Quais são as faltas justificadas por lei?
Perguntado por: Márcio Dinis Abreu de Rocha | Última atualização: 23. April 2025Pontuação: 4.8/5 (35 avaliações)
As faltas justificadas estão previstas no artigo 473 da CLT, que afirma que o colaborador poderá deixar de comparecer ao serviço sem prejuízo do salário em 12 situações, entre elas nascimento de filho, casamento, falecimento de familiar e alistamento ao exército.
Quais são os tipos de faltas justificadas?
Faltas justificadas com dias pré-determinados:
casamento: até 3 dias. aborto não criminoso: duas semanas. por 1 dia por ano para acompanhar filho de até 6 (seis) anos em consulta médica. até 3 dias, em cada 12 meses de trabalho, em caso de realização de exames preventivos de câncer devidamente comprovada.
Quais são as justificativas válidas para faltar ao trabalho?
- Licença de óbito;
- Nascimento de filho ou adoção;
- Aborto não criminoso;
- Doação de sangue de forma voluntária;
- Licença Casamento;
- Cumprimento de serviço militar obrigatório;
- Alistamento eleitoral e participação em eleições (exemplo: mesário);
- Comparecimento em juízo;
O que diz o artigo 473 da lei trabalhista?
Ausência do empregado em virtude de casamento
Pensando em uma sociedade que não se paute apenas pelo lucro, sacrificando a vida social das pessoas, a legislação trabalhista permite que o empregado se ausente no trabalho por determinadas razões.
O que é falta justificada na escola?
Art. 1º – Entende-se por justificativa de faltas o ato de apresentar motivo legal que impediu o/a discente de comparecer à atividade pedagógica referente ao(s) dia(s) em que a(s) falta(s) foi(foram) registrada(s).
O QUE SÃO FALTAS JUSTIFICADAS?
Como justificar a falta do aluno?
Como se justificam as faltas à escola? A justificação das faltas exige uma declaração escrita apresentada pelos pais ou pelos encarregados de educação ao diretor de turma. Se o aluno for maior de idade, pode ser o próprio a fazê-lo.
Quantas faltas não justificadas posso ter na escola?
Pela Lei de Diretrizes e Bases (LDB – Lei 9.394, de 1996), um aluno não pode ser aprovado caso apresente uma quantidade de faltas superior a 25% das horas-aula dadas no ano letivo. A LDB determina que o ano escolar deve ter 200 dias letivos.
Quais os 12 tipos de faltas justificadas conforme a CLT?
- Falecimento (Licença nojo) A primeira previsão de ausência justificada que não permite desconto salarial se refere ao falecimento de familiar.
- Casamento. O art. ...
- Licença paternidade. ...
- Doação de sangue. ...
- Alistamento como eleitor. ...
- Serviço Militar. ...
- Exame vestibular. ...
- Comparecimento em Juízo.
Em quais casos são justificadas as faltas por até dois dias?
até 2 (dois) dias para acompanhar consultas médicas e exames complementares durante o período de gravidez de sua esposa ou companheira; por 1 (um) dia por ano para acompanhar filho de até 6 (seis) anos em consulta médica.
O que é uma falta sem justificativa?
As faltas injustificadas ocorrem quando o colaborador não comparece para cumprir a jornada de trabalho e não apresenta nenhuma justificativa prevista na legislação. A recorrência dessa situação pode ser um alerta para o setor de Recursos Humanos, que é responsável por orientar os funcionários e respeitar a legislação.
Como justificar falta na escola sem atestado?
Motivos que podem ser classificados como falta justificada: Problema de saúde com atestado assinado e carimbado por médico; obrigações com o Serviço Militar; falecimento de parente até 2º grau; e convocação pelo Poder Judiciário ou Justiça Eleitoral.
Quantas faltas não justificadas posso ter?
Como já foi mencionado, a justiça brasileira considera abandono de emprego quando o funcionário se ausenta por 30 dias consecutivos do trabalho, sem justificativa. Entretanto, antes de demiti-lo por faltar durante este período, a empresa deve notificar o funcionário, solicitando sua volta.
Como justificar uma falta?
Como justificar as faltas ao trabalho? Se o motivo da falta ao trabalho for previsível, deve comunicá-la ao seu empregador com a antecedência mínima de cinco dias. Se esse prazo não puder ser respeitado, a lei diz que esta comunicação deve ser feita “logo que possível”.
Quantas vezes o funcionário pode faltar para ir ao médico?
Tem limite para ausência por atestado médico? A lei não prevê um limite de atestados por mês, mas determina um limite de dias. A advogada explica: "A legislação previdenciária prevê que um funcionário pode se afastar do trabalho por motivo de doença, em um prazo de até 15 dias sem sofrer perda na remuneração."
Quantos dias o funcionário pode faltar sem justificativa?
Porém, é preciso se atentar as duas modalidades de faltas previstas na Consolidação das Leis Trabalhistas ( CLT), que são, as justificadas, artigo 473 da CLT, ao qual o colaborador entrega um atestado, sem prejuízo de salário, e as injustificadas, que, após 30 dias seguidos de faltas, levam a justa causa, conforme ...
Quando funcionário falta e não traz atestado?
Quando o funcionário falta sem justificativa e não apresenta atestado médico, o empregador tem o direito de descontar um dia de salário. Porém, se o empregador suspeitar de que a falta foi injustificada, pode exigir que o trabalhador apresente um atestado médico para comprovar a doença ou a necessidade de afastamento.
Quantos dias posso faltar por mês?
Quantas faltas injustificadas o trabalhador pode ter em um mês? Perante as leis vigentes na Consolidação das Leis do Trabalho, não existe um número definido de faltas injustificadas no trabalho. Isso pode variar dependendo da tolerância da empresa.
O que é uma licença nojo?
Licença Nojo é o direito dos empregados de não exercer a profissão no caso do falecimento de um familiar (seja cônjuge, ascendente, descendente, irmão ou pessoa sob sua dependência) em até 2 dias seguidos, de acordo com o Artigo 473 da CLT.
Quais são as faltas graves da CLT?
Confira: ato de improbidade, embriaguez habitual ou em serviço, violação de segredo da empresa, ato de indisciplina ou de insubordinação, abandono de emprego, prática constante de jogos de azar, ato lesivo da honra ou da boa fama ou ofensas físicas, incontinência de conduta ou mau procedimento, desídia no desempenho ...
Porque o nome de licença nojo?
Também conhecida como licença por motivo de falecimento, ela visa amparar os funcionários em momentos de luto e perda de um ente querido. Essa licença é garantida pelo artigo 473 da CLT e assegura um período de afastamento remunerado para o trabalhador.
Quantas faltas para chamar o Conselho Tutelar?
Escolas devem notificar quando alunos tiverem mais de 30% das faltas permitidas. A notificação de faltas escolares de alunos dos ensinos fundamental ou médio ao conselho tutelar será obrigatória quando superiores a 30% do percentual de faltas permitido pela lei, que atualmente é de 25%.
Quantas faltas eu posso levar?
Pela Lei de Diretrizes e Bases (LDB – Lei 9.394, de 1996), um aluno não pode ser aprovado caso apresente uma quantidade de faltas superior a 25% das horas-aula dadas no ano letivo. A LDB determina que o ano escolar deve ter 200 dias letivos.
Qual o percentual de faltas permitido por Lei?
Publicado no Diário Oficial da União desta sexta-feira (11/01) a Lei nº 13.803, de 10 de janeiro de 2019, que altera dispositivo da Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996, para obrigar a notificação de faltas escolares ao Conselho Tutelar quando superiores a 30% (trinta por cento) do percentual permitido em lei.
O que é considerado falta justificada?
As faltas justificadas estão previstas no artigo 473 da CLT, que afirma que o colaborador poderá deixar de comparecer ao serviço sem prejuízo do salário em 12 situações, entre elas nascimento de filho, casamento, falecimento de familiar e alistamento ao exército.
Que tipo de atestado abona falta?
Atestado médico abona falta? Sim, o atestado médico serve para justificar a ausência do colaborador por motivos de saúde. Então, desde que o atestado apresentado seja válido a empresa deve abonar a falta do funcionário sem aplicar prejuízos a sua remuneração.
Qual CNAE para nutricionista?
Quem tem tireoide pode comer ovo?