Quais são os elementos de um discurso?

Perguntado por: Yara Neuza Miranda de Oliveira  |  Última atualização: 23. April 2022
Pontuação: 4.8/5 (49 avaliações)

No passo seguinte, discutiremos o discurso em suas relações com alguns dos seus elementos constitutivos: discurso e ideologia; discurso e efeitos de sentido; discurso e sujeito.

Quais são os principais elementos de um discurso?

6 elementos que não podem faltar no seu discurso
  • Modulação da voz. Para prender a atenção das pessoas é preciso saber o momento de alterar o tom de voz, ora mais baixa, ora mais alta, ora mais aguda, ora mais grave. ...
  • Expressão corporal. ...
  • Fluidez. ...
  • Fala pausada. ...
  • Foco no tema. ...
  • Fatos e dados.

Quais são os tipos de discurso?

Existem três tipos de discurso: o discurso direto; o discurso indireto; o discurso indireto livre.
...
Passagem do discurso direto para discurso indireto
  • nas pessoas do discurso;
  • nos tempos verbais;
  • na pontuação das frases;
  • nos advérbios e adjuntos adverbiais.

Quais as principais características do gênero textual discurso?

O autor deve expor argumentos lógicos. Porém, não basta citar dados ou depoimentos de autoridades. É preciso apresentar informações adicionais que convençam as pessoas a adotar determinado comportamento ou atitude, adquirindo algum benefício ou evitando um prejuízo.

O que é o discurso no texto?

O discurso apresenta-se como um pensamento coletivo, ou seja, um conjunto de ideias comuns, partilhadas por um grupo. O texto é a manifestação concreta do discurso através de uma forma de linguagem, que pode ser verbal ou não verbal: literatura, pintura, música, fotografia,...

TIPOS DE DISCURSO: discurso direto, discurso indireto e discurso indireto livre || Letícia Góes

34 questões relacionadas encontradas

Como diferenciar texto de discurso?

Texto: unidade linguística concreta, percebida pela audição (na fala) ou pela visão (na escrita), que possui um sentido e apresenta uma intenção comunicativa. ... Discurso: atividade comunicativa, constituída de texto e com texto discursivo (interlocutores, finalidade, contexto, etc.).

Qual a importância do discurso para o texto?

A Análise do Discurso nos fornece métodos teóricos eficientes para a análise de todo tipo de discurso, como também nos auxilia a ultrapassar a superficialidade da primeira leitura de um texto.

O que é gênero discursivo exemplos?

Vamos ver alguns exemplos: Poesia, reportagem de jornal, propaganda, anedota, bula de remédio, resumo, carta, bilhete, e-mail, e tem outros mais, pois toda forma de se comunicar exige um gênero textual, cada ocasião pede uma forma diferente.

Quais são os 3 tipos de discursos?

Discurso Direto, Discurso Indireto e Discurso Indireto Livre são tipos de discursos utilizados no gênero narrativo para introduzir as falas e os pensamentos dos personagens.

O que é o discurso direto?

É aquele no qual reproduzimos fielmente nossas palavras e as do nosso interlocutor em um diálogo. Durante a construção desse tipo de discursos, é comum o uso de verbos declarativos, que podem ser: disse, respondeu, afirmou, ponderou, sugeriu, perguntou, indagou, etc.

O que é discurso indireto e exemplos?

O discurso indireto é caracterizado pela intervenção do narrador no discurso, ao utilizar as suas próprias palavras para reproduzir as falas dos personagens. Esse tipo de discurso sempre é feito na 3ª pessoa. Exemplos: O aluno afirmara que precisava estudar muito para a prova.

O que precisa para elaborar um discurso?

Recapitulando, aqui estão as 7 melhores técnicas para começar um discurso ou apresentação:
  1. Mostre um exemplo interessante sobre o tema.
  2. Cite estatísticas notáveis.
  3. Faça uma pergunta retórica.
  4. Seja ousado e fale uma frase impactante.
  5. Conte uma história.
  6. Não tenha medo de utilizar o humor.
  7. Cite outra pessoa.

Qual o objetivo do discurso?

O discurso dá sustentação aos enunciados e ao mesmo tempo é reforçado pelos enunciados que o realizam, mas nunca poderá se restringir a um enunciado específico nem poderá existir sem esses enunciados.

Qual a característica do discurso direto?

O discurso direto caracteriza-se por ser aquele em que o narrador reproduz as palavras de outra pessoa ou personagem. Um discurso direto pode aparecer no meio do texto. Para isso, utiliza recursos de pontuação como uso das aspas, dois pontos ou travessão, para demonstrar que a fala é de outrem.

O que é o discurso direto e indireto?

Resumindo, podemos dizer que o discurso direto permite que os personagens falem em primeira pessoa, enquanto o indireto é caracterizado pela narração em terceira pessoa. No primeiro caso, o tempo verbal é aquele da ação como vista pelo personagem.

Qual a diferença entre discurso indireto e discurso indireto livre?

O discurso indireto se distingue do discurso indireto livre porque nele ocorre a intervenção do narrador na voz das personagens. No discurso indireto, o narrador usa as suas próprias palavras para transmitir a fala das personagens. Discurso indireto livre: Helena chegou cansada do trabalho.

Qual a diferença entre gênero textual e gênero discursivo?

Para Adam (1999, apud MARCUSCHI, 2008, p. 83), o gênero textual pode ser entendido como “a diversidade socioculturalmente regulada das práticas discursivas humanas” e “a separação do textual e do discursivo é essencialmente metodológica”. Assim, reforçando esse aspecto, Marcuschi (2008, p.

Quais são os 5 tipos textuais?

Tipos de textos: conheça 5 tipos textuais que caem no Enem
  • Texto injuntivo.
  • Texto dissertativo.
  • Texto narrativo.
  • Texto descritivo.
  • Texto expositivo.

O que é discurso na narrativa?

O discurso do texto narrativo é a forma como a voz das personagens aparece na voz do narrador.

Qual a importância da Análise do Discurso para as aulas de interpretação de textos na educação básica?

A análise realizada permite aos professores e aos estudantes compreender quais seriam, para a autora, alguns dos caminhos que se pode trilhar para ler, analisar e interpretar textos, tomando como base a teoria e o método da análise do discurso fundada por Pêcheux.

Como diferenciar um texto?

Os textos literários são textos narrativos e/ou poéticos e sua principal função é entreter. Os textos não-literários são textos cujo principal objetivo é transmitir informações, e não contém os mesmos elementos narrativos e artísticos dos textos literários.

É história texto ou discurso?

A história é sempre texto, ou mais amplamente, discurso, seja ele escrito, iconográfico, gestual etc., de forma que apenas a partir da decifração dos discursos que exprimem ou contêm a história poderá o historiador realizar seu ofício.

Qual a diferença entre discurso texto e contexto?

O contexto é uma circunstância essencial na produção de textos. Ele corresponde ao conjunto de conjunturas (materiais ou abstratas) que rodeiam um acontecimento ou fato. Assim, o contexto são todas as informações que acompanham o texto, modo pelo qual as ideias se encadeiam no discurso.

O que é o objetivo de um texto?

Diferenças entre texto objetivo e subjetivo

Seu objetivo é descrevê-lo, explicá-lo ou comentá-lo de forma que qualquer leitor, por mais diferente que seja, possa tomar o referido texto como verdadeiro, ou pelo menos como uma descrição fiel.

O que é discurso para a filosofia?

DISCURSO. Na Filosofia clássica : "operaçäo intelectual que se efectua por uma sequência de operaçöes elementares e sucessivas". Um conhecimento discursivo opöe-se a um conhecimento intuitivo ou imediato. Pode-se assim assemelhar discursivo a racional, e discurso a razäo.

Artigo anterior
O que se passa na cabeça de um alcoólatra?
Artigo seguinte
Como tomar colágeno Bodybalance?