Quais são as gimnospermas?

Perguntado por: Francisca Domingues de Amorim  |  Última atualização: 4. März 2022
Pontuação: 5/5 (62 avaliações)

As gimnospermas são árvores ou arbustos lenhosos que apresentam raízes, folhas, caules, estróbilos (como a pinha), sementes e vasos condutores. Elas não produzem frutos. Algumas são monoicas — femininas e masculinas ao mesmo tempo — enquanto outras são dioicas, com sexos separados.

Quais são as gimnospermas brasileiras?

No Brasil a gimnospermas mais famosa é a Araucária, um pinheiro nativo e símbolo da região Sul, sua semente, chamada de pinhão, é muito consumida na culinária. Estróbilos de pinheiro, onde as sementes ficam dispostas.

Quais são as quatro ordens de gimnospermas?

Atualmente podemos classificar as gimnospermas em quatro divisões principais: Coniferophyta, Cycadophyta, Gnetophyta e Ginkgophyta. Entre essas divisões, a que mais se destaca é a Coniferophyta, grupo também chamado de coníferas e que inclui plantas como pinheiros e ciprestes.

Quais são as plantas angiospermas?

Esse grupo vegetal é o que apresenta maior diversidade de espécies, sendo estimado um total de mais de 450.000 espécies diferentes. Entre exemplos de angiospermas, podemos citar: a roseira, a mangueira, o arrozeiro, o feijoeiro, a grama, os lírios, as orquídeas, o coqueiro, entre várias outras.

Quais são os principais representantes das gimnospermas?

Existem quatro filos com representantes atuais das gimnospermas. O Filo Coniferophyta (coníferas) inclui os pinheiros, araucárias, sequoias, abetos, píceas e ciprestes, apresentando o maior número de espécies. Já o Filo Cycadophyta (cicadófitas) abrange as cicas, plantas que muitas vezes são confundidas com palmeiras.

PLANTAS GIMNOSPERMAS ? Características, exemplos, reprodução e mais!

35 questões relacionadas encontradas

Qual a principal representante das gimnospermas?

As gimnospermas (do grego gymnos = nu e sperma = semente) são plantas terrestres, de alto porte e seus principais representantes são os pinheiros, as sequóias e os ciprestes.

Quem são os representantes das pteridófitas?

As pteridófitas são um grupo de plantas vasculares e sem sementes que possuem como representantes principais as samambaias e avencas.

Quais são os dois principais grupos de angiospermas?

Classes de Angiospermas

Angiospermas monocotiledôneas – Essas plantas possuem apenas um cotilédone na semente. Os cotilédones constituem as folhas embrionárias das plantas. Angiospermas dicotiledôneas - Possuem dois ou mais cotilédones na semente.

Quais são os órgãos das angiospermas?

As angiospermas produzem raiz, caule, folha, flor, semente e fruto. Considerando essas estruturas, perceba que, em relação às gimnospermas, as angiospermas apresentam duas "novidades": as flores e os frutos.

Quais as partes de uma Angiosperma?

Elas são compostas por quatro tipos de estruturas: sépalas, pétalas, estames e carpelos.
  • Sépalas: Normalmente de coloração verde, localizam-se abaixo das pétalas. ...
  • Pétalas: Porção colorida com a função de atrair os polinizadores. ...
  • Estame: Estrutura masculina da flor. ...
  • Carpelo: Estrutura feminina da flor.

Quais são as ordens que agrupam as gimnospermas?

Há várias divisões e subdivisões até chegar à classificação de um tipo de ser vivo.
...
  • pinophyta (coníferas) — aqui estão as árvores do gênero Pinus, como pinheiros, sequoias, cedros, ciprestes e araucárias;
  • cycadophyta (cicadáceas) — plantas como as palmeiras, a exemplo da palmeira-sagu, do açaí e do butiá;

Quais são as características que distinguem as quatro divisões das gimnospermas atuais?

Gimnospermas. ... Quais as características que distinguem os quatro filos de gimnospermas atuais. Cycas possuem canais de resinas e ausência de tubo polínico. Ginkgo possui folha em forma de leque devido ao crescimento dicotômico e tubo polínico haustorial.

Qual a fase predominante das gimnospermas?

Nas gimnospermas, a fase dominante é a esporofítica, sendo mais desenvolvida e duradoura que a fase gametofítica.

Quantas espécies de gimnospermas existem no Brasil?

Entre as espécies, 32.696 são angiospermas (plantas vasculares que têm frutos, como as palmeiras), 23 são gimnospermas (plantas vasculares que não têm frutos, como os pinheiros), 1.584 são briófitas (ou seja, musgos), 1.380 são samambaias, 6.320 são fungos e 4.972 são algas.

Quais são duas as gimnospermas que são nativas brasileiras?

Apenas duas espécies, Podocarpus barretoi Laubenf. & Silba e P. lambertii Klotzsch ex Endl., são possivelmente endêmicas do Brasil. O Domínio Fitogeográfico brasileiro com o maior número de espécies de gimnospermas é a Amazônia, com 16 espécies.

Qual é o nome dado a flor das gimnospermas?

Por meio das gimnospermas, pela primeira vez na história evolutiva das plantas, aparecem a semente e a flor. As flores desses vegetais são chamadas de estróbilos ou pinhas e são polinizadas pelo vento.

Qual é o órgão reprodutor das angiospermas?

Flores. As flores são consideradas o sistema reprodutor das angiospermas. São formadas a partir de folhas modificadas e apresentam órgãos diferentes com funções especializadas.

Quais são os órgãos reprodutivos das angiospermas?

Nessa estrutura, são encontrados os órgãos reprodutores da planta, o androceu (masculino) e o gineceu (feminino). A flor é um ramo modificado presente nas angiospermas. Essa estrutura é constituída por apêndices especializados, geralmente dispostos em círculos, denominados verticilos.

Quais os órgãos reprodutores das angiospermas defina os?

As flores são as estruturas responsáveis pela reprodução das angiospermas. No interior das anteras, órgãos reprodutores masculinos, formam-se os grãos de pólen que contêm os gametas masculinos. ... É pelo tubo polínico que os gametas masculinos se encontram com os gametas femininos no ovário, onde ocorre a fecundação.

Quais as principais características do grupo angiospermas?

Características das angiospermas

são vascularizadas; têm raiz, caule e folhas; têm sementes (que são óvulos fecundados e desenvolvidos); têm frutos (estrutura que envolve e protege a semente, além de ser o ovário desenvolvido da planta);

Quais são os dois grandes grupos das plantas?

As plantas podem ser briófitas, pteridófitas, gimnospermas ou angiospermas.

Quais são as duas estruturas exclusivas das angiospermas?

Duas estruturas são importantes na evolução das angiospermas: a flor e o fruto. As flores possuem uma diversidade de tamanhos e cores, podendo ainda serem perfumadas ou apresentarem odores fétidos para a atração de moscas e besouros.

Quais são as principais características da pteridófitas?

As pteridófitas, também chamadas plantas vasculares sem sementes, são um grupo de plantas em que se observam a presença de xilema e floema (vasos condutores) e a ausência de sementes, característica esta que surge apenas nas gimnospermas.

Que indica corretamente um representante das pteridófitas?

As avencas, assim como as samambaias, são exemplos de pteridófitas, plantas vasculares que não possuem flor, fruto e semente.

Quais as principais estruturas das pteridófitas?

Possuem corpo organizado em caule, raiz e folhas. O caule é a estrutura que sustenta as folhas e faz o transporte da seiva através dos tecidos condutores pela planta. Em muitas samambaias ele cresce subterrâneo ou paralelo à superfície do solo, sendo chamado rizoma.

Artigo anterior
O que são as competências emocionais?
Artigo seguinte
Como iniciar o sono polifásico?