O que são versos livres e exemplos?
Perguntado por: Viviane Filipa de Barbosa | Última atualização: 17. Juni 2025Pontuação: 4.4/5 (43 avaliações)
Os versos livres são versos que não possuem métrica, são versos introduzidos pelo modernismo e não se baseiam em critérios predefinidos, mas em decisões que o poeta toma intuitivamente ou em normas por ele criadas. Um exemplo é "Na Rua do Sabão" de Manuel Bandeira ou "Um boi vê os homens" de Carlos Drummond de Andrade.
O que é versos livres exemplos?
Os versos livres também recebe o nome de versos irregulares. Esse tipo de verso não tem uma métrica pré-estabelecida, ou seja, não há normas. As poesias que contêm versos livres não deixam de apresentar a principal característica poética: a musicalidade.
O que é o verso livre?
Os poemas de forma livre são aqueles que não seguem um padrão de métrica definido, e não obedecem às formas fixas. Já os poemas de forma fixa sempre seguem a mesma regra em relação à quantidade de estrofes, versos e rimas.
São versos livres?
Versos livres, também chamados irregulares, em língua portuguesa definem-se como versos que não possuem restrição Métrica. Origina-se do francês vers libre, donde seu uso sistemático é chamado de versilibrismo.
Como fazer versos livres?
O aspecto principal de um verso livre está em sua oposição à versificação tradicional, sem um número fixo de sílabas contadas em cada linha do poema, assim como a acentuação tônica das palavras poderia ser disposta livremente, sem a necessidade de distribuí-las regularmente ao longo das estrofes.
PREDESTINAÇÃO X LIVRE ARBÍTRIO │O VÍDEO MAIS COMPLETO DO YOUTUBE │RODRIGO SILVA │ AUGUSTUS NICODEMUS
O que é estrofe livre?
- Livres: são as estrofes que abrigam versos de proporções distintas, ou seja, aquelas que não seguem normas pré-fixadas. Exemplo: Quintilhas e Dístico com versos livres e rimas brancas. Provisoriamente não cantaremos o amor, que se refugiou mais abaixo dos subterrâneos.
O que são versos livres no modernismo?
Os versos livres, por outro lado, são mais presentes na poesia brasileira a partir do Modernismo (1930), e são aqueles que não possuem métrica definida, podendo ou não terem rimas — o que os tornam singulares dentro desse padrão, como o poema “Amar”, de Carlos Drummond de Andrade.
Quais são os tipos de versos?
Assim, o verso, isto é, cada linha de um poema, pode ser monossílabo, dissílabo, trissílabo, tetrassílabo, pentassílabo (redondilha menor), hexassílabo, heptassílabo (redondilha maior), octossílabo, eneassílabo, decassílabo, hendecassílabo, dodecassílabo (alexandrino) ou bárbaro.
Como saber o tipo de verso?
Os versos são classificados de acordo com o número de sílabas poéticas que eles contêm. Versos, estrofes e rimas são elementos comumente encontrados em textos líricos.
Como identificar os versos de um poema?
Para isso, a contagem de sílabas do verso é feita até a última sílaba tônica. Além do mais, quando a última sílaba de uma palavra acaba com som de vogal e a primeira sílaba da próxima palavra começa com som de vogal, juntamos essas sílabas na contagem, caso elas sejam átonas.
O que é a métrica de um poema?
Em poética, a métrica é a medida e a estrutura de um verso. É justamente aquilo que o diferencia da prosa, garantindo-lhe uma linguagem musical por meio da escansão silábica, do ritmo verbal e das cesuras. O nome dado ao estudo normativo da métrica é metrificação.
O que é uma estrofe exemplo?
Basicamente, a estrofe é um grupo de versos que formam uma unidade dentro de um poema ou música. Alguns exemplos disso são o soneto de Shakespeare, com estrofes de quatro versos (quartetos) e dois versos (dísticos), ou o formato de quatro estrofes de quatro versos em "Ode ao Rouxinol", de John Keats.
O que é um verso solto?
[ Literatura ] Verso branco ou verso que não segue as regras ou medidas tradicionais.
O que é verso branco exemplos?
Versos brancos (ou versos soltos) possuem métrica, mas não utilizam rimas. Não podem ser confundidos com versos livres, que não possuem métrica fixa. Versos brancos são usados desde o século XVI em português, principalmente pelo lusitano Jerónimo Corte-Real.
O que são versos brancos exemplo?
Nesse contexto surgem os versos brancos, que evitam a semelhança sonora entre as palavras, ou seja, não possuem rima. Apesar de fugir da musicalidade clássica das poesias, os poemas em verso branco possuem uma preocupação com a escansão, com a contagem de sílabas poéticas e metrificação do texto.
O que é redondilha maior e menor?
Chama-se redondilha o recurso poético que estabele versos de cinco ou sete sílabas poéticas. Os versos que possuem cinco sílabas poéticas são chamados de redondilhas menores, já os que possuem sete sílabas são redondilhas maiores.
O que quer dizer a palavra prosa?
Chamamos de prosa os textos escritos de forma corrida, organizados em parágrafos, cuja intenção é, grosso modo, a exposição de uma ideia, de fatos ou de uma história. Livros de contos de fada, de ficção ou não ficção, jornais, cartas e e-mails são exemplos de textos em prosa.
O que é uma rima Toante?
Rimas assoantes ou toantes – Apresentam perfeita identificação sonora entre as vogais, tendo em vista a última vogal tônica até o final de cada verso.
O que é um padrão numérico?
Porque a Alemanha parou de usar energia nuclear?