Quais são as funções da linguagem e suas principais características?

Perguntado por: Letícia Maia de Freitas  |  Última atualização: 13. Januar 2025
Pontuação: 4.4/5 (20 avaliações)

Ela é dividida em seis tipos: função referencial, função emotiva, função poética, função fática, função conativa e função metalinguística. Em suma, cada uma desempenha um papel relacionado com os elementos da comunicação, que são: emissor, receptor, mensagem, referência, canal e código.

Quais são as funções da linguagem e suas características?

Emotiva, referencial, conativa, fática, metalinguística e poética: São seis as funções da linguagem, sempre inseridas em nossos atos comunicativos. Comunicar-se. Eis uma aptidão nata do ser humano. O tempo todo estamos tentando estabelecer contato com as pessoas, seja por meio da fala, seja por meio da escrita.

Qual é a principal característica da linguagem?

Linguagem é um processo de comunicação que pode ser oral, escrito, digital etc. Ela apresenta função emotiva, poética, conativa, referencial, fática ou metalinguística. Existem diversas formas de linguagem, que pode ser utilizada para várias finalidades.

Quais são as características da função emotiva?

A função emotiva, nosso objeto de estudo, é caracterizada por sua mensagem centrada no emissor, isto é, uma mensagem na qual é encontrada toda a expressividade de um discurso construído na primeira pessoa.

Qual é a principal função da linguagem?

Toda linguagem é utilizada para comunicar algo a alguém.

Funções da Linguagem (Resumão)

35 questões relacionadas encontradas

Quais são as funções da linguagem e exemplos?

Resumo sobre as funções da linguagem

Função emotiva ou expressiva: exibir emoções ou atitudes do emissor da mensagem. Função poética: expor e valorizar os elementos poéticos. Função referencial ou denotativa: apresentar mensagem objetiva. Função fática ou de contato: manter o canal de comunicação ativo.

Quais são as 7 funções da linguagem?

Ela é dividida em seis tipos: função referencial, função emotiva, função poética, função fática, função conativa e função metalinguística. Em suma, cada uma desempenha um papel relacionado com os elementos da comunicação, que são: emissor, receptor, mensagem, referência, canal e código.

O que é função metalinguística exemplo?

A Função Metalinguística pode ser identificada quando uma mensagem utiliza o próprio código (meio pelo qual a mensagem é enviada, como fala, escrita, gestos ou figuras) para falar dele mesmo. Imagine um filme que explica as melhores formas de como produzir um longa ou curta-metragem.

Como identificar a função fática?

A função fática é uma das seis funções da linguagem elaboradas pelo linguístico Roman Jakobson (1896-1982). Essa função tem o objetivo de interromper, prolongar ou estabelecer a comunicação. O termo corresponde a rumor ou a ruído.

O que é a função poética?

A função poética é aquela voltada para a construção estética do texto, muito comum em poemas. A função poética é um recurso voltado para a construção estilística do texto. Ela está presente em uma diversidade de gêneros textuais, sendo mais comum em produções literárias, como os poemas, ou em anúncios publicitários.

Quais são as características da função emotiva exceto?

São características da FUNÇÃO EMOTIVA, exceto: Verbos e pronomes na 1ª pessoa.

O que caracteriza a função enunciativa da linguagem?

É no ato de enunciação, quando se apropria da língua, que o locutor faz a passagem a sujeito e implanta o outro diante de si, atualizando a comunicação intersubjetiva. Estamos agora na dimensão do discurso e é, nessa dimensão, que podemos conceber o texto em uma perspectiva enunciativa de linguagem.

Quais são os 4 tipos de linguagem?

Linguagem informal. Linguagem verbal. Linguagem não verbal. Linguagem híbrida ou mista.

Quais são as 5 funções da linguagem?

Neste resumo, você entenderá melhor cada uma das seis funções da linguagem: metalinguística, fática, emotiva, apelativa, poética e referencial. Conheça os usos principais de cada uma delas e, ainda, observe exemplos.

O que é função fática exemplo?

A função fática, também chamada de contato, é uma das funções da linguagem e centra-se no canal da comunicação, já que se utiliza para estabelecer, prolongar ou interromper uma conversa. Por exemplo: Você está me escutando bem?

O que é função emotiva ou expressiva?

A função emotiva ou expressiva é aquela em que o foco está no emissor (locutor), aquele(a) que elabora a mensagem, seja por meio da linguagem verbal falada ou escrita, seja pela linguagem não verbal também. Por meio desse tipo de função, é possível identificar opiniões, emoções, sentimentos, pontos de vista.

O que é a função referencial?

Função referencial ou função denotativa é aquela centrada no contexto; manifesta-se quando a intencionalidade do discurso é a transmissão de informações acerca da realidade.

O que é a função conativa?

A função de linguagem conativa utiliza vocativos, verbos no imperativo e pontos de exclamação. Sua finalidade é focar o discurso de modo que incite a atuação do interlocutor. Esse tipo de linguagem, geralmente, é utilizada em alguns gêneros textuais como discursos políticos, publicidades e propagandas.

Como identificar a função poética?

A função poética é uma das seis funções da linguagem. Caracteriza-se pelo foco na mensagem, buscando construí-la de modo expressivo, sendo comum em obras artísticas. A função poética é comum em textos literários. Neles, palavras e imagens podem ter múltiplos significados ou interpretações.

É exemplo de função referencial?

Alguns exemplos do uso da função referencial que podem ser encontrados em nosso cotidiano são as notícias de jornal, os materiais didáticos e os textos científicos, já que todos eles prezam pela informação a ser transmitida e procuram realizar essa transmissão de modo objetivo.

O que é o código na linguagem?

Código: é o meio pelo qual se passa a mensagem: gestos, figuras, fala, escrita. Canal: é o meio pelo qual a mensagem circula. Contexto: é o meio no qual o receptor e emissor estão inseridos: situação, lugar.

O que é uma linguagem Conativa?

No caso da função conativa da linguagem, o alvo da mensagem é o receptor (ou destinatário). Essa mensagem, que tem como objetivo chamar a atenção de alguém para alguma coisa, é muito encontrada nos anúncios publicitários, por esse motivo, a função conativa e a publicidade são normalmente associadas: Não pare agora...

Como identificar o texto referencial?

Os textos com função referencial possuem linguagem objetiva, sem a presença de aspectos subjetivos ou discurso literário. A função referencial usa a linguagem no sentido literal, com discurso, geralmente, na terceira pessoa do singular ou do plural, evitando assim que o entendimento da mensagem seja prejudicado.

Artigo anterior
Quantos EP terá Slime?
Artigo seguinte
O que devo fazer para espirrar?