Quais são as fases do trabalho de parto?

Perguntado por: Camila Lorena Moreira Santos Castro  |  Última atualização: 13. März 2022
Pontuação: 4.3/5 (30 avaliações)

As fases do trabalho de parto
  • Primeira etapa: o início do trabalho de parto.
  • Segunda etapa: a abertura do colo do útero.
  • Terceira etapa: o parto.
  • Quarta etapa: a expulsão da placenta.

Quantas fases tem o parto?

São, principalmente, quatro períodos que distinguem as fases do parto normal: a dilatação, a expulsão, a dequitação e a revisão. Vamos descrever para você cada uma delas e explicar como o corpo se comporta em cada fase.

Qual é o primeiro estágio do parto?

A primeira fase do parto é caracterizado pela presença de contrações e ao processo de dilatação do colo do útero e do canal de parto até que atinja 10 cm.

Qual o processo do trabalho de parto?

O trabalho de parto ocorre em três fases: a latente, a ativa e a de transição. Ele começa com a atividade uterina e continua com a dilatação progressiva. O objetivo é a preparação do canal de parto para passagem do feto, por isso acontecem contrações de intensidade e frequência ascendentes até a expulsão fetal.

Como identificar o início do trabalho de parto?

Existem três sinais distintos que indicam que o trabalho de parto começou:
  1. 1.º Contrações regulares. ...
  2. 2.º Perda de água pela vagina. ...
  3. 3.º Eliminação do tampão mucoso. ...
  4. Falso trabalho de parto. ...
  5. Quando chamar seu médico. ...
  6. Cronometrando as contrações.

Quais são as fases do trabalho de parto

21 questões relacionadas encontradas

Qual o segundo estágio do trabalho de parto?

O segundo estágio (período expulsivo) se inicia com a dilatação máxima e termina com a expulsão do feto; nessa fase ocorrem os puxos maternos. No terceiro estágio (secundamento ou dequitadura), ocorre o desprendimento da placenta e membranas.

Qual o nome do último estágio do parto normal?

Período expulsivo (quando tem de fazer força e o bebé nasce) Saída da placenta (depois do bebé nascer) Puerpério imediato (do nascimento ao 10º dia pós-parto)

Quando devemos começar a fazer o Pré-natal?

Recomenda-se que o pré-natal comece assim que a gestação seja confirmada. Ao longo dos nove meses, cada fase exige a realização de consultas periódicas e exames com objetivos específicos, como determinar a idade gestacional, detectar o desenvolvimento de possíveis alterações e acompanhar o desenvolvimento fetal.

Quais os 4 tempos de um parto natural explique o que significa e quando começa e termina cada um?

Esse período pode ser dividido em duas partes: Fase latente: É a fase inicial, lenta. Termina quando a mulher apresenta dilatação de 3 cm do colo. Fase ativa: Inicia quando a mulher apresenta um colo com 4 cm de dilatação e termina com a dilatação completa.

Qual é o período de Greenberg?

O período de Greenberg compreende o puerpério imediato, mas o puerpério vai até um prazo de aproximadamente 42 dias após o parto. Popularmente, fala-se que a mulher depois que tem o bebê está de “resV guardo”.

Quando se inicia e termina o Puerperio?

Neste contexto, o puerpério se divide em: Imediato (1º ao 10º dia); Tardio (11º ao 42º dia) e Remoto (a partir do 43º dia). Na prática, o pós-parto é vivido de maneira singular, o que nos diz que o puerpério é subjetivo e pode durar dois anos ou mais.

Qual é a diferença entre parto normal e natural?

A grande diferença entre parto normal e parto natural é que esse último ocorre sem qualquer intervenção médica, como a aplicação de anestesia, analgésicos ou medicamentos próprios para intensificar as contrações.

O que é feito no primeiro dia do Pré-natal?

Na primeira consulta seu médico vai pedir uma bateria de exames, entre eles: hemograma completo, glicemia de jejum, tipagem sanguínea e determinação do fator Rh, sorologias para hepatite B, Sífilis, HIV, toxoplasmose, citomegalovírus, exame protoparasitológico de fezes, exame de urina e urocultura, colpocitologia ...

Quais os primeiros exames da gestante?

Primeiro Trimestre: Quais os primeiros exames de pré natal?
  • Tipagem sanguínea e fator Rh;
  • Teste de Coombs indireto nas pacientes Rh negativo;
  • Hemograma;
  • Urina tipo I;
  • Urocultura e antibiograma;
  • Glicemia de jejum;
  • Exame parasitológico de fezes;
  • Citologia cérvico-vaginal (Papanicolaou);

Como é classificado o puerpério?

Zugaib et al classificam o puerpério em: puerpério imediato, que dura até a segunda hora do pós-parto; puerpério mediato, que dura desde a terceira hora até o fim do décimo dia pós-parto; e o puerpério tardio, que vai do 11º dia até o retorno das menstruações, ou 6-8 semanas nas lactantes.

O que é a fase latente?

Fase latente: nessa fase começa a dilatação e as contrações, que podem começar alguns dias ou algumas horas antes da chegada do bebê. Simplificando, é quando o corpo começa a se preparar para o nascimento.

Quanto tempo dura o período expulsivo?

Apenas 5% das mulheres têm período expulsivo superior à 2 ou 3 horas. Em geral, este período dura de 30 a 60 minutos e exige a presença de um profissional ao lado da mulher em tempo integral.

Quanto tempo dura o trabalho de parto do segundo filho?

Enquanto as mamães de primeira viagem ficam, em média, entre 10 e 20 horas em trabalho de parto, as vezes subsequentes costumam progredir bem mais depressa, assim como o chamado período expulsivo do parto (média em torno de 20 minutos para quem já teve outro parto vaginal).

Quanto tempo dura a fase latente?

A subjetividade da mulher tem que ser considerada. Quanto ao manejo da fase de latência do/ trabalho de parto, ela pode durar 1 dia, 2 dias e compreende um período de tempo muito extenso, que vai desde as 37 semanas até 41 semanas.

Qual o terceiro período do trabalho de parto?

O terceiro período do parto inicia-se após a expulsão do feto e termina com o desprendimento da placenta. A perda sanguínea pós-parto está diretamente associada com o tempo de desprendimento placentário e a contratilidade uterina.

O que é feito na primeira consulta de Pré-natal?

O que perguntar na primeira consulta ao obstetra?
  1. Quais medicamentos são permitidos durante a gravidez? ...
  2. Como cuidar da alimentação durante a gestação? ...
  3. É comum engordar quantos quilos na gravidez? ...
  4. Quais os principais exames na gestação e qual a importância deles? ...
  5. É permitido se exercitar durante a gravidez?

O que é feito no Pré-natal?

Pré-natal é o cuidado de saúde recomendado para todas as gestantes. Seu principal objetivo é garantir uma gestação saudável e diagnosticar e tratar possíveis complicações precocemente. Consiste em realizar exames periódicos, ultrassonografias e tomar vacinas indispensáveis para o momento.

O que é feito na segunda consulta do Pré-natal?

Com a segunda consulta irá realizar a primeira ecografia ou ecografia do 1º trimestre que lhe vai permitir ver o seu bebé ainda tão pequenino. Este exame permite: Confirmar a data provável do parto (DPP). Estudar a morfologia fetal.

Qual a diferença entre parto normal natural e humanizado?

O parto humanizado também é realizado com acompanhamento médico, como o normal, mas sem tantas intervenções. O objetivo é deixar que o bebê nasça da maneira mais natural possível e permitir que a mamãe se recupere em menos tempo, sem experiências traumatizantes, situações estressantes ou intervenções desnecessárias.

Qual é o parto mais perigoso?

No entanto, a cesárea é em geral mais arriscada e pode trazer prejuízos para a mãe e o bebê. O estudo 'Morte materna no século 21', publicado em 2008 no periódico American Journal of Obstetrics and Ginecology, analisou 1,46 milhão de partos e encontrou um risco de óbito dez vezes maior para a gestante em cesarianas.

Artigo anterior
Pode tomar Clavulin por 7 dias?
Artigo seguinte
Qual o prazo na modalidade pregão?