Quais são as espécies de penas previstas nos artigos 32 a 58 do Código Penal Brasileiro?

Perguntado por: Mariana Viviane Fernandes Torres  |  Última atualização: 25. März 2022
Pontuação: 4.7/5 (25 avaliações)

Tipos de penas privativas de liberdade, restritivas de direitos e multas pecuniárias. Regimes, progressão, regressão, remição e detração. Definição Penas são sanções impostas pelo Estado contra pessoa que praticou alguma infração penal. 1.1.

Quais são as espécies de penas privativas de liberdade previstas no art 32 do Código penal de 1940?

Os tipos de pena privativa de liberdade previstos na legislação penal são: reclusão (crimes graves), detenção (crimes menos graves) e prisão simples (contravenções penais).

Quais são os tipos de sanções previstas no art 32 do CP?

I - privativas de liberdade; II - restritivas de direitos; III - de multa.

Quais são as espécies de penas previstas no Código penal Brasileiro?

O Direito Penal brasileiro tipifica a punição para quem comete crimes em três espécies de pena: penas privativas de liberdade, penas restritivas de direitos e multas.

Quais são as espécies de penas previstas na Constituição Federal de 1988 e quais são adotadas pelo Código penal?

As penas são: privativas de liberdade, restritivas de direitos e multa. ... A nomenclatura ' reclusão ' é destinada às infrações penais consideradas mais graves; Detenção' é a pena prevista às infrações penais "menos graves"; A prisão simples é destinada às contravenções penais.

Código Penal em Áudio - Art. 32 ao 52 - Parte Geral - Das Espécies de Pena

40 questões relacionadas encontradas

Quais são as espécies de penas?

Tipos de penas privativas de liberdade, restritivas de direitos e multas pecuniárias. Regimes, progressão, regressão, remição e detração. Definição Penas são sanções impostas pelo Estado contra pessoa que praticou alguma infração penal. 1.1.

Quais penas admitidas e vedadas na Constituição de 1988?

A pena de morte ainda é aplicada em muitas nações, incluindo Estados Unidos e China. No Brasil, a Constituição Federal de 1988 veda diversos tipos de pena: de morte, salvo em caso de guerra declarada, a prisão perpétua, os trabalhos forçados, o banimento e as penas cruéis.

Quais são as espécies de penas previstas no Código penal?

Neste diapasão, o ordenamento jurídico brasileiro prevê três tipos de pena, as privativas de liberdade, as restritivas de direito e a pena pecuniária, as quais devem ser aplicadas pelo magistrado de modo a punir e evitar a ocorrência de novos crimes, nos termos do artigo 59 do Código Penal, veja-se: “Art.

Quais são os tipos de penas no Código penal?

O Código Penal estabelece duas penas privativas de liberdade – a de detenção e a de reclusão -, sobre as quais recai uma série de implicações de Direito Penal, como, por exemplo, o regime de cumprimento de pena a ser fixado na sentença condenatória.

Quais os tipos de sanções penais?

384) sanção penal consiste na restrição ou privação de um bem jurídico, cuja finalidade é a de aplicar a retribuição punitiva ao delinquente, promover a sua readaptação social e prevenir novas transgressões pela intimidação dirigida à coletividade.

O que é sanção penal e quais as suas espécies?

Conceito e espécies de penas. ... Segundo as inúmeras doutrinas existentes, a sanção penal tem finalidade, retributiva (imposição de privação da liberdade), preventiva (visa evitar a prática de crime) e ressocializadora (objetiva a readaptação social).

Quais são as espécies de penas restritivas de direito?

O artigo 43 do mencionado diploma legal descreve as possibilidades de penas restritivas como: prestação pecuniária, perda de bens e valores, limitação de fim de semana, prestação de serviços à comunidade, e interdição de direitos. ...

São espécies de penas restritivas de direitos?

São penas restritivas de direitos: a prestação pecuniária, a perda de bens e valores, a prestação de serviço à comunidade ou a entidades públicas, a interdição temporária de direitos e a limitação de fim de semana, conforme preceitua o artigo 43 do Código Penal.

O que é uma pena privativa de liberdade?

A Pena Privativa de Liberdade consiste em uma sanção penal aplicada ao condenado por sentença condenatória proferida por juízo competente que restringe o direito de locomoção do sujeito.

Quais são os regimes de cumprimento de pena privativa de liberdade?

33, caput, do Código Penal, estabelece que a pena de reclusão deve ser cumprida em regime fechado, semiaberto ou aberto, e a de detenção, em regime semiaberto, ou aberto, salvo a necessidade de transferência a regime fechado. ...

Quais os regimes de cumprimento das penas privativas de liberdade?

A pena privativa de liberdade é meio de punição e ressocialização do transgressor, de modo que toda pessoa – imputável - que praticar um crime se sujeitará a uma determinada pena pelo período previsto no tipo penal respectivos. ... 33 - A pena de reclusão deve ser cumprida em regime fechado, semiaberto ou aberto.

O que diz o artigo 33?

Art. 33 - O sentenciado a que sobrevem doença mental deve ser recolhido a manicômio judiciário ou, à falta, a outro estabelecimento adequado, onde lhe seja assegurada a custódia. Tempo de prisão preventiva ou provisória ou de internação em hospital.]

Quais as espécies de penas admitidas na Constituição Federal?

Segundo o art. 5º, inciso XLVI, da CF "a lei regulará a individualização da pena e adotará, entre outras, as seguintes: a) privação ou restrição da liberdade; b) perda de bens; c) multa; d) prestação social alternativa; e) suspensão ou interdição de direitos".

Quais eram as penas proibidas segundo a Constituição do Império?

De acordo com a orientação do direito clássico, a Constituição de 1824 aboliu “os açoites, a tortura, a marca de ferro quente e todas as demais penas cruéis” (BRASIL. Constituição (1824), art.

O que é pena vedada?

Consiste na restrição de alguns bens jurídicos pessoais. Para punir alguém, é necessário o devido processo legal, por meio do mesmo fica constatado a autoria e a materialidade de uma atitude humana culpável. A Constituição Federal apresenta as penas proibidas no Brasil.

Quais são as modalidades de penas permitidas e vedadas em nosso ordenamento jurídico *?

Assim, pode-se dizer que nos dias atuais conjugando texto constitucional com a lei infraconstitucional de natureza penal, três são as modalidades de penas no sistema jurídico nacional, a saber: Pena Privativa de Liberdade, Pena Restritiva de Direitos ou Alternativas e por fim, Pena de Multa, as quais serão estudadas ...

Quais são as duas espécies de sanção?

A sanção penal comporta duas espécies: a pena e a medida de segurança.

São penas restritivas de direito exceto?

São penas restritivas de direito, exceto: ( ) A. Prestação pecuniária e perda de bens e valores. Pena pecuniária que consiste em pagamento (em dinheiro, como regra) à vítima ou entidade assistencial, já a perda de bens e valores e a pena de caráter pecuniário que recai sobre o patrimônio lícito do condenado.

Quais as formas de aplicação das penas restritivas de direito?

São critérios de aplicação das penas restritivas de direito: a) condenação igual ou inferior a um ano, substituição por uma pena de multa ou por uma pena restritiva de direitos ou b) condenação superior a um ano, substituição por uma pena restritiva de direitos e multa ou por duas restritivas de direito.

O que é uma pena restritiva de direitos Quais suas características?

As penas restritivas de direitos são dotadas de duas características essenciais: autonomia e substitutividade. Dispõe o artigo 44 do Código Penal que as penas restritivas de direitos são autônomas e substituem as privativas de liberdade quando presentes os requisitos legais.

Artigo anterior
Como calcular dias de atestado?
Artigo seguinte
Por que o sistema nervoso não se regenera?