a coordenadora do Ambulatório.

Qual a hepatite menos perigosa?

​​Hepatite A

É considerada a mais branda e que pode ter evolução benigna. Há a possibilidade de evoluir para hepatite fulminante, podendo levar a um transplante de fígado ou a óbito. Sua transmissão se dá por via oral ou fecal.

Qual hepatite E considerada DST?

É uma doença infecciosa que agride o fígado, sendo causada pelo vírus B da hepatite (HBV). O HBV está presente no sangue e secreções, e a hepatite B é também classificada como uma infecção sexualmente transmissível.

Qual o nome do exame para saber se tem hepatite?

Exames de sangue são úteis para identificar o tipo de vírus causador da hepatite. A sorologia pode detectar e diferenciar as hepatites A, B, C, D ou E. Além da sorologia, exames que determinam o funcionamento do fígado, tais como as transaminases AST e ALT, são muito indicados.

Qual tipo de hepatite E transmitida pela saliva?

A Hepatite B é causada pelo vírus da hepatite B (HBV), e é transmitido através do contato com fluidos corporais, como o sêmen e a saliva.

Artigo anterior
Tem como depositar dinheiro no PicPay?
Artigo seguinte
Como acabar com os vasinhos nas pernas naturalmente?