Quais são as etapas da cadeia respiratória?

Perguntado por: Diogo Daniel Magalhães Leite Moura  |  Última atualização: 17. März 2022
Pontuação: 4.2/5 (55 avaliações)

A 1ª fase é a Glicólise. Depois vem O Ciclo de Krebs, e a 3ª fase é a Cadeia Respiratória. Veja aula gratuita. A cadeia respiratória (também chamada de cadeia transportadora de elétrons ou fosforilação oxidativa), assunto deste post, é a fase final e mais rentável da respiração celular.

Quais são as etapas da respiração?

Os estágios da respiração celular incluem glicólise, oxidação do piruvato, o ciclo do ácido cítrico ou de Krebs, e fosforilação oxidativa.

O que acontece na cadeia respiratória?

A cadeia respiratória ou cadeia transportadora de elétrons é a terceira e última etapa da respiração celular, processo ocorrido no interior das mitocôndrias e que tem como papel a geração de energia em forma de ATP. É na cadeia respiratória que ocorre a maior parte do ATP produzido pelo processo de respiração celular.

Quais são os componentes da cadeia respiratória?

  • O.
  • Glicose / carboidratos.
  • Ácidos graxos.
  • Aminoácidos.
  • Acetil-CoA.
  • Ciclo de Krebs.
  • (NADH e FADH.

Quais são as três etapas da respiração aeróbica?

A respiração aeróbica pode ser dividida em três etapas básicas: glicólise, ciclo de Krebs e fosforilação oxidativa. Vale destacar, no entanto, que a glicólise é uma fase anaeróbica, uma vez que não depende do oxigênio.

Respiração celular: cadeia respiratória - Brasil Escola

39 questões relacionadas encontradas

Quais são as etapas da respiração anaeróbica?

A fase anaeróbica é composta pela glicólise, que também ocorre na respiração anaeróbia. Essa etapa ocorre no citosol das células e se refere à transformação da glicose em ácido pirúvico ou piruvato. ... O piruvato, produto da glicolise, pode ser substituído, e frequentemente o é, por ácidos graxos.

Quais as etapas da respiração anaeróbica?

A respiração celular anaeróbica ou anaeróbia se trata da obtenção de energia a partir de reações químicas sem o envolvimento do oxigênio, como ocorre na fermentação e na glicólise. ... Após os processos que ocorrem para deixar a glicose livre e disponível, ela passa por uma série de reações no citosol da célula.

Quais são os componentes da cadeia de transporte de elétrons?

Os componentes se agrupam em 4 complexos I, II, III e IV. Além disso dois componentes móveis fazem parte da cadeia de transporte de elétrons, coenzima Q (CoQ), conecta Complexo I ao II e ao III, e o citocromo c, que conecta o Complexo III ao IV.

Quais são os componentes que formam a cadeia transportadora de elétrons?

Componentes da Cadeia Respiratória de Transporte de Elétrons A cadeia respiratória é formada por 4 complexos enzimáticos (formados por flavoproteínas, centros ferro-enxofre e citocromos) e 2 transportadores da fase lipídica (coenzima Q e citocromo C).

Qual é a composição da cadeia de elétrons?

A cadeia transportadora de elétrons é um grupo de proteínas e moléculas orgânicas inseridas na membrana, a maior parte delas organizadas em quatro grandes complexos numerados de I a IV. Em eucariontes, muitos exemplares dessas moléculas são encontrados na membrana mitocondrial interna.

O que a cadeia respiratória consome?

A 1ª fase é a Glicólise. Depois vem O Ciclo de Krebs, e a 3ª fase é a Cadeia Respiratória. ... Todas estas moléculas carregadoras de elétrons serão utilizadas nesta etapa da respiração celular e a energia contida nelas será transferida para moléculas de ATP, possibilitando o uso dessa energia pela célula.

Quais são os produtos finais da cadeia respiratória?

Cadeia respiratória é a etapa da respiração celular que ocorre no interior das mitocôndrias, precisamente em sua membrana interna pregueada. ... Os eletros resultantes da cadeia respiratória são captados por moléculas de oxigênio, funcionando como aceptores finais de elétrons, produzindo água.

Qual o resultado final da cadeia respiratória e sua importância?

Os elétrons, ao passarem pela cadeia respiratória, perdem energia e, no final, combinam-se com o gás oxigênio, formando água na reação final. Apesar de participar apenas no final da cadeia, a falta de oxigênio gera o interrompimento do processo.

Quais são as etapas da respiração celular?

A respiração celular ocorre nas mitocôndrias, em presença de oxigênio, e é divida em três etapas: a glicólise, o ciclo do ácido cítrico (ou ciclo de Krebs) e a fosforilação oxidativa. ... O processo de respiração celular ocorre em organelas denominadas mitocôndrias.

O que é a respiração aeróbica e anaeróbica?

Aeróbica e Anaeróbica

A respiração celular é o processo químico realizado pelos seres vivos e que acontece dentro das células. Ela é necessária para manter o funcionamento do nosso corpo e pode ser realizada de duas maneiras: respiração aeróbica (utiliza oxigênio) e respiração anaeróbica (não utiliza oxigênio).

Quais são os tipos de respiração celular?

Ela pode ser de dois tipos, respiração anaeróbia (sem utilização de oxigênio) e respiração aeróbia (com utilização de oxigênio). A respiração celular é o processo de obtenção de energia mais utilizado pelos seres vivos.

Faz parte da cadeia transportadora de elétrons CTE?

Este processo dependente de O2 ocorre na parte interna da membrana interna da mitocôndria e envolve uma série de carreadores de elétrons, conhecida como cadeia de transporte de elétrons (CTE). ...

Quais os principais inibidores da cadeia transportadora e onde cada um atua?

1 - Os inibidores da cadeia respiratória diminuem a produção de ATP e aumentam o consumo de oxigênio. 2 - Os desacopladores da cadeia respiratória aumentam a produção de ATP e diminuem o consumo de oxigênio. 3 - Os inibidores da cadeia respiratória estimulam o metabolismo e os desacopladores desestimulam o metabolismo.

Onde estão localizados os elementos da cadeia transportadora de elétrons e os corpúsculos elementares ATP sintetase?

A membrana mitocondrial interna possui invaginações (cristas), alta permeabilidade seletiva e associa-se a proteínas do sistema de transporte específico, a proteínas e enzimas da cadeia respiratória e a subunidades protéicas da ATP sintetase (corpúsculos elementares). ...

O que é o NADH e o FADH?

Tanto NADH como FADH2 estão envolvidos no processo de respiração celular. A glicólise e o ciclo de Krebs são dois caminhos metabólicos que levam a fabricação de ATP. O NADH é um produto desses dois processos, enquanto o FADH2 é produto do ciclo de Krebs apenas.

O que é NAD e FAD e para que servem?

As moléculas de NAD, de FAD e de citocromos que participam da cadeia respiratória captam hidrogênios e os transferem, através de reações que liberam energia, para um aceptor seguinte. Os aceptores de hidrogênio que fazem parte da cadeia respiratória estão dispostos em sequência na parede interna da mitocôndria.

O que é uma via anaeróbia?

A fermentação é outra via anaeróbica (não requer oxigênio) para a quebra da glicose, uma via que é realizada por muitos tipos de organismos e células. Na fermentação, a única via de extração de energia é a glicólise, com uma ou duas reações extras acrescentadas ao final.

Quem utiliza a respiração celular anaeróbica?

Respiração Anaeróbica

É o que fazem muitas bactérias que utilizam compostos com nitrogênio, enxofre, ferro, manganês, entre outros. ... Outras bactérias e fungos são anaeróbicos facultativos, pois realizam a fermentação como processo alternativo à respiração aeróbica, quando não existe oxigênio.

Como ocorre a glicólise anaeróbica?

Glicólise anaeróbica é uma forma de glicólise onde duas moléculas de ATP são geradas para cada molécula de glicose convertida em lactato, e caracteriza-se pela ausência (ou limitação) de Oxigênio. ... O piruvato é o aceitador terminal de elétrons na fermentação de ácido láctico.

Onde ocorre a via anaeróbica?

A glicólise (do grego glykos, açúcar, e lysis, quebra) é um processo anaeróbio, ou seja, sem a presença de oxigênio, que ocasiona a degradação da glicose (C6H12O6). Nessa via metabólica, que ocorre no citoplasma das células de todos os seres vivos, acontece a formação de ácido pirúvico (C3H4O3) e de moléculas de ATP.

Artigo anterior
Qual é o segundo Pokémon mais fraco do mundo?
Artigo seguinte
O que aparece no ultrassom com 4 semanas?