Quais são as duas teorias existentes sobre a posse?

Perguntado por: Diogo Lourenço de Costa  |  Última atualização: 16. Dezember 2024
Pontuação: 5/5 (40 avaliações)

duas principais teorias sobre a posse: a Subjetiva de Savigny e a Objetiva de Ihering. Para Savigny, a posse é o poder físico sobre a coisa (corpus) com a intenção de ter a coisa como sua (animus). Para Ihering, a posse é o poder de fato sobre a coisa (corpus).

Quais são os tipos de posse?

Há hoje no ordenamento jurídico quatro tipos de posse, sendo elas direta, indireta, de boa fé e de má-fé. A posse justa está discriminada no artigo 1200 do código civil: "É justa a posse que não for violenta, clandestina ou precária.

Qual teoria de posse é adotada no Brasil?

Nosso Código Civil adotou a Teoria Objetiva de Ihering , pois não trouxe como requisito para a configuração da posse a apreensão física da coisa ou a vontade de ser dono dela.

Quanto a teoria da posse Podemos dizer que?

Esta teoria nos aponta que dois são os elementos que constituem a posse: - o poder físico sobre a coisa, a detenção da coisa, esta é definição de Corpus: elemento material que se traduz no poder físico da pessoa sobre a coisa.

Quais são as classificações de posse?

É aquela em que uma única pessoa, física ou jurídica, tem, sobre a mesma coisa, posse plena, direta ou indireta. A posse exclusiva pode ser plena ou não. Plena é a posse em que o possuidor exerce de fato os poderes inerentes à propriedade (usar, gozar, dispor e reaver), como se sua fosse a coisa.

AULA 6 - TEORIAS SOBRE A POSSE

34 questões relacionadas encontradas

O que é posse e como ela se classifica?

De acordo com Flávio Tartuce (2020), a posse pode ser classificada em relação à pessoa-coisa ou ao desdobramento, em relação à presença dos vícios, em relação à boa-fé, em relação à presença de título, em relação ao tempo, em relação aos efeitos.”

Quais são os elementos da posse?

O Direito Romano previa dois elementos da posse: um elemento objetivo (possessio corpore ou corpus) e um elemento subjetivo (animus). Savigny e Ihering divergiam na conceituação desses elementos.

Quais são as duas teorias da posse e qual delas é a adotada no Brasil?

São várias teorias relativas à posse, mas as duas principais são: A Teoria Subjetiva da Posse e a Teoria Objetiva da Posse, que terminam se contrapondo no aspecto evolutivo acerca do instituto. A maior parte da doutrina se baseia na teoria objetiva como a adotada.

O que é a teoria da posse?

Nessa teoria a posse é caracterizada por dois elementos obrigatórios, o elemento objetivo (corpus) que é o poder físico da coisa e o elemento subjetivo (animus) que é a intenção de ter a coisa, possuir a coisa como se sua fosse, os dois elementos são indispensáveis para constituir a posse.

Qual a diferença entre as teorias objetiva e Subjetiva da posse?

Para Savigny a posse é composta por dois elementos: objetivo (corpus), que seria o poder físico ou de disponibilidade sobre a coisa; e o subjetivo (animus), que seria a intenção de ter a coisa para si.

O que é a teoria de Savigny?

Para Savigny, a posse é basicamente formada pela coisa (corpus) em conjunto com a intenção do sujeito de tê-la para si (animus). Desta forma, possuidor é aquele que está fisicamente em poder de algo e, ainda, sente-se como se dono fosse. Resumidamente a Posse (P) seria igual ao Corpus (C) + Animus (A).

Quando a posse se torna propriedade?

Adquire-se a posse desde o momento em que se torna possível o exercício, em nome próprio, de qualquer dos poderes inerentes à propriedade. A posse pode ser adquirida: I - pela própria pessoa que a pretende ou por seu representante; II - por terceiro sem mandato, dependendo de ratificação.

O que é a posse mansa e pacífica?

Posse 'mansa e pacífica' é justamente o oposto a posse violenta. “Mansa” é aquela que se obteve sem oposição do antigo possuidor, e “Pa- cífica” é aquela que se manteve sem contestação.

Quais são as principais características da posse?

Exige-se, do possuidor, a intenção de ser dono, e é necessário reunir características específicas: a posse deve ser contínua, inconteste, mansa, pacífica e pública.

Quando a posse passa a ser de má-fé?

Posse de má-fé – situação em que alguém sabe do vício que acomete a coisa, mas mesmo assim pretende exercer o domínio fático sobre esta. Neste caso, o possuidor nunca possui um justo título.

O que é posse exemplo?

Posse direta e posse indireta

Tem posse indireta, por exemplo, um proprietário de um imóvel, e posse direta o locatário que está morando neste imóvel. De acordo com nosso Código Civil: “Art.

O que é posse pela teoria de Von Ihering?

Formulada por Rudolf von Ihering, posse seria a exteriorização de um ou alguns dos poderes ínsitos à propriedade. Assim, para Ihering a posse é tanto um direito real como um poder de fato, podendo ser tanto exercida pelo proprietário como por outra pessoa.

Qual a teoria adotada pelo Código Civil de 2002?

A teoria da empresa foi adotada pelo Novo Código Civil (NCC) - Lei 10.406/2002, substituindo então a teoria dos atos de comércio.

O que é a teoria subjetiva?

Teoria Subjetiva de Savigny: para essa teoria, a posse seria a conjugação do elemento objetivo ou material (detenção física da coisa ou disponibilidade sobre a coisa), denominada corpus, e do elemento subjetivo, que seria a intenção de exercer poder sobre a coisa, denominado animus.

Quais são as formas de aquisição da posse?

493 e 494, IV, quatro formas de aquisição da posse: apreensão da coisa ou exercício do direito; disposição da coisa ou do direito; constituto possessório ou, então, pelos modos de aquisição em geral.

Qual é a origem da posse?

A posse surge na fase pré-clássica, convivendo com a propriedade. Temos duas formas de utilização econômica dos bens: a propriedade, em que o proprietário desfrutava o imó- vel pelo fato de ser proprietário, e a possessio, em que o desfrute se fazia independentemente da propriedade.

Quais são as duas formas à disposição do predicado para defender sua posse?

Os meios de defesa elencados pela legislação pátria são: a ação de reintegração de posse; a ação de manutenção de posse e o interdito proibitório, sendo certo que em todas estas se busca a tutela da posse como direito.

O que é animus e corpus?

i) Corpus: elemento objetivo que consiste na detenção física da coisa. Se faltar o corpus não existe posse; ii) Animus: elemento subjetivo que se encontra na intenção de exercer sobre a coisa um poder no interesse próprio e de defendê-la contra a intervenção de outrem.

O que é o animus domini?

O animus domini corresponde a posse com a ideia ou convicção de proprietário, ou seja, a posse com a intenção de ser dono da coisa.

Quem tem posse tem a propriedade?

A posse é o instrumento, o meio ou forma de se exercer o direito de propriedade e o direito real limitado, usando diretamente a coisa ou por meio de terceiro (fruindo), ou resgatando o seu valor pela transferência do direito real e da posse a ter- ceiro.

Artigo anterior
O que tomar para aumentar imunidade?
Artigo seguinte
Como se referir ao menor infrator?