Quais são as duas formas de propagar as frutíferas?

Perguntado por: Mónica Lourenço de Vaz  |  Última atualização: 13. März 2022
Pontuação: 4.1/5 (19 avaliações)

A propagação vegetativa pode ser realizada por meio de diversos métodos, sendo que, na fruticultura, os principais métodos utilizados são a enxertia, a estaquia, as estruturas especializadas e a mergulhia.

Quais são as formas de se propagar uma planta?

Uma planta pode se propagar de duas formas diferentes: via sexuada (sementes) ou assexuada (partes vegetativas). A propagação sexuada necessita da fusão de gametas masculino e feminino, em um processo denominado de fecundação, formando a semente, a qual dará origem a um novo indivíduo.

Quais os métodos de enxertia?

Os tipos de enxertia foram: garfagem no topo em fenda cheia, garfagem no topo à inglesa, simples, garfagem no topo à inglesa, complicada, garfagem em fenda lateral e borbulhia em placa.

O que é a alporquia?

A alporquia é um dos métodos de propagação vegetativa mais antigos que o homem utiliza. As estruturas reprodutivas das angiospermas se encontram no interior da flor. Essas estruturas, após a fecundação, dão origem à semente e ao fruto. Tais eventos se relacionam à reprodução sexuada dessas plantas.

O que é o processo de alporquia?

A alporquia é um método de reprodução de plantas a partir de um galho de uma planta. as raízes da nova planta nascem quando o galho está preso a planta mãe. A utilização do método, permite reproduzir uma planta que tem boa produção. A nova planta terá a mesma produção de flores e frutos da planta mãe.

Duas formas de implantar agrofloresta

16 questões relacionadas encontradas

Como é feito o processo de alporquia?

O Método. Este método consiste em estimular o crescimento de raízes num ramo ou no caule principal de uma planta envolvendo um pedaço de um ramo por terra ou musgo em um pedaço de plástico ou pano umedecido. Após algum tempo, formam-se as raízes, e o ramo pode ser destacado para ser plantado.

O que é o método de enxertia?

Enxertia é um método utilizado por especialistas que trabalham com plantas (como botânicos ou agrônomos) e consiste na união de duas espécies diferentes.

Quais os principais métodos de enxertia o que há de comum entre as técnicas?

Há dois usos principais. Um deles é quando o solo tem bactérias e fungos, e só o porta-enxerto resiste às pragas, e o outro é quando se quer produzir um fruto com mais qualidade. O que há em comum entre as técnicas (veja abaixo) é que o cruzamento precisa de duas plantas: o enxerto e o porta-enxerto.

Quais os tipos de enxertia que podem ser feitos em hortaliças?

Existe uma grande variedade de métodos de enxertia de hortaliças. Entretanto, há dois métodos básicos que, com suas derivações, englobam todos os demais: enxertia por aproximação e por estaca.

Como fazer mudas de plantas através de galhos?

A pessoa pega um galho de planta, coloca na terra e algumas semanas depois, a planta já está linda e bem implantada. Pode até parecer mágica, mas não é! Essa é uma técnica muito antiga utilizada para multiplicar plantas, a estaquia.

Quais são as formas de propagação vegetativa natural?

Propagação vegetativa natural

Uma importante habilidade da propagação das plantas é o desenvolvimento de raízes, que podem surgir em estruturas diferentes da planta, como em caules ou folhas. Além disso, também podem surgir de rizomas, bulbos, tubérculos e brotos.

O que é enxertia e qual sua importância?

A enxertia é um método que tornou-se popular na agricultura pela sua efetividade. Com o objetivo de melhorar e acelerar o desenvolvimento de cultivares – principalmente os frutíferos – a técnica consiste na união de duas plantas em um único pé.

Qual é a importância do enxerto?

Além de ser uma opção para o manejo de estresses bióticos, como os nematoides, fungos e bactérias de solo, a enxertia pode também auxiliar a minimizar os efeitos negativos de estresses abióticos, como a seca, temperaturas extremas, salinidade e deficiência de nutrientes.

Quais são as desvantagens de enxertia?

As principais desvantagens são o tempo necessário para tornar o porta-enxerto apto para a enxertia de campo, maior risco de perdas de plantas ou falhas na enxertia, provocando a obtenção de vinhedo desuniforme, como também a emissão de ramos ladrões no porta-enxerto.

O que é enxerto cirúrgico?

Enxerto de pele é um procedimento cirúrgico que envolve a remoção da pele de uma área do corpo e o ato de movê-la ou transplantá-la para uma área diferente do corpo. Esta cirurgia pode ser feita se uma parte do corpo tiver perdido a cobertura protetora da pele devido a queimaduras, ferimentos ou doenças.

O que preciso para fazer alporquia?

Materiais necessários: Balde com água, enraizador, canivete ou estilete, isqueiro, sfagno, um pedaço de plástico de polipropileno, cordão de algodão; O sfagno é um tipo de musgo (Sphagnum), encontrado em lojas que vendem produtos para floristas.

Qual a diferença entre enxerto e alporquia?

A enxertia e a alporquia são técnicas recomendáveis para a propagação da jabuticabeira, pois proporcionam alto percentual de formação de mudas, de até 72,9% e 87,5%, respectivamente. Houve pega de enxertia das três espécies enxertadas sobre P. cauliflora.

Qual a melhor época para se fazer alporquia?

Aguardar a época de primavera e verão, quando a planta estará desenvolvendo a parte vegetativa. O inverno dos estados do sul é muito frio, muitas das plantas entram em dormência, com a seiva circulando de forma mais lenta e a formação de raízes poderá não ocorrer.

O que é estaquia enxertia e alporquia?

Depois da estaquia, a enxertia é a técnica mais usada para a propagação de espécies arbóreas e arbustivas. É uma técnica complexa que consiste em implantar uma parte viva da planta que se quer propagar (cavaleiro) em uma parte de outra planta que esteja enraizada (cavalo).

Para que serve o anelamento?

O anelamento secciona o floema, interrompendo o fluxo descendente de carboidratos para as raízes, acumulando-os na parte da planta acima da incisão. No quarto ou quinto dia após a incisão, deve-se pincelar a área lesionada com produtos à base de cobre, visando reduzir o risco de infecção.

Como cultivar Comigo-ninguém-pode na água?

Para cultivar uma planta na água você precisa lavar bem suas raízes. Depois, coloque num vidro, deixando apenas a raiz e o caule na água. As folhas não devem tocar a água! A água deve ser trocada uma vez por semana ou quando ficar turva.

Artigo anterior
Qual a melhor opção para investir 5 mil reais?
Artigo seguinte
Quais foram os principais participantes da Segunda Guerra Mundial?