Quais são as etapas da farmacodinâmica?

Perguntado por: Vasco Martim Torres de Santos  |  Última atualização: 13. April 2022
Pontuação: 4.3/5 (61 avaliações)

Etapas da Farmacodinâmica
A farmacodinâmica, por sua vez, possui três etapas distintas: local de ação, mecanismo de ação e efeito terapêutico.

Quais as etapas farmacocinéticas?

A farmacocinética se divide em absorção, distribuição, metabolização e excreção.

O que se estuda em farmacodinâmica?

A farmacodinâmica (dinâmica do medicamento) envolve a ação de um medicamento no organismo humano. A farmacodinâmica descreve as seguintes propriedades dos medicamentos: Efeitos terapêuticos (como alívio da dor e diminuição da pressão arterial) Efeitos colaterais (consulte Ação farmacológica.

Como são divididas as fases de ação dos fármacos?

A ação de um fármaco, quando administrado a humanos ou animais, pode ser dividida em três fases: fase farmacêutica, fase farmacocinética e fase farmacodinâmica1 (Esquema 1). Na fase farmacêutica, ocorre a desintegração da forma de dosagem, seguida da dissolução da substância ativa.

Qual a diferença entre farmacocinética e farmacodinâmica?

A farmacocinética é o estudo do caminho que o medicamento faz no organismo desde que é ingerido até que é excretado, enquanto que a farmacodinâmica consiste no estudo da interação deste medicamento com o local de ligação, que vai ocorrer durante este caminho.

Etapas da Farmacocinética: Absorção, Distribuição, Biotransformação (Metabolização) e Excreção

19 questões relacionadas encontradas

O que é a farmacocinética?

A farmacocinética estuda a atividade do antimicrobiano no interior do organismo a partir dos parâmetros de velocidade de absorção, distribuição e eliminação da droga e de seus metabólitos.

Em que consiste a farmacocinética?

A farmacocinética, às vezes descrita como o que o corpo faz com o fármaco, refere-se ao movimento do fármaco dentro, através e fora do corpo — o tempo de evolução de sua absorção. As formas de dosagem (p. ex., comprimidos, cápsulas ou soluções)...

Quais são os tipos de ação dos medicamentos?

A ação de um medicamento é afetada pela quantidade de medicamento que alcança o receptor e o grau de atração (afinidade) entre ele e seu receptor na superfície da célula. Uma vez ligados ao seu receptor, os medicamentos variam na sua capacidade de produzir um efeito (atividade intrínseca).

Quais são os dois tipos distintos de mecanismo de ação dos medicamentos?

Contudo, a ação farmacológica pode ser classificada em dois grandes grupos, quanto ao seu mecanismo de ação, sendo estes os mecanismos inespecíficos e os específicos.

O que é metabolismo de fase 1?

O metabolismo de fase I compreende também reações hidrolíticas que podem ocorrer no fígado e no plasma. Estas reações são catalisadas por hidrolases que transformam amidas, ésteres e outras funções derivadas dos ácidos carboxílicos (ácidos hidroxâmicos, hidrazidas, nitrilas e carbamatos) em metabólitos polares.

Qual o principal objetivo da farmacodinâmica?

Farmacodinâmica é o campo da farmacologia que estuda e analisa os efeitos fisiológicos dos fármacos nos organismos, bem como os mecanismos de ação e a relação entre a concentração do fármaco, os efeitos desejáveis ou colaterais.

São aspectos estudado na farmacodinâmica exceto?

A farmacodinâmica avalia o que o fármaco faz no organismo que inclui, EXCETO: a) Mecanismo de ação. b) Biotransformação. c) Efeitos bioquímicos.

Quais são os tipos de doses?

Em farmacologia, a dose também apresenta subdivisões
  • Dose de ataque. É a dose de um medicamento capaz de elevar rapidamente a concentração de um fármaco na corrente sanguínea, a fim de que se obtenha o resultado terapêutico mais rapidamente.
  • Dose de manutenção. ...
  • Dose mínima. ...
  • Dose máxima. ...
  • Dose tóxica. ...
  • Dose letal.

Quais as quatro propriedades farmacocinéticas?

Uma vez administrado por uma das várias vias disponíveis, quatro propriedades farmacocinéticas (absorção, distribuição, biotransformação e excreção) determinam a velocidade do início da ação, a intensidade do efeito e a duração da ação do fármaco.

O que é o processo de absorção em farmacocinética?

A absorção é o processo que se inicia com a aplicação ou tomada do medicamento até a entrada para a circulação sanguínea. A análise dessa etapa é fundamental para que os efeitos da medicação sejam satisfatórios.

O que são fármacos específicos e Inespecificos?

Os fármacos ditos estruturalmente inespecíficos são aqueles que dependem única e exclusivamente de suas propriedades físico-químicas, (coeficiente de partição, pKa) para promoverem o efeito biológico.

Quais são as ações do nosso organismo após a administração do fármaco?

Os princípios ativos caem na corrente sanguínea e passam a circular pelos vasos. Quando chegam ao local em que vão agir, se ligam a receptores presentes na superfície das células e desencadeiam uma série de reações. Sua missão terapêutica está cumprida.

Qual é o mecanismo de ação do ibuprofeno?

O ibuprofeno é um derivado do ácido propiônico com propriedades analgésicas, antiinflamatórias e antipiréticas. Sua eficácia terapêutica resulta da inibição da enzima ciclooxigenase, levando a uma redução marcante na síntese de prostaglandina. O ibuprofeno é rapidamente absorvido no trato gastrintestinal.

O que é mecanismo de ação dos medicamentos?

Em farmacologia, a expressão mecanismo de ação refere-se a interação bioquímica específica através da qual uma droga produz um efeito farmacológico. Um mecanismo de ação usualmente inclui menção de um "alvo" molecular específico no qual a droga liga-se, tal como uma enzima ou receptor.

São características da ação específica dos fármacos?

Os fármacos de ação específica podem agir das seguintes formas: atuação sobre enzimas (ativação ou inibição), antagonismo, ação sobre membranas, ação na transcrição gênica.

Quais os princípios da farmacocinética?

Processos farmacocinéticos fundamentais

O movimento das drogas no organismo envolve quatro processos fundamentais: absorção, distribui- ção, metabolização e excreção.

Qual medicamento pode ser Intercambiavel?

Medicamentos considerados intercambiáveis são aqueles que apresentam junto a ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sa- nitária) a sua eficácia e segurança através de estudos de bioequivalência (BQV)¹/biodisponibilidade², bioisenção3 ou equivalência farmacêutica4 com o seu originador.

O que significa 5 mg?

Um miligrama (cuja abreviação é mg) corresponde à milésima parte do grama ou 1/1.000 g.

O que é ED50?

O que é dose efetiva 50% (DE50 ou ED50)?

É a dose capaz de produzir 50% do efeito desejado.

São características da ação inespecífica dos fármacos exceto *?

1) São características da ação Inespecífica dos fármacos, EXCETO: a) Não decorre de interação com receptor; b) Resulta de propriedades físico-químicas; c) Necessita de uma ligação com os receptores d) depende do grau de ionização; d) A solubilidade e a tensão superficial influenciam na atividade termodinâmica.

Artigo anterior
O que fazer com o namorado em dias de frio?
Artigo seguinte
Qual é a diferença entre software livre e software comercial?