Quais são as fases das doenças infecciosas?

Perguntado por: Vera Fabiana de Abreu  |  Última atualização: 22. April 2022
Pontuação: 4.5/5 (29 avaliações)

fase suscetível; fase de doença subclínica; fase de doença com manifestações clínicas; fase de recuperação, incapacidade ou morte.

Quais os períodos de uma doença infecciosa?

Fases das doenças infecciosas
  • > Período de incubação.
  • > Período de estado.
  • > Período de convalescença.
  • > Tónicos e vitaminas para a convalescença?
  • > Doenças infecciosas agudas, sub-agudas e crónicas.

Quais são as 4 fases da história natural da doença?

História natural da doença – período inicial da patogênese ou de incubação, período prodrômico, período manifestação clínicas e evolução (cura, cronicidade).

Quais os tipos de doenças infecciosas?

Dentre as principais doenças infecciosas, podem ser citadas:
  • Doenças infecciosas causadas por vírus: viroses, Zika, ebola, caxumba, HPV e sarampo;
  • Doenças infecciosas causadas por bactérias: tuberculose, vaginose, clamídia, escarlatina e hanseníase;
  • Doenças infecciosas causadas por fungos: candidíase e micoses;

Quais são os períodos de uma doença?

A história natural da doença, portando, tem desenvolvimento em dois períodos seqüenciados: o período epidemiológico e o período patológico. No primeiro, o interesse é dirigido para as relações suscetível-ambiente, no segundo, interessam as modificações que se passam no organismo vivo.

Doenças Infecciosas - Professora Milena Pitanga

24 questões relacionadas encontradas

Quais são as fases do processo saúde-doença e suas características?

Ações da página
  • Fase inicial ou de susceptibilidade. ...
  • Fase patológica pré-clínica – Nessa fase a doença ainda está no estágio de ausência de sintomatologia, embora no organismo já apareçam alterações patológicas. ...
  • Fase clínica – corresponde à expressão clínica da doença, sendo que ela já se encontra em estágio avançado.

Quais os processos da doença?

Processo Saúde-Doença: entenda
  • Agente ou fatores etiológicos: o que causa da doença. Um vírus, por exemplo.
  • Hospedeiro: homem ou animal que podem ficar doentes.
  • Meio ambiente: espaço onde ocorre ou pode ocorrer a infecção do hospedeiro pelo agente.

O que são as doenças infecciosas?

Um dos primeiros desafios enfrentados na pandemia foi entender as particularidades da Covid-19 no universo das doenças infecciosas – de acordo com a definição da Organização Mundial da Saúde (OMS), aquelas causadas por microrganismos, como bactérias, vírus, parasitas ou fungos, e que podem ser transmitidas de uma ...

Que são doenças infecciosas?

As doenças infecciosas propagam-se entre pessoas ou entre pessoas e animais. São doenças causadas por microrganismos, sejam eles bactérias, vírus, parasitas ou fungos.

Quais são as doenças não infecciosas?

Doenças não transmissíveis ou não infecciosas, incluindo ataques cardíacos, diabetes, cancro e doenças respiratórias crónicas, são responsáveis por 60% das mortes a nível mundial.

O que é período pré patogênico e patogênico?

No período pré-patogênico há a atuação dos fatores de risco ambientais no indivíduo que apresenta predisposição aos agressores. O período patogênico compreende as fases de: patogenia precoce, que precede a da precoce discernível, seguidas pelas fases da patogenia avançada e a da convalescença.

O que é prevenção secundária e Terciaria?

PREVENÇÃO SECUNDÁRIA: detecção precoce da doença já estabelecida. Ex: exame citopatológico de colo uterino; mamografia de rotina. PREVENÇÃO TERCIÁRIA: reabilitação de quem já tem a doença clinicamente detectável. Ex: tratamento e cuidados após o tratamento.

O que é período patogênico quais os 4 níveis de evolução?

O período de patogênese é definido com as primeiras ações de um agente patogênico, com perturbações bioquímicas em nível celular, continuando em perturbações na forma e na função, evoluindo para um defeito permanente, cronicidade, morte ou cura. Evolução aguda – rapidamente o indivíduo pode chegar à morte (raiva).

O que é período patológico?

É o período da patogênese. Este período se inicia com as primeiras ações que os agentes patogênicos exercem sobre o ser afetado. Seguem-se as perturbações bioquímicas em nível celular, continuam com as perturbações na forma e na função, evoluindo para defeitos permanentes, cronicidade, morte ou cura.

O que é o período pré patogênico?

PERÍODO DE PRÉ-PATOGÊNESE

Envolve, como já foi referido antes, as inter-relações entre os agentes etiológicos da doença, o suscetível e outros fatores ambientais que estimulam o desenvolvimento da enfermidade e as condições sócio-econômico-culturais que permitem a existência desses fatores.

O que é o período de transmissibilidade de uma doença?

Período de transmissibilidade — É o espaço de tempo durante o qual o agente infeccioso pode ser transferido, direta ou indiretamente, de uma pessoa infectada a outra, de um animal infectado ao homem, ou de um homem a um animal, inclusive insetos.

Qual a diferença entre doença infecciosa e não infecciosa?

Doenças infecciosas são as doenças causadas por agentes como bactérias, fungos e vírus. Doenças parasitárias são as causadas por protozoários, ácaros, vermes e insetos, e as nutricionais as causadas por falta ou excesso de ingredientes importantes na dieta ou ingestão de plantas tóxicas.

O que é uma doença não infecciosa?

Uma doença não transmissível ou DNT; doenças não infecciosas; doenças crônicas não transmissíveis; doenças crônico degenerativas são terminologias usadas para definir grupos de pessoas patologias caracterizadas pela ausência de microrganismos, ou seja é uma doença não infecciosa, como também pelo longo curso clínico e ...

Qual a diferença entre doença infecciosa e contagiosa?

Doença Infecciosa = Doença Transmissível. Transmissão de um agente patogênico especifico para um hospedeiro susceptível. Doença Contagiosa: Agente infeccioso transmitido diretamente, de outros humanos ou animais infectados.

Qual é a diferença entre infecção e doenças?

Uma infecção acontece quando um agente infeccioso entra em nosso corpo. Quando um agente infecioso causa danos ao organismo, dizemos que ocorreu uma doença infecciosa. A gripe é uma doença infecciosa causada pelo vírus Influenza.

O que é verminoses?

O que são as verminoses? As verminoses acontecem quando vermes parasitas se instalam no organismo humano, conhecido como hospedeiro. Essas verminoses podem resultar em diversas doenças. Normalmente, esses vermes se instalam nos intestinos, mas podem se instalar em outros órgãos, como o cérebro, os pulmões e o fígado.

Quais são os fatores determinantes do processo saúde-doença?

8.080/90 define que a saúde tem como fatores determinantes e condicionantes, entre outros, a alimentação, a moradia, o saneamento básico, o meio ambiente, o trabalho, a renda, a educação, o transporte, o lazer e o acesso aos bens e serviços essenciais (BRASIL, 1990).

Quais são os fatores que estão relacionados ao processo saúde-doença?

O processo saúde-doença acontece ao longo da vida e é influenciado pela lógica de produção econômica, pelos aspectos históricos, sociais, culturais e biológicos, pela forma como se entende a saúde e a doença e pelo desenvolvimento científico da humanidade (Sabroza, 2007).

Quais fatores constituem as doenças?

Uma doença pode ser causada por fatores externos tais como agentes patogénicos ou por disfunções internas. Pode se entender que doença é a apresentação de anormalidades na estrutura e no funcionamento de um organismo, afetando-o de forma negativa.

Quais são as características do processo saúde-doença durante a Idade Moderna?

Com esse novo modelo de atenção à saúde, se coloca uma nova concepção do processo saúde-doença que ultrapassa a visão hospitalocêntrica, na qual as necessidades em saúde, em geral, são consideradas como a falta de hospitais, ambulatórios, medicina tecnológica; para uma visão mais social, abrangendo, também, a falta de ...

Artigo anterior
Como saber o IP ea porta do proxy?
Artigo seguinte
Quais são as características do profissionalismo?