Quais são as funções de um SAC?

Perguntado por: Cláudia Alexandra de Moreira  |  Última atualização: 28. April 2025
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SAC é a sigla para o termo “Serviço de Atendimento ao Consumidor”. Consiste em um canal de atendimento que serve para o consumidor esclarecer dúvidas, dar sugestões, obter informações, fazer reclamações e resolver problemas relacionados a uma empresa e/ou seus produtos e serviços.

O que faz alguém que trabalha no SAC?

Recepciona ligações de clientes, aponta ocorrências, busca informações ou soluções de problemas junto às áreas competentes e retorna ao cliente. Analisa as respostas recebidas e interage com o Coordenador quando necessário.

O que se faz no SAC?

O que faz um atendimento ao SAC? Um atendimento ao SAC tem o papel de receber as demandas dos clientes, registrar solicitações, tirar dúvidas, resolver problemas e oferecer todo o suporte necessário para garantir a máxima satisfação do cliente.

Quais são os serviços oferecidos pelo SAC?

O SAC oferece ao cliente um canal de contato direto com a empresa, para que ele possa direcionar reclamações, dúvidas e para que possa pedir ajuda. O SAC pode ser feito por telefone, e-mail, ponto de venda, chat online e redes sociais, como vamos explicar a seguir neste artigo.

O que faz um operador de SAC?

O Operador de SAC é o profissional responsável por prestar atendimento a usuários de empresas ou instituições via telefone. Um Operador de SAC irá realizar atendimento em SAC, responder e-mails, orientar e esclarecer possíveis dúvidas dos clientes.

Qual a importância de um SAC bem estruturado para uma empresa? Entenda SAC, SAC 2.0 e SAC 3.0

35 questões relacionadas encontradas

Qual a etapa mais importante do atendimento SAC?

Qual a etapa mais importante do atendimento SAC? Todas as etapas do SAC são fundamentais, desde a sondagem, que é onde deve ser levantada todas as informações sobre o perfil do cliente, do que ele gosta, o que não agrada, dentre outras questões.

Qual o salário de um atendente de SAC?

No cargo de Assistente de Atendimento ao Cliente se inicia ganhando R$ 1.323,00 de salário e pode vir a ganhar até R$ 2.169,00. A média salarial para Assistente de Atendimento ao Cliente no Brasil é de R$ 1.650,00.

Como ser um bom operador de SAC?

Quais os requisitos ou competências do profissional de atendimento ao cliente?
  1. Capacidade para o trabalho em equipe. ...
  2. Ter empatia. ...
  3. Escuta ativa. ...
  4. Ser proativo. ...
  5. Desenvolver comunicação eficaz. ...
  6. Ser organizado. ...
  7. Ter afinidade com a tecnologia. ...
  8. Ter inteligência emocional.

Qual a diferença entre SAC e atendimento ao cliente?

O SAC é voltado para atender clientes que precisam solucionar dúvidas ou fazer reclamações. Já a ouvidoria é considerada o último canal onde o cliente deverá recorrer, sendo usada para solucionar casos que o SAC não conseguiu resolver, além de ser um canal para sugestões e elogios.

Como ter um bom atendimento no SAC?

Sumário
  1. Fique atento ao tempo do atendimento: cliente não gosta de esperar.
  2. 2 . ...
  3. Instrua seus colaboradores a serem sinceros, o cliente valoriza a verdade.
  4. Esteja sempre com calma, principalmente diante de clientes estressados.
  5. Incentive o dinamismo e foque na satisfação do cliente.
  6. Treine sua equipe.

Qual é a diferença entre SAC e Ouvidoria?

A diferença entre SAC e ouvidoria está no fato de que o SAC atende chamados dos clientes, principalmente, em relação a solicitações, dúvidas e reclamações. Já a ouvidoria é considerada a última instância de atendimento, é um canal aberto para receber e solucionar conflitos entre os interesses da empresa e do cliente.

Quais são as etapas do processo de atendimento ao cliente?

Quais as etapas dos processos de atendimento ao cliente?
  1. Tratamento. “A primeira impressão é a que fica”, essa frase é especialmente importante para o setor de suporte e atendimento de uma empresa. ...
  2. Conhecimento. ...
  3. Resolução.

Quem é obrigado a ter SAC?

A disponibilização de um canal de atendimento telefônico segue sendo obrigatória para todas as indústrias, mas não mais em um modelo 24/7. Agora, ele é obrigatório por no mínimo 8 horas diárias e neste período tem que ser feito por agentes humanos.

O que faz um auxiliar administrativo de SAC?

Atua na orientação e auxílio do atendimento ao cliente via telefone, e-mail e chat.

Quais as funções de um auxiliar administrativo?

O auxiliar administrativo geralmente lida com tarefas de rotina, como receber e responder chamadas telefônicas, fazer e receber correspondências, organizar e arquivar documentos, gerenciar agendas e agendamentos, coordenar reuniões e preparar a documentação necessária.

Quais são os três tipos de atendimento ao cliente?

Por isso, existem três tipos de atendimento ao cliente que podem ser implementados em qualquer empresa de qualquer porte e segmento, de acordo com suas necessidades é claro, que são eles: o atendimento robotizado, básico e humanizado.

O que quer dizer a palavra SAC?

Como já falamos, o a sigla SAC significa Serviço de atendimento ao Consumidor.

O que é atendimento ao cliente exemplos?

Quais são alguns exemplos de bom atendimento ao cliente? No varejo, exemplos de bom atendimento ao cliente incluem lembrar e valorizar os clientes recorrentes, estabelecer uma conexão local com os clientes, colocar seu conhecimento sobre o produto em bom uso e muito mais.

Quais os 5 passos do atendimento?

Quais as etapas do atendimento?
  • Primeiro Contato. A princípio, o processo de atendimento se inicia no momento em que o cliente entra em contato. ...
  • Informações. ...
  • Solução do problema. ...
  • Confirmação. ...
  • Pesquisa de satisfação.

Quais são as 5 formas de atendimento ao cliente?

Quais são os tipos de atendimento ao cliente mais usados? Os 7 principais
  1. Atendimento no ponto de venda (PDV) ...
  2. Visita ao Cliente. ...
  3. Atendimento telefônico. ...
  4. Online por meio de chats, mensagens de texto ou videoconferência. ...
  5. Online por meio de mídias sociais. ...
  6. Por e-mail. ...
  7. Autoatendimento.

Quais os 5 fatores mais importantes no atendimento ao cliente?

E os cinco pontos mais importantes, são:
  • coloque-se no lugar do consumidor;
  • comprometa-se com seu cliente;
  • atenda as necessidades do cliente;
  • garanta o cumprimento dos prazos;
  • supere as expectativas.

Qual o CBO de assistente de SAC?

Para a função de "Atendimento ao Cliente" com responsabilidades de atender clientes por telefone, e-mail e WhatsApp, o CBO mais apropriado é o "CBO: 4223-10 - Operador de Telemarketing Ativo e Receptivo".

Quanto tempo o SAC pode demorar para atender?

Quando o consumidor entrar em contato com call center e optar falar com um atendente, a solicitação deve ser atendida no máximo em um minuto, segundo a portaria que regulamenta o Decreto Presidencial nº 6.523, de 31 de julho, elaborada pela Comissão de Redação do Sistema Nacional de Defesa do Consumidor.

Qual o tempo máximo de espera no SAC?

Nos serviços financeiros, o prazo máximo para atendimento será de até 45 se- gundos. Sendo que o prazo máximo será de até 90 segundos nas segundas- -feiras, na véspera e no dia posterior aos feriados e no 5º dia útil de cada mês.

O que não pode faltar no atendimento ao cliente?

São elas:
  • estude a jornada do consumidor;
  • valorize cada cliente, seja ele pequeno ou grande;
  • mantenha a transparência e a sinceridade sobre o que consegue fazer;
  • ofereça um ambiente confortável;
  • fale a língua do cliente;
  • construa memórias positivas;
  • invista na fidelização de clientes;

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