Quais são as habilidades do coordenador pedagógico?

Perguntado por: Kevin William de Vieira  |  Última atualização: 3. März 2022
Pontuação: 4.4/5 (53 avaliações)

As principais habilidades de coordenador pedagógico
  • Liderança. ...
  • Boa comunicação. ...
  • Visão geral. ...
  • Senso de coletividade. ...
  • Humanidade.

Quais as habilidades de um coordenador pedagógico?

Basicamente, o perfil do coordenador pedagógico deve ser baseado em três competências: A capacidade de ser formador de opinião, articulador e transformador.

Quais são os três princípios de um coordenador pedagógico?

Para exercer essa função o perfil do coordenador pedagógico deve ser baseado em três princípios: A capacidade de ser formador de opinião, articulador e transformador.

O que faz um bom coordenador pedagógico?

Contar com o apoio da direção e dos professores para aprimorar os processos pedagógicos. Uma das funções do coordenador pedagógico é a de introduzir no ambiente escolar novas práticas que beneficiem o seu trabalho, os processos de aprendizagem e os de avaliação dos alunos.

O que é necessário para ser um bom coordenador pedagógico?

Confira abaixo dicas para melhorar a rotina da coordenação pedagógica:
  1. 1) Registre suas atividades em listas. ...
  2. 2) Priorize suas atividades. ...
  3. 3) Faça pausas ao longo do dia. ...
  4. 4) Organize seu local de trabalho. ...
  5. 5) Termine seus afazeres.

Atribuições do Coordenador Pedagógico

26 questões relacionadas encontradas

Quais as principais atividades desenvolvidas por um coordenador pedagógico?

Quais as principais funções do coordenador escolar?
  1. Garantir a formação continuada dos docentes. ...
  2. Verificar a conexão entre teoria e prática. ...
  3. Incentivar o trabalho em grupo. ...
  4. Ouvir e guiar os professores. ...
  5. Garantir a boa comunicação. ...
  6. Inserir novas formas de pensar às práticas escolares. ...
  7. Ser líder.

Quais são os princípios da prática pedagógica?

Dois pilares pedagógicos sustentam a construção dos materiais educativos produzidos para os nove anos do Ensino Fundamental: foco na aprendizagem e religação dos saberes. Tem como referência o Art 13, inciso II da LDB (Lei 9.394/96): “zelar pela aprendizagem dos alunos”.

Quais princípios devem nortear a formação do pedagogo?

Tendo como princípios a pesquisa e a práxis educativa, o trabalho pedagógico e a autonomia, o processo de formação é norteado pelo paradigma da complexidade, enfatizando a relação de interdependência entre prática-teoria-prática.

Qual o maior desafio do coordenador pedagógico?

Podemos perceber que as funções principais do coordenador pedagógico passam por três grandes desafios: trabalhar a formação e capacitação continuada de professores para promover uma integração teórico-prática, promover a transformação da realidade escolar e das práticas pedagógicas e garantir a articulação e ...

Quais as competências de um coordenador?

Dentre eles, os cargos de coordenação exigem conhecimentos e habilidades por parte do profissional, os quais podemos descrever facilmente nos tópicos abaixo:
  • Organização. ...
  • Multitarefa. ...
  • Discrição e ética empresarial. ...
  • Foco duplo. ...
  • Confiança com os colaboradores. ...
  • Imparcialidade. ...
  • Dedicação para melhoria contínua. ...
  • Trabalho em equipe.

Qual o principal desafio de um coordenador?

Um dos grandes desafios que precisa ser pontuado é o trabalho com a gestão democrática. Além de direcionar os professores, o coordenador tem a função de elaborar e preencher vários documentos, planilhas e tabelas que demonstram e sintetizam o andamento do aprendizado em sua unidade escolar.

Quais os desafios e potencialidades do trabalho de gestão e coordenação pedagógica escolar?

As dificuldades do coordenador pedagógico em realizar seu trabalho na instituição de ensino também podem estar ligadas à formação ineficiente de um coordenador pedagógico, que podem muitas vezes levar a exercer funções que no caso é um fatores que pode dificultar de certa forma o trabalho do coordenador pedagógico, ...

O que diz a LDB sobre a função do coordenador pedagógico?

Segundo a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB 9394/96), as atribuições do coordenador estão aliadas à autonomia para organizar e orientar o trabalho pedagógico dentro da instituição de ensino, além de garantir nos variados setores que se faça uma gestão participativa e democrática.

Qual o papel dos fundamentos da educação na formação do Pedagogo?

Voltada para os cursos de Licenciatura, a disciplina Fundamentos da Educação busca promover uma introdução à análise e discussão do fenômeno educativo, considerando as relações entre educação e sociedade a partir de uma reflexão teórica, instrumentando o aluno para a compreensão de sua formação prática como educador e ...

Qual deve ser o perfil de um Pedagogo?

O pedagogo é um profissional especializado nos princípios e métodos de ensino, na administração de escolas, na gestão e resolução de assuntos educacionais. O seu foco é garantir boas práticas pedagógicas e a qualidade da educação praticada, além de buscar o seu constante desenvolvimento.

Quais os princípios que norteiam a proposta de alfabetização da escola?

1) Compreender as práticas educativas dos alfabetizadores na dimensão da formação permanente. técnico-pedagógicos e o compromisso com o social. 3) Construção coletiva do conhecimento e valorização das experiências dos sujeitos durante todo o processo formativo.

Quais são os tipos de práticas pedagógicas?

Práticas pedagógicas: 11 exemplos para sala de aula
  • Educação digitalizada. ...
  • Empoderamento do aluno. ...
  • Socialização. ...
  • Conscientização. ...
  • Interdisciplinaridade. ...
  • Aprendizagem compartilhada. ...
  • Atividades em grupo. ...
  • Integrações culturais.

Quais são as características das práticas pedagógicas?

É um exercício de aprendizagem constante, do saber falar, ouvir, propor, contrariar e complementar. Neste contexto, a informação e o desenvolvimento de conhecimentos científicos são fatores impulsionadores da participação nas atividades escolares – no campo da prática pedagógica e da gestão da escola.

Qual é o objetivo da prática pedagógica?

As práticas pedagógicas incluem desde o planejamento e a sistematização da dinâmica dos processos de aprendizagem até a caminhada no meio de processos que ocorrem para além da aprendizagem, de forma a garantir o ensino de conteúdos e atividades que são considerados fundamentais para aquele estágio de formação do aluno, ...

Qual é a função de um coordenador?

Coordenadores buscam manter os membros da equipe organizados e focados no projeto e nos objetivos. Como diz o próprio nome da função, um coordenador coordena os processos e detalhes de como uma equipe alcança uma meta.

Qual é o papel do coordenador pedagógico no trabalho em sala de aula?

O coordenador pedagógico não irá atuar dentro da sala de aula, como mencionamos anteriormente, no entanto, ele tem um papel fundamental. É ele quem dará todo o suporte para que os professores estejam motivados e engajados para pensar em estratégias didáticas dentro da salas de aula.

Como é a rotina de um coordenador pedagógico?

Uma proposta de rotina para o coordenador pedagógico
  1. Preparar as reuniões de Aulas de Trabalho Pedagógico Coletivo (ATPC)
  2. Desenvolver as reuniões de formação.
  3. Estudar para realizar as formações.
  4. Observar as aulas dos professores.

O que não é função do coordenador pedagógico?

Como evitar O coordenador deve orientar a organização de eventos quando esses tiverem relação com os projetos didáticos desenvolvidos pelos professores. Mas veja bem: orientar não é executar. Ele não precisa bancar o relações-públicas ou o promoter.

Qual a função da LDB 9394 96?

A LDB 9.394/96 estabelece os princípios os princípios da educação e os deveres do Estado enquanto agente provedor da educação escolar pública, definindo suas responsabilidades em colaboração com a União, o Distrito Federal e os municípios.

Qual a função do diretor e coordenador na escola?

Coordenador e gestor são parceiros essenciais na escola

Ainda que tenham funções distintas na escola, o diretor e o coordenador são os principais responsáveis por garantir o bom desenvolvimento das atividades escolares, a formação continuada dos professores e as condições necessárias para a aprendizagem.

Artigo anterior
Quantos dias para fazer a costa da Califórnia?
Artigo seguinte
O que é um indicador em um plano de ação?