Quais são as fases de um processo do trabalho?

Perguntado por: Valentim Castro Fonseca  |  Última atualização: 13. Februar 2022
Pontuação: 4.7/5 (40 avaliações)

Processo trabalhista: conheça as 5 etapas que o constituem
  • 1.1 1. Petição inicial.
  • 1.2 2. Audiências.
  • 1.3 3. Sentença.
  • 1.4 4. Recursos.
  • 1.5 5. Execução.

Qual é a fase final de um processo trabalhista?

Execução: É a última fase do processo trabalhista onde o devedor é intimado a pagar o débito.

Como saber as fases de um processo?

  1. Petição inicial: o começo de tudo. ...
  2. Citação: o direito de defesa do réu. ...
  3. Réplica: o direito de resposta do autor. ...
  4. Fase probatória: quem alega tem que provar. ...
  5. Sentença: a decisão final do juiz. ...
  6. Recursos: a arma do vencido. ...
  7. Cumprimento de sentença: colocando a decisão em prática.

O que é o processo do trabalho?

O processo do trabalho é conceituado como o conjunto de princípios, regras a instituições que se destinam a regular a atividade dos órgãos jurisdicionais na solução dos conflitos individuais ou coletivos, que advém das relações trabalhistas em geral.

Como se inicia um processo trabalhista?

O processo trabalhista começa antes mesmo do ingresso propriamente dito da ação na Justiça. A primeira coisa a ser feita é ir até um escritório especializado e relatar item a item o que ocorreu durante o contrato. Neste caso, os advogados analisam a situação e transformam o que foi conversado em pedidos.

Aprenda de forma simples quais as fases do Processo Trabalhista

39 questões relacionadas encontradas

Quanto tempo demora para marcar a primeira audiência trabalhista?

Fatores que elevam a demora da ação trabalhista. Um processo trabalhista em primeira instância pode levar de seis meses a um ano. Note que essa é um estimativa, não uma regra. Questões mais complexas geralmente prolongam a ação.

Como é feito o pagamento de um processo trabalhista?

Apenas após o trânsito em julgado do processo de execução é que o pagamento, seja ele em depósito judicial ou em forma de bem penhorado, é liberado. No caso do bem penhorado, ele ainda é levado à leilão, para que seja convertido em dinheiro.

Qual o objetivo do processo do trabalho?

O Direito Processual do Trabalho tem os seguintes objetivos: a) assegurar o acesso do trabalhador à Justiça do Trabalho; b) impulsionar o cumprimento da legislação trabalhista e social; c) dirimir, com justiça, o conflito trabalhista.

Como saber se meu processo está em fase final?

O primeiro passo para saber como consultar processo judicial é saber em qual tribunal ele está tramitando (Justiça do Estado, do Trabalho, Tribunal Regional Federal, Eleitoral, Justiça Militar). Depois é só acessar o site do órgão competente e ter em mãos: Número do processo; Nome completo de uma das partes envolvidas.

Quais são as 4 fases do procedimento comum?

AS FASES DO PROCEDIMENTO COMUM (ORDINÁRIO/SUMÁRIO)
  • 1 – Recebimento da denúncia ou queixa. ...
  • 2 – Absolvição Sumária (julgamento antecipado da lide) ...
  • 3 – Citação e Interrogatório. ...
  • 4 – Audiência de Instrução e Julgamento. ...
  • 5 – Relatório. ...
  • 6 – Ação Civil. ...
  • 1 – OFERECIMENTO DA DENÚNCIA. ...
  • 2 – CITAÇÃO DO RÉU.

Como saber se o processo está chegando ao fim?

Sim. No Portal do Tribunal de Justiça, no menu "Consulta de Processos" localizado no canto superior direito da página se estiver com o número do processo. A pesquisa também pode ser feita pelo número do processo ou pelo nome das partes no segmento “Cidadão”, link "Consulta de Processos".

Quanto tempo demora para receber o dinheiro no processo trabalhista?

De acordo com a análise Justiça em Números 2019 do Conselho Nacional da Justiça (CNJ), um processo leva cerca de 2 anos e 4 meses para ser julgado nas varas estaduais. Depois, a fase de execução (que é a hora em que o pagamento acontece) leva ainda mais alguns anos.

O que acontece depois que o juiz trabalhista dá a sentença?

Após a sentença, chamada de acordão na segunda instância, ainda é possível a parte perdedora recorrer para o Tribunal Superior do Trabalho (TST), que fica em Brasília, e todo esse trâmite pode levar a média de um a dois anos, ou menos ou mais, dependendo do caso.

Quanto tempo leva para o juiz dar a sentença?

Agora, os juízes do Trabalho têm 60 dias para proferir sentenças. O prazo começará a ser contado a partir dos 30 dias já delimitados pelo novo Código de Processo Civil para a apresentação de decisões de primeiro grau.

Quando o processo está concluso para decisão quanto tempo o juiz demora?

Quanto tempo o juiz pode levar para proferir o despacho? A regra geral prevista no Código de Processo Civil é a de que o juiz proferirá os despachos em 5, as decisões em 10 e a as sentenças em 30 dias.

Quanto tempo pode ficar um processo sobrestado?

PRAZO DECADENCIAL DE 10 ANOS. APLICAÇÃO AOS BENEFÍCIOS CONCEDIDOS ANTES DA VIGÊNCIA DA NOVA REDAÇÃO CONFERIDA AO ART. 103 DA LEI Nº 8.213 /1991 PELA MEDIDA PROVISÓRIA Nº 1.523-9/1997.

Quem recebe o dinheiro do processo trabalhista?

Sendo bem direto aqui: é dever do advogado que recebe dinheiro de acordo judicial repassar o valor integral ao cliente. Caso isso não aconteça, o profissional comete o delito de apropriação indébita e, nesse caso, a prática ultrapassa o mero “desacerto civil” e entra na esfera criminal.

Como saber se a empresa já depositou o dinheiro do processo trabalhista?

A consulta pública aos processos trabalhistas está disponível no site do tribunal (trt8.jus.br), bastando digitar o número do processo no campo denominado "Consulta Processual" e em seguida clicar no botão "Consultar".

Como faço para receber o dinheiro de um processo?

O depósito judicial é um instrumento legal que busca garantir o pagamento de uma obrigação financeira dentro de um processo judicial. Essa garantia é feita através de um depósito que a parte devedora faz em uma conta, a partir do mando do juiz responsável pelo processo.

Quanto tempo demora para ser marcada uma audiência?

No procedimento comum traçado pelo novo Código de Processo Civil, não sendo o caso de indeferimento da petição inicial ou de improcedência liminar do pedido, o juiz deverá designar audiência de conciliação ou de mediação com antecedência mínima de 30 dias [1].

Quanto tempo demora para ter uma audiência?

Na audiência de instrução e julgamento, a ser realizada no prazo máximo de 60 (sessenta) dias, proceder-se-á à tomada de declarações do ofendido, à inquirição das testemunhas arroladas pela acusação e pela defesa, nesta ordem, ressalvado o disposto no art.

O que acontece depois da primeira audiência?

A audiência pode ser dividida em inicial, de instrução e julgamento. A audiência inicial tem como finalidade aproximar as partes e chegar a um acordo, já que ele permite a extinção de uma demanda judicial e, ao mesmo tempo, faz com que ambas as partes saiam beneficiadas.

O que fazer após a sentença trabalhista?

Possibilidade 1: Recorrer da parte procedente da sentença (Embargos de Declaração ou Recurso Ordinário). Recolher as custas e o depósito recursal. Possibilidade 2: Aguardar o trânsito em julgado e pagar a execução. Possibilidade 3: Fazer um acordo.

Qual o próximo passo após a sentença?

Após a fase de conhecimento, o juiz julga o processo e oferece a sua sentença. Essa sentença, põe fim a fase de conhecimento, e gera um título que, por requerimento da parte será objeto de execução judicial.

O que acontece depois da sentença?

1. Após a assinatura da sentença, caso as partes já tenham tomando ciência, o processo é movimentado para a tarefa 'Aguardando prazo – ED'. Caso exista algum ato aguardando a ciência pelas partes, o processo ficará na tarefa 'Aguardando ciência' até que todas elas sejam consumadas.

Artigo anterior
Onde Alanzoka faz live?
Artigo seguinte
Qual a melhor maneira de se prevenir contra acidentes biológicos?