O que a apneia do sono pode causar?

Perguntado por: Bárbara Moura de Soares  |  Última atualização: 29. Oktober 2024
Pontuação: 5/5 (74 avaliações)

Trata-se de doença crônica e que, em longo prazo, devido à ausência de descanso e má qualidade do sono, pode levar a problemas de saúde, como aumento de risco cardiovascular, hipertensão, arritmia cardíaca e insuficiência cardíaca, diabetes e problemas de memória e de concentração.

O que acontece se não tratar apneia do sono?

Isso porque, quando não tratada, a Apneia do Sono aumenta os riscos de problemas de saúde como pressão alta, acidente vascular cerebral (AVC), insuficiência cardíaca, batimentos cardíacos irregulares, ataques cardíacos, diabetes e derrame (AVC). A doença ainda afeta o corpo de outras maneiras.

Quando a apneia do sono é grave?

Por que a apneia pode matar? A apneia do sono é caracterizada pela interrupção da respiração durante o sono. Ela pode ser classificada em três níveis: leve, quando se tem 5 a 14 interrupções; moderada, de 15 a 30; e grave, quando se tem mais de 30 interrupções na respiração por hora de sono.

Quais são os perigos da apneia do sono?

A apneia do sono é uma síndrome potencialmente fatal e que traz prejuízos para a saúde e qualidade de vida a curto e longo prazo. Se não tratada, pode levar a diversos problemas físicos, mentais e emocionais.

O que fazer para diminuir a apneia do sono?

Mudar os fatores de risco para a apneia do sono é uma das formas de tratar esse problema. Nem todos os fatores podem ser mudados, mas é possível perder peso, evitar o consumo de álcool e sedativos, evitar dormir de barriga para cima ou com a cabeceira levantada.

APNEIA DO SONO - O que é, tipos, sintomas, riscos e tratamento | Biologia com Samuel Cunha

36 questões relacionadas encontradas

Qual a cura da apneia?

Apneia do sono tem cura? A apneia do sono é uma doença multifatorial. Dependendo da causa assim vai ser o tratamento e eventualmente a cura. A cirurgia ao nariz, a remoção de amígdalas e adenóides poderá ser um tratamento curativo em crianças e nalguns adultos muito seleccionados.

O que piora a apneia?

A gordura corporal em excesso em volta da garganta comprime as vias aéreas superiores, reduzindo o fluxo de ar. O controle da respiração pode estar desordenado, causando a apneia central do sono.

Quantos anos vive uma pessoa com apneia do sono?

Estatisticamente, um paciente com apneia grave vive de 15 a 20 anos a menos que uma pessoa normal.

Como dorme uma pessoa com apneia do sono?

A maioria das pessoas que sofrem com a síndrome tende a dormir com a boca aberta – em decorrência do ronco – o que colabora com a dificuldade de respirar durante o sono.

Como tratar a apneia do sono de forma natural?

3 formas naturais para combater Apneia do sono e dormir melhor
  1. Colocar uma bola de tênis no pijama. ...
  2. Não tomar remédios para dormir. ...
  3. Emagrecer e ficar dentro do peso ideal.

Como são as crises de apneia?

Uma crise de apneia é um episódio em que a criança para de respirar involuntariamente e perde a consciência por um curto período após um acontecimento ou experiência assustadora, ou emocionalmente perturbadora ou dolorosa.

Quem tem apneia pode infartar?

Quais doenças podem ser desencadeadas pela apneia? O distúrbio do sono afeta diretamente o funcionamento do coração. A desordem causada no órgão pode desenvolver doenças cardíacas como a aterosclerose, hipertensão arterial, infarto, insuficiência cardíaca, entre outras.

Como saber se você sofre de apneia do sono?

5. Outros sintomas da apneia são: acordar com sensação de sufocamento, ofegante, com dor no peito ou desconforto, confuso ou com dor de cabeça; sentir boca seca ou dor de garganta pela manhã; alterações na personalidade; dificuldade de concentração; impotência sexual; e irritabilidade.

Quem sofre de apneia do sono têm direito a aposentadoria?

Trabalhador que sofre de síndrome da apneia obstrutiva do sono grave deve receber o benefício de auxílio doença. Com base nesse entendimento, o Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF-4) decidiu que o INSS restabeleça o benefício a um morador de Marechal Cândido Rondon (PR) acometido pela doença.

Como saber se é apneia ou ansiedade?

Pessoas ansiosas ou com transtornos de ansiedade são aquelas que, ao deitar para dormir, ficam rolando na cama, pensando, principalmente, nos estresses diários e no que precisa fazer amanhã. As que sofrem com apneia do sono, dormem, mas não se sentem plenamente revigoradas, mesmo após uma noite de sono.

O que fazer quando a pessoa acorda sufocada?

Neste caso, pode aliviar a respiração utilizando mais almofadas para se sustentar. Se isto ocorrer constantemente, ou caso precise de usar mais almofadas, poderá indicar o agravamento da insuficiência cardíaca. Acordar devido à falta de ar é grave. Deverá consultar o seu médico ou enfermeiro.

Qual melhor lado para dormir quem tem apneia do sono?

Decúbito Lateral

Em alguns pacientes, a apneia obstrutiva do sono (AOS) pode ser resolvida com melhora da patência faríngea (capacidade de manter uma via desobstruída) pelo sono lateral. Ou seja, em decúbito lateral (deitado de lado), as vias aéreas tendem a ficar mais estáveis e menos propensas a fechar.

Quem tem apneia do sono deve dormir com travesseiro alto ou baixo?

Para quem sofre de apneia do sono, a escolha do travesseiro certo é ainda mais importante. Um travesseiro que eleve a cabeça levemente pode melhorar a respiração e reduzir a obstrução das vias aéreas, aliviando os sintomas da apneia.

Qual o melhor travesseiro para quem tem apneia do sono?

Travesseiro antironco: um aliado no tratamento da apneia do sono.

Qual é o maior tempo de apneia?

Atualmente o recorde mundial de apneia estática pertence ao Suiço Peter Colat, que em 17 de Setembro de 2011 se tornou o ser humano com o maior tempo de apneia, com 21 minutos e 33 segundos sem respirar.

Como evitar apneia noturna?

É possível prevenir a apneia do sono?
  1. Ter uma rotina de sono regrada e que leve a um descanso de 7 a 9h por dia;
  2. Se manter no peso ideal;
  3. Não fumar;
  4. Não beber excessivamente;
  5. Evitar bebidas estimulantes como café, chocolates, chás e refrigerantes, principalmente antes de dormir;
  6. Realizar atividades físicas regularmente;

É possível ter apneia acordado?

No entanto, é possível identificar alguns sintomas de apneia quando acordado. Dor de cabeça, na garganta ou boca seca ao acordar são alguns deles. Sonolência excessiva durante o dia, cansaço, dificuldade de concentração e irritabilidade também são efeitos de uma noite intranquila.

Quantas apneias é normal?

Grau leve: de 5 a 15 ocorrências por hora; Grau normal: até 5 ocorrências por hora; Grau moderado: de 15 a 30 ocorrências por hora; Grau grave: mais de 30 ocorrências por hora.

Artigo anterior
Onde Morar Bem em Fortaleza?
Artigo seguinte
O que é instrução de trabalho?